Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/12/2013 - 08:58

Um cancioneiro na CAIXA Cultural Rio

Espetáculo originado de livro de partituras reúne 15 composições do músico baiano Elomar Figueira de Mello

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, nos dias 14 e 15 de dezembro (sábado e domingo), às 19h30, o show “Elomar: Cancioneiro”. O espetáculo, baseado no livro homônimo de partituras do cantor e violonista Elomar Figueira Mello, resgata 15 composições do autor e conta com a participação de músicos convidados. O projeto tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Os violonistas Maurício Ribeiro, Hudson Lacerda, Avelar Júnior e Kristoff Silva, profundos conhecedores do repertório do artista, e a cantora Letícia Bertelli, que também participou da transcrição das obras do compositor, integram o conjunto de músicos da apresentação. Eles assinam, junto com Elomar e seu filho, Joao Omar, o livro que originou o espetáculo.

Com mais de 300 músicas gravadas em 15 discos – sendo cinco solos e 10 com participações de outros artistas –, Elomar possui uma vasta obra escrita para instrumentos sinfônicos, música de câmera, solística, operística e concertante. Suas produções “Na Quadrada das Águas Perdidas” e “Dos Confins do Sertão” receberam, respectivamente, o prêmio de melhor disco da década de 1970, pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), e o de melhor disco estrangeiro não europeu no festival Ibero-americano de 1987, na Alemanha.

Livro de Partituras-O livro “Elomar em partituras – cancioneiro” é composto por 49 partituras da obra do compositor, um caderno de letras e notas de edição, além de um material sobre o artista e seu universo sonoro, de autoria do jornalista João Paulo Cunha. Compõem o repertório de partituras, as peças consideradas de caráter cancioneiro.

A equipe responsável pelo registro em partituras teve, como ponto de partida, os discos gravados pelo compositor. A forma escolhida – voz e violão – serviu de parâmetro, tanto para as canções quanto para as árias de outras composições maiores, das quais fazem parte alguns dos temas transcritos.

“Para um artista consciente de seu trabalho e sempre preocupado com o registro de suas obras, se tornava, no mínimo, preocupante que o destino de sua criação ficasse assim a dever à boa vontade dos pesquisadores e músicos, que viessem a ouvir seus discos. Era urgente colocar no papel, dar essa imponderável eternidade à obra”, esclarece o jornalista.

Espetáculo “Elomar: Cancioneiro”, dias 14 e 15 de dezembro de 2013 (sábado e domingo), às 19h30, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena, Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca).Informações: (21) 3980-3815. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia. Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. Lotação: 189 lugares (4 para cadeirantes). Classificação etária: Livre. Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal.Acesso para pessoas com deficiência.Programação completa da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira