Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/12/2013 - 07:39

Open|Jornada: solução eficaz para o atendimento às normas da Lei nº 12.619

Desenvolvida pela OpenTech, a ferramenta é utilizada pela transportadora APK.

São Paulo – Com a implantação da Lei nº 12.619, que Regulamenta a Profissão do Motorista Profissional (30/04/12), do Ministério dos Transportes, as empresas de transporte e logística precisaram adequar seus processos a fim de atender à nova legislação. A APK já se preocupava com o descanso regular dos motoristas e mantinha um registro de fluxo de paradas e trocas, mas com a implantação da lei sentiu a necessidade de formalizar e profissionalizar o processo de controle de jornada de seus colaboradores.

Ciente de que a melhor forma de controlar os horários é tomar como base a própria viagem, o trabalho da APK – que em princípio era manual, com base no diário de bordo e cruzamento de informações do rastreador – ganhou força com a associação à OpenTech. A empresa possuía um sistema pioneiro para a gestão da jornada dos motoristas e atendia diversas empresas de transporte do segmento automobilístico e químico.

A APK foi o laboratório onde a Open|Jornada, solução desenvolvida pela OpenTech, foi efetivamente configurada para atender a necessidade de gestão eficiente da Lei 12.619. A solução auxilia na redução do tempo de análise da viagem, fechamento de horas extras, bem como no cumprimento de descansos/ intrajornada dos motoristas. “Em um processo de grande parceria, a APK transferiu seu know-how de gestão de motoristas à OpenTech auxiliando diretamente no aperfeiçoamento da solução Open|Jornada, que acabou por abranger toda a empresa, repercutindo, principalmente, nas áreas de RH e Operacional”, argumenta o gerente de projeto da APK, Anderson Vicente Pereira.

Por meio da ferramenta, a APK obteve uma redução no tempo de análise e fechamento da documentação do motorista (cartão de ponto fora da empresa), além de ter um processo de trabalho mais simples para a compreensão do próprio motorista. Assim, a APK, que já era cliente da OpenTech desde 2011 com os produtos GR e SIL, foi a primeira empresa a adotar o programa de controle de jornada Open|Jornada, contribuindo em sua operacionalização e aperfeiçoamento. “O sistema é todo baseado na posição do veículo e no gerenciamento de risco, nas paradas de descanso e nas paradas de espera. Com ele conseguimos levantar adicional noturno e horas extras, facilitando tanto o trabalho da área de RH como a ponta da operação”, destaca Pereira.

Com o Open|Jornada todas as exigências da nova legislação são cumpridas, entre elas, o controle de 24 horas de jornada do motorista; acompanhamento de direção contínua com período máximo de 4 horas; identificação de paradas para refeição, repouso, descanso e espera; sinalização de hora extra a partir da oitava hora de jornada; alerta de direção contínua e jornada excedidas; e controle de jornada diária e interjornada de motorista por viagem. Em sua forma mais avançada, garante o gerenciamento dos alertas e ainda suporta ações mais efetivas ao cumprimento da lei.

Mais importante que aumentar o controle sobre a atuação do profissional e atender à regulamentação, é a solução da OpenTech atuar na prevenção de acidentes e no gerenciamento de riscos para motoristas e cargas. Sistema integrado de gestão de motoristas adaptado ao cenário decorrente da nova legislação, o Open|Jornada contempla a implantação do sistema de gestão e a atuação direta da base logística da OpenTech no processo, monitorando o motorista em tempo real durante toda sua jornada e permitindo o registro sistêmico de todos os eventos trabalhistas relativos a Lei 12.619, no momento em que eles acontecem.

Mudança de cultura do setor-A gerente de Recursos Humanos da APK, Ingrid Caroline Pompeo Kuchnier, acredita que a área de transporte terá de se adequar a uma nova realidade com a Lei nº 12.619 e que isso também trará uma readequação na cultura do setor e do próprio motorista. A profissionalização exige uma mudança de mentalidade e processos”, observa. Lembrando que a existência do software torna a relação trabalhista mais transparente, tanto para a empresa quanto para o motorista. “Vigente desde 16 de junho de 2012, a nova legislação ainda carece de fiscalização efetiva nas estradas, mas já ocorre plenamente nas empresas.

“Conforme a regulamentação, a Polícia Rodoviária Federal está autorizada a multar os motoristas que desrespeitarem a lei, não observando os tempos de descanso obrigatórios e o controle da jornada de trabalho”, enfatiza o gerente comercial da OpenTech, Alexandre Nunes.

A APK Logística e Transporte foi criada para ser mais que uma transportadora. Seu objetivo é agregar valor a seus produtos tanto que, desde outubro de 1996, trabalha para oferecer soluções cada vez melhores em transporte e logística integrada. Tendo como base competência, seriedade, agilidade e inovação a APK atua em toda a cadeia de suprimentos: alimenta a produção, faz controles gerenciais, ressuprimentos e armazenamentos. Com 25 grandes clientes, a empresa conta com 600 veículos entre cavalos e carretas semipesados e leves que atendem contratos de transporte nacional e internacional; logística industrial, gerência de estoques internos, gerência de centros de distribuição, além de follow up e reposição de produtos. Também entram no escopo de trabalho da APK a locação de equipamentos, suporte em recursos humanos, suporte em qualidade, suporte em treinamento, desenvolvimento e suporte em tecnologia, além de suporte logístico na África do Sul.

A OpenTech iniciou em 2001 suas atividades de gerenciamento de riscos. Para atender as demandas cada vez mais especializadas de seus clientes, ampliou seu portfólio, agregando soluções que abrangem todos os processos de movimento de transporte de mercadorias. Referência no mercado de logística e gestão de riscos, a OpenTech continua apostando nos atributos que garantiram saltos de crescimento e qualidade em pouco mais de uma década: profissionais experientes, alta tecnologia e excelência no atendimento. .Mais de 700 clientes de todo o país |.Mais de 100 mil viagens rastreadas por mês no Brasil e no Mercosul |.Cerca de 21 mil motoristas e veículos cadastrados por mês|.Cerca de 12 mil veículos monitorados por dia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira