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05/12/2013 - 08:47

Itaú apresenta estudo destacando as oportunidades da Copa para brasileiros

Economista Caio Megale destaca efeito positivo da competição na microeconomia do país.

Costa do Sauípe – O Itaú, Banco Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™ apresentou no dia 04 de dezembro (quarta-feira), na Costa do Sauípe um estudo sobre o futuro do Brasil e a importância da Copa do Mundo nesse cenário. A palestra “A Copa do Mundo FIFA 2014™ e o Brasil: Uma oportunidade única”, apresentada pelo economista Caio Megale, fez parte da programação oficial do Final Draw da Copa do Mundo da FIFA 2014™.

Megale destacou que o país avançou muito nos últimos anos, e agora enfrenta novos desafios, como infraestrutura e produtividade, que ainda têm limitado o crescimento da economia. A Copa do Mundo chega ao Brasil para ajudar, oferecendo oportunidades para impulsionar os investimentos e o desenvolvimento em diferentes setores. Em outras edições, o evento mostrou ser referência de eficiência e qualidade nos negócios realizados no país sede. Exemplos claros são os investimentos em aeroportos e a melhoria nas telecomunicações.

“O Brasil é hoje um país mais maduro e estável, com novos desafios como os gargalos de infraestrutura. Acreditamos que a Copa do Mundo chega em um momento perfeito, pois oferece a oportunidade para impulsionar o investimento - se o evento acontecesse em outro momento da evolução econômica do país, talvez o impacto fosse menos claro”, afirma Megale.

Muito é dito sobre o efeito macroeconômico da Copa do Mundo, mas, segundo Caio Megale, o efeito microeconômico é ainda mais importante. De acordo com o economista, ao focar somente no efeito macro acabamos ignorando o impacto de longo prazo em indústrias e mercados que podem surgir por causa do evento. A pesquisa da equipe econômica do Itaú mostra que independente do seu impacto sobre o PIB como um todo, a Copa pode mudar a vida de empresas e pessoas no país de várias maneiras: . pode abrir as portas para o comércio internacional e tornar as empresas do país mais globalizadas. Isto é particularmente importante no Brasil, onde menos de 1% das exportações é realizada por pequenas e médias empresas.

.pode estimular as empresas a treinarem seus funcionários em língua estrangeira, mas também tornar o atendimento aos clientes em geral uma prioridade. O Brasil conta atualmente com apenas cerca de 3% da população falando a língua inglesa e está posicionado em 46º lugar dentre os 56 países do ranking da Education First´s English Proficiency Index, que calcula o nível de habilidade no domínio do inglês entre os adultos.

.pode desenvolver setores específicos, como a indústria esportiva local e o turismo. Grandes eventos esportivos despertam o interesse da população por esportes de modo geral, beneficiando empresas que atuam diretamente e indiretamente no setor. Dados apresentados por Caio Megale mostram que o Brasil atrai 30% menos turistas internacionais do que a África do Sul, 50% menos do que a Coreia do Sul e 80% menos do que a Turquia. Megale acredita que isso pode mudar profundamente com a Copa do Mundo, gerando um aumento de 25% no número de visitantes no país.

Itaú e o futebol-A valorização do esporte faz parte do DNA do Itaú Unibanco. A empresa entende que, junto com educação e cultura, pode contribuir para a construção perene da cidadania, numa sociedade em plena transformação. O envolvimento com o futebol, grande paixão dos brasileiros, começou há mais de 22 anos, com o patrocínio da transmissão dos jogos de diversas competições, como Campeonato Brasileiro, Libertadores da América, Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA, amistosos da Seleção Brasileira, Copa do Brasil, entre outras.

Em outubro de 2008 essa atuação ganhou reforço quando o Itaú passou a ser o Patrocinador Oficial da Seleção Brasileira de Futebol em todas as suas categorias – Seleção Brasileira Principal, Seleção Olímpica, Seleção Sub-23, Seleção Sub-20, Seleção Sub-17, Seleção Sub-15 e Seleções Femininas. Em novembro desse ano, o Itaú e a CBF renovaram o patrocínio até 2022, incluindo o período da Copa do Mundo da Rússia e do Qatar. Em abril de 2009, o banco tornou-se a primeira empresa a assinar o contrato de patrocínio da Copa do Mundo FIFA 2014™ e desde o início de 2011 também patrocina a Seleção Brasileira de Beach Soccer.

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