Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2013 - 08:36

Avaliação médica pode evitar morte súbita durante corridas de rua

Especialista da Paraná Clínicas alerta sobre os cuidados que devem ser tomados para quem deseja seguir uma vida de atleta.

Curitiba– Dados da Secretaria de Esporte e Lazer de Curitiba afirmam que, a cada ano, cresce em 10% o número de adeptos às corridas de rua na cidade. Com o crescimento da modalidade, surge a preocupação com os atletas que iniciam a prática de exercícios sem antes visitar um médico. De acordo com o especialista em Clínica Médica, credenciado da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, Carlos Sperandio, “as mortes súbitas de atletas profissionais e amadores durante provas ainda existem, mas é um problema que pode ser superado”.

Sperandio defende que uma avaliação universal do histórico familiar e um exame direcionado é o mais indicado para definir quem precisa de uma avaliação detalhada. “Um exame clínico completo é o suficiente para a maioria dos atletas. Exames complementares, mesmo simples, como o eletrocardiograma, não precisam ser feitos em todos os iniciantes”, afirma.

Avaliação médica - Se o atleta tem casos de morte súbita ou doenças cardíacas na família, histórico de dores ou desconfortos no peito, desvios acentuados de coluna ou pouca massa muscular é indicado que seja acompanhado por profissionais de educação física, fisioterapia e nutrição. Ainda, segundo Sperandio, “uma boa avaliação médica inicial consiste na detecção de sinais osteomusculares que possam sinalizar algum tipo de predisposição de lesão”.

Ao identificar quais os cuidados e limites que cada atleta deve ter, abrem-se as oportunidades para novos desafios. A modalidade triathlon, por exemplo, que pode ser uma possível evolução da corrida de rua, integra três esportes: natação, corrida e ciclismo. Neste caso, é necessária uma avaliação clínica completa, englobando a análise do aparelho cardiovascular. “Consultar um médico não pode ser negligenciado”, alerta Sperandio.

Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais-Há 40 anos no mercado, a Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais oferece soluções em saúde para seus clientes. Atualmente possui cinco Centros Integrados de Medicina (CIM), que estão localizados nos bairros Batel (única Unidade Infantil de plano de saúde que oferece atendimento exclusivo 24 horas em Curitiba), Água Verde e Cidade Industrial de Curitiba (CIC), além de outros dois nos municípios de Araucária e São José dos Pinhais.

O CIM - Água Verde, por sua vez, possui mais de 80 consultórios médicos, realiza consultas a partir de 35 especialidades médicas e está posicionado como o primeiro empreendimento da capital paranaense a atender 100% das normas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Já o CIM - CIC, localizado no bairro mais populoso de Curitiba e polo industrial da cidade, foi ampliado em 2013 e, agora, conta com 1.300 m² de área total, com capacidade para realizar consultas médicas eletivas em diversas especialidades e, ainda, de urgência e emergência em clínica geral, ginecologia e pediatria. Outra inovação da Paraná Clínicas é o Hospital Dia, projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos cirúrgicos de baixa-complexidade e que possui 17 leitos. [www.paranaclinicas.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira