Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/12/2013 - 07:39

Prefeitura de Campinas e Núcleo Softex lançam primeira aceleradora municipal de startups do País

Dez empresas serão selecionadas em janeiro para serem aceleradas durante o ano.

A Prefeitura de Campinas e o Núcleo Softex Campinas – associação das empresas de software que atua na cidade e no interior de São Paulo - anunciam no dia 05 de dezembro (quinta-feira), o início das operações da primeira aceleradora municipal de empresas do País. A iniciativa selecionará dez startups de base tecnológica sediadas na cidade para passar por processo de aceleração durante o ano de 2014. O edital para seleção das empresas será publicado no mês de janeiro.

A prefeitura e o Núcleo Softex Campinas atuarão de forma conjunta na divulgação do projeto e seleção de empresas que encontram-se em momento adequado para o processo de aceleração. Depois de escolhidas, as startups receberão suporte do Núcleo - que será responsável pela operação da aceleradora - para que o negócio se consolide no mercado em que atua. “As startups terão o acompanhamento de mentores, ex-executivos e profissionais de grandes empresas que as ajudarão a escolher os melhores caminhos e a superar as barreiras iniciais do crescimento”, afirma Edvar Pera Jr., diretor-executivo do Núcleo Softex Campinas.

Na fase final da aceleração, as empresas serão preparadas para receber investimentos e apresentarão sua proposta de negócios a um grupo de investidores. “A participação do poder público em aceleradoras de empresas já é prática consolidada em projetos estaduais e federais, como no programa TI Maior mas é inédita a nível municipal. A presença da prefeitura de Campinas nesta iniciativa mostra que a atual gestão está preocupada em fortalecer o empreendedorismo e apoiar as empresas de tecnologia instaladas em Campinas”, ressalta Pera Jr.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, Samuel Rossilho, ressalta que a criação da aceleradora é parte do plano de governo do prefeito Jonas Donizette, que tem no fomento de setores estratégicos para o crescimento do município - entre eles o de tecnologia - como uma de suas prioridades. “Campinas tem uma grande vocação para a ciência, tecnologia e inovação. A criação de um modelo inédito para a aceleração de empresas é uma forma de investir no desenvolvimento deste ecossistema, que já é muito forte mas que pode se destacar ainda mais nacionalmente”, diz.

O Núcleo Softex Campinas é uma entidade que reúne empresas de software de Campinas e do interior do Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, atua como elemento centralizador de um ecossistema de mais de 400 empresas e entidades, além das 140 empresas associadas localizadas em Campinas e que atuam nacionalmente.

Com uma história de apoio às empresas de software, o Núcleo realiza ações de fomento ao desenvolvimento sustentado das empresas de TIC nas áreas de qualidade, exportação, capacitação e formação de capital humano, busca de recursos financeiros (reembolsáveis e não reembolsáveis) e incubação de empresas nascentes.

O Núcleo Softex Campinas tem como fundadores a Prefeitura Municipal de Campinas, a Unicamp e a Associação das Empresas de Software de Campinas, e atua em prol do desenvolvimento do setor tecnológico.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira