Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/12/2013 - 08:08

Crowdfunding ajuda empreendedores que precisam de dinheiro para seus negócios

Kickante, nova plataforma que acaba de chegar ao Brasil, tem campanhas com foco também em start-ups e negócios inovadores.

Quer apostar num negócio altamente inovador, mas não tem dinheiro para investir? Para quem sonha, mas não tem como viabilizar sua ideia, o crowdfunding (financiamento coletivo) é uma opção acessível e cada vez mais confiável. Para democratizar e simplificar o processo colaborativo de captação de recursos, chega ao mercado brasileiro a Kickante (www.kickante.com.br), com foco em projetos sociais, culturais, ambientais e também em empreendedorismo. A nova plataforma, que promete dar um ‘empurrão’ em projetos inovadores de novos empreendedores e start-ups, chega com inovações que mexerão com o setor.

Uma delas é a possibilidade única no Brasil de dois modelos de captação na mesma plataforma: flexível e ´tudo ou nada´. Ou seja, mesmo que o total previsto para a campanha não seja alcançado, o dono da ideia recebe os recursos que foram doados. Outra inovação é a possibilidade de parcelamento dos valores doados. Também haverá descontos para aqueles que fizeram campanhas mais de uma vez (repeat campaings) e para ONGs. E o mais relevante para os criadores das campanhas: o maior investimento da plataforma está alocado em marketing e promoção.

Candice Pascoal, criadora da Kickante em sociedade com o irmão Diogo, afirma que é só o começo e que a proposta é ser a plataforma mais dinâmica e completa de crowdfunding no Brasil. “Desenvolvemos um projeto que alia praticidade, com total segurança tanto para quem capta quanto para quem doa. Somos uma empresa genuinamente brasileira, mas que já nasce globalizada”, afirma. Os dois contam com o apoio de uma dupla de investidores de Nova York (EUA), que decidiu apostar no crescimento deste fenômeno no Brasil, porém, de forma inovadora e criativa.

Perfil dos empreendedores -Candice vive há 15 anos fora do Brasil e atuou durante longo período como vice-presidente internacional da Putumayo World Music, na sua sede em Nova York, responsável pelo lançamento de grandes nomes no cenário musical, o que facilita o seu trânsito no mercado artístico global. Ela também traz na bagagem grande experiência na captação internacional de financiamentos para ONGs, como Médicos sem Fronteiras, Cruz Vermelha, WWF, Anistia Internacional, entre outras.

“Estamos trazendo todo este conhecimento e uma grande rede de contatos para fazer da Kickante uma rede familiar, amiga e democrática. Nosso negócio é música, filmes, artes, ativismo, caridade, inovações, enfim, fazer acontecer e fazer o bem”, conta Candice, que hoje se divide entre a família na cidade holandesa de Naarderbos e o escritório da Kickante, em São Paulo.

Já Diogo, que também é formado em Administração de Empresas, assim como Candice, vive em São Paulo e começou sua vida profissional no Sebrae. Ele já atuou durante dois anos na Holanda, ajudando start ups a lançarem seus produtos no Brasil e Estados Unidos. "Nossa empresa é muito democrática, aqui não tem chefe ou hierarquia, quem manda é o cliente", complementa.

Diferenciais da Kickante-Com valores a partir de R$ 10,00, é possível colaborar para tirar projetos do papel em troca de recompensas que podem ser simplesmente satisfação pessoal ou emotiva. Entre as vantagens para os criadores de campanhas, Candice lembra que a simples presença na plataforma já significa, para marcas ou nomes já consagrados, a realização de publicidade viral gratuita. Isso possibilita visibilidade e maior envolvimento dos fãs e admiradores.

Já no lançamento, são 21 campanhas simultâneas no ar, que reúnem desde projetos já conhecidos, como o Instituto Chico Anysio, para pesquisas de células-tronco no tratamento do enfisema pulmonar, até a campanha para ajudar a ONG Corrente do Bem a comprar uma Kombi para o Lar Pérolas de Cristo, que atende crianças carentes da periferia de Salvador (BA).

Campanhas para viabilizar curso de inglês para deficientes visuais, oficinas para jovens e adolescentes em situação de risco, produção de espetáculos musicais, teatrais e circenses, clipe, série de TV, lançamento de CDs e muito mais também já podem receber doações na Kickante.

Crowdfunding no Brasil e no mundo - O sistema de crowdfunding surgiu nos Estados Unidos, vem ganhando força entre os brasileiros. Estudo recente do Banco Mundial constatou a presença de 17 websites de crowdfunding no Brasil, 53 na França, 87 no Reino Unido e 344 nos EUA, entre outros países. Os volumes de crowdfunding no mundo alcançaram a cifra de US$ 2,66 bilhões em 2012, contra US$ 1,47 bilhão levantado em 2011, segundo pesquisa da Massolution, consultoria especializada no setor. Em 2011, o crescimento foi de 64%. A previsão é que este ano US$ 5,1 bilhões sejam levantados por plataformas de crowdfunding, com foco no financiamento de novos negócios e pequenas empresas em vez de projetos sociais, categoria mais popular atualmente.[www.kickante.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira