Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2013 - 08:54

Governador do Rio de Janeiro participa de sorteio da Copa 2014


Além da grande final, o Maracanã receberá Argentina e Bósnia, Espanha e Chile, França e Equador e Bélgica e Rússia.

Costa do Sauípe – O governador Sérgio Cabral e o secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, participaram no dia 06 de dezembro (sexta-feira), na Costa do Sauípe, na Bahia, do sorteio final para a Copa do Mundo de 2014. Na ocasião, foram definidos os oito grupos que darão forma ao evento esportivo da FIFA, para o qual o Rio de Janeiro figura como importante cidade-sede.

Equipes das 12 cidades-sede do Brasil assistiram à definição dos grupos da Copa e do local onde os 32 times vão jogar durante o evento. A partir de agora, as cidades vão se aprofundar nos preparativos para receber as seleções estrangeiras e suas delegações.

Além da grande final, o Maracanã receberá, na primeira fase, as seguintes partidas: Argentina e Bósnia (15/06); Espanha e Chile (18/06); Bélgica e Rússia (22/06); e Equador e França (25/06). Antes da final, o Templo do Futebol será palco de um jogo pelas Oitavas de Final e um confronto pelas Quartas de Final. A partida de abertura da Copa será entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho, na Arena São Paulo.

O secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, disse que o Rio de Janeiro está pronto para a Copa de 2014 e enumerou melhorias que estão sendo feitas no entorno, para garantir a mobilidade.

“Já fizemos o teste do Maracanã para a Copa das Confederações, o estádio está pronto. Vai ser muito melhor na Copa do Mundo, porque vamos fazer vários melhoramentos ainda no entorno. Vamos ter a nossa estação multimodal do Maracanã pronta, recebendo os passageiros de trem e metrô em frente ao estádio. Então, será um espetáculo lindo, com grandes jogos. Vamos ter uma Copa do Mundo muito especial no Rio”, disse Fichtner.

O secretário afirmou, ainda, que os jogos que serão realizados no Maracanã são "de primeiro nível" e que acredita que o Brasil chegará à final.

“ Estávamos torcendo para os grandes jogos no Maracanã. E tivemos sorte. Vamos ter França e Espanha jogando. Serão grandes partidas. E o Brasil tem tudo para jogar a final “, afirmou Fichtner.

Homenagem a Nelson Mandela - O sorteio foi iniciado com um vídeo em homenagem ao ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, falecido no dia 5, exibido sob aplausos. Em seguida, o público assistiu a um vídeo institucional com imagens das 12 cidades que receberão o evento, que acontece de 12 de junho a 13 de julho de 2014. Após apresentação da cantora Alcione e do rapper Emicida, a presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, foram chamados ao palco e fizeram um minuto de silêncio em homenagem a Mandela.

“Eu acho que a Copa no Brasil tem um significado especial porque o futebol está em casa. Aqui, o futebol está no coração de cada um dos brasileiros. Esta será uma Copa para ninguém esquecer. Pela primeira vez, estarão reunidas as seleções campeãs e os times de cinco continentes. O Brasil está feliz de receber todos, porque somos um povo acolhedor. Somos uma terra de povo multicultural e empreendedor. Um país que preserva o patrimônio de sua diversidade, sua cultura e tradições, e que enfrentou o desafio de acabar com a miséria e criar oportunidades para todos. Sabemos que esta Copa será uma grande Copa”, afirmou Dilma.

Por sua vez, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, agradeceu o empenho de governadores e prefeitos brasileiros para receber a Copa do Mundo, em 2014.

“ Já era tempo de que a Copa voltasse ao Brasil. Ano que vem, fará 60 anos da última vez em que o Brasil sediou uma Copa. Enquanto isso, o Brasil já foi campeão do mundo cinco vezes. Então, é a justiça sendo feita a um país multicultural. Vamos dar o real valor ao futebol no campo e fora do campo. O futebol conecta pessoas, constrói pontes. Pessoas, fiquem juntas, unam-se. Digo a todos: é uma grande festa que a Fifa traz ao Brasil, e gostaria de agradecer aos governadores e prefeitos o trabalho que vem sendo feito. Será uma grande Copa, a melhor de todos os tempos”, disse Blatter.

Em seu discurso, a presidenta ressaltou, ainda, que está muito animada como torcedora.

“ Somos os únicos pentacampeões do mundo e o único país que nunca ficou de fora de uma Copa. Temos uma história de sucesso no futebol. Esta é a Terra do Pelé, o melhor jogador de todos os tempos, é a Terra do Ronaldo, melhor goleador de todas as Copas. Hoje temos craques geniais e o grande técnico Felipão, que é um campeão. E auxilia outro vencedor: o Parreira. Amamos o futebol. Sejam todos muito bem-vindos aos Brasil. Faremos, juntos, uma grande Copa do Mundo – acrescentou Dilma.

Depois de uma apresentação dos músicos Vanessa da Matta e Alexandre Pires, e da exibição de um vídeo institucional com gols de diferentes países em Copas passadas, o jogador Ronaldo Fenômeno, que fez 15 gols em mundiais da Fifa, subiu ao palco.

“Fazer os 15 gols foi até fácil, comparado ao trabalho de organizar um evento como a Copa do Mundo. Tenho certeza de que, com trabalho de anos e de milhares de pessoas, vamos entregar a melhor Copa do Mundo de todos os tempos”, afirmou o jogador.

Apresentação do mascote do mundial-Coube a dois craques da bola, o ex-jogador Bebeto e a jogadora Marta, apresentarem o mascote da Copa de 2014: a dupla recepcionou o tatu-bola Fuleco. Em seguida, a Companhia de Dança Deborah Colker se apresentou no palco do sorteio. Após a apresentação de dança, Pelé foi chamado ao palco. O Rei do Futebol mostrou-se otimista com relação à participação brasileira na Copa.

“Tenho uma confiança muito grande no Brasil, acho que vamos disputar a final. Na Copa de 50, vi meu pai chorando quando perdemos. Não quero que meus filhos me vejam chorando nesta Copa”, disse Pelé.

Com transmissão ao vivo pela TV aberta em 193 países, o evento foi transmitido desde as 9h (horário local) pelo www.fifa.com. O sorteio teve como cabeças-de-chave o Brasil, país anfitrião, e também Alemanha, Argentina, Bélgica, Colômbia, Espanha, Suíça e Uruguai, seleções com melhor colocação no ranking mundial da Fifa/Coca-Cola de outubro.

O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, foi o encarregado de dirigir o sorteio e contou com a ajuda de assistentes de renome, ex-jogadores: o uruguaio Alcides Ghiggia; o inglês Geoff Hurst; o brasileiro Cafu; o italiano Fabio Cannavaro; o argentino Mario Kempes; o espanhol Fernando Hierro; o francês Zinedine Zidane; e o alemão Lothar Matthäus. Um show do grupo Olodum e da cantora Margareth Menezes fecharam o sorteio.

. Os grupos da Copa do Mundo de 2014:
. Grupo A: Brasil | Croácia | México | Camarões.
. Grupo B: Espanha | Holanda | Chile | Austrália.
. Grupo C: Colômbia | Grécia | Costa do Marfim | Japão.
. Grupo D: Uruguai | Costa Rica | Inglaterra |Itália.
. Grupo E: Suíça | Equador | França | Honduras.
. Grupo F: Argentina | Bosnia-Hezergovina | Irã | Nigéria.
. Grupo G: Alemanha | Portugal | Gana | Estados Unidos.
. Grupo H: Bélgica | Argélia | Rússia | Coreia do Sul.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira