Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/12/2013 - 08:58

Fast Fashion se espelha em logística de perecíveis

O maior desafio hoje para os varejistas é conseguir elevar a rentabilidade por meio do giro mais rápido das mercadorias e, assim, evitar os prejuízos com estoques onerosos.

Uma das mais tradicionais lojas de Londres, por exemplo, muda a oferta de produtos como roupas, calçados e demais acessórios duas vezes ao dia, em pequenos lotes, para ter giro mais rápido das mercadorias e evitar estoques. As roupas já saem das araras de um centro de distribuição próximo que consolida as entregas de todos os fornecedores.

A área de venda é um espaço fundamental para o lojista. Se os gestores percebem que uma gôndola não vende, precisam agir rápido, como mandar para outra região ou loja que tenha maior potencial de fazer a mercadoria girar

Para enfrentar o problema, muitos varejistas decidiram organizar a reposição de mercadorias como se fossem distribuidores de frutas e verduras, ou seja, desenvolveram processos para ter maior rapidez nas vendas. Com apoio de novas tecnologias, conseguem mapear em tempo real quais produtos vendem mais por lojas, cidades e regiões. Monitoram o fluxo de consumo e decidem deslocar os produtos mais lentos em vendas para outras unidades que apresentam maior velocidade de compra.

As tecnologias que chegam ao varejo procuram dar respostas rápidas a todas essas demandas. Porém, muitos projetos de modernização costumam naufragar por falta de um modelo de implementação sólido de transformação digital que envolve três pilares: a organização prévia de processos, a escolha da tecnologia adequada e o envolvimento da área de TI das empresas e o consequente treinamento dos usuários.

Todo mundo fala em Big Data, mas no final o êxito operacional é regido pela capacidade logística que a empresa possui. Todo mundo quer comprar em um site e ter a certeza que vai receber. Os modelos de planejamento são fundamentais para o varejo. Hoje, se o varejista não conseguir manter as lojas abastecidas, não adianta mandar uma oferta para o consumidor. A frustração de não encontrar o produto no tamanho ou cor desejada é enorme.

Modelo Inovadores - Aqui no Brasil uma rede de franquias especializada na venda de óculos passou a enviar por e-mail ofertas de óculos já adequados para as características do rosto do cliente que, ao se cadastrar previamente, tirou algumas fotos para o banco de dados da empresa. Neste caso, faz o uso de ferramentas para praticar o marketing individualizado para alavancar vendas.

Mas para lançar modelos inovadores é preciso fazer um projeto de longo prazo adequado ao perfil da empresa. O SAP Retail e o Analytics aplicados para a administração do sortimento nas lojas e o monitoramento das tendências são boas ferramentas para criar toda uma base para o varejista. Porém, para chegar ao Analytics e lidar com o Big Data, a empresa precisa fazer o projeto do zero e isso demora um certo tempo.

O treinamento e capacitação das equipes de TI são a parte fundamental do negócio, para que ele tenha sucesso e condição de lançar projetos inovadores. Muitos casos mão certo porque algumas companhias já querem pular essa etapa.

. Por: Fernando Gambôa, diretor sênior do Grupo ASSA.| Perfil-O Grupo ASSA é a companhia latino-americana líder em Digital Business Transformation (dBT), que trabalha junto a empresas líderes mundiais e da América Latina para ajudá-las a alcançar suas aspirações de negócios regionais e globais. A cultura empresarial e a abordagem diferenciada do Grupo ASSA promovem a atração de talentos nas principais cidades da América Latina.

Nosso enfoque de dBT muda não apenas a tecnologia, mas, também, a companhia e as pessoas que a utilizam, gerando valor mensurável para as empresas. Nosso modelo de gestão do “Ciclo de Vida Completo” de Transformação garante que cada detalhe seja contemplado.

O Grupo ASSA é parceiro regional da SAP e da Oracle, e é reconhecido como especialista na prática de Oracle-JDEdwards a nível mundial. Atualmente, a companhia está expandindo sua parceria com a Microsoft na América Latina, e ao mesmo tempo incorporando novos parceiros em tecnologias digitais, como o Jive e Saleforce.com, entre outros.

Seus 20 anos de experiência geraram profundo conhecimento e experiência comprovada em projetos bem sucedidos em 5 mercados verticais: Bens de Consumo e Manufatura; Retail; Recursos Naturais e Energia; Bancos e Serviços Financeiros; e Farma e Serviços médicos.

Fundada em 1992, a companhia conta, atualmente, com mais de 1.400 consultores e oito escritórios distribuídos na Argentina, Brasil, Chile, México e Estados Unidos, atendendo operações de clientes em mais de 30 países. [www.grupoassa.com/pt].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira