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07/12/2013 - 08:59

ABIMAQ inova 2013 apresenta design como diferencial competitivo

Com o tema ‘’O Design como Diferencial Competitivo’’, a ABIMAQ realizou, em 28 de novembro, a 6ª edição do ABIMAQ Inova, na sede da associação. Organizado pela ABIMAQ e pelo IPDMAQ, com apoio da ApexBrasil, o evento apresentou palestras e cases de sucesso ressaltando a importância do olhar criativo do design na competitividade da indústria de bens de capital. O evento também contou com os patrocínios de Stratasys LWT, SAP e SENAI.

O diretor-secretário da ABIMAQ, Carlos Pastoriza, destacou a relevância do encontro. ‘’Discutir o design, que é tão importante para o desenvolvimento do setor industrial de qualquer país, especialmente do nosso, onde a questão ainda não está suficientemente arraigada, é fundamental’’, afirmou.

ApexBrasil - Os gestores de projetos da ApexBrasil, Marcio Almeida e Marco Lobo, destacaram a parceria de sucesso entre a Apex e a ABIMAQ, por meio do Programa Brazil Machinery Solutions, e a valorização do design e da inovação na agenda da agência. Lobo apresentou resultados de projetos desenvolvidos ao longo de 2013, nomeado como Ano da Inovação e Design na ApexBrasil.’’ Inovação é um risco, mas quando há vários segmentos dando suporte a uma empresa, o processo torna-se possível’’, destacou.

Leticia Castro Gaziri, diretora-executiva do Centro Brasil Design (CBD), apresentou cases do setor de máquinas e equipamentos das empresas Audaces, Bardella, Finamaq, Fresnomaq, Mecalor, Metalúrgica Wolf, Renk Zanini, Saur, Vulkan e ZM Bombas do Programa Design Export, projeto da Apex com coordenação do CBD, que oferece consultoria a empresas. ‘’O projeto não tem apenas caráter de apoio financeiro, mas quer que os empresários brasileiros entendam e incluam o design como parte de seu desenvolvimento organizacional”, explicou. Ana Brum, diretora técnica do CBD, apresentou o Portal DesignBrasil, criado para democratizar o acesso ao tema e proporcionar interação entre empresas, designers e mercado.

Comportamentos para inovação -Sem intenção de definir design ou inovação, mas com o intuito de provocar a plateia e convidar os participantes a refletir sobre formas de pensar diferente, o cientista da inovação e diretor-executivo da ?What If! Innovation Partners no Brasil, Charles Bezerra, apresentou sua palestra questionando os modelos de progresso materialistas e individualistas do mundo atual e os reais benefícios da tecnologia.

‘’Hoje, estamos desconectados do todo, vemos o universo como uma máquina e somos negados a usar nosso potencial criativo. Perdemos a nossa capacidade de perguntar e questionar como crianças. Como sair dessa armadilha?’’, perguntou Bezerra, afirmando que inovar é a possibilidade de construir uma nova história, o que demanda paciência e tempo para ouvir o outro. ‘’Os processos, hoje, são mais importantes que as pessoas. Estamos viciados nos processos e queremos ir direto para as soluções sem pensar. Precisamos novamente desenvolver nossa capacidade crítica e a capacidade de dialogar’’, afirmou.

Design útil - A possibilidade de utilizar o design como catalizador de mudanças, promovendo uma economia criativa, com geração de renda, capacitação profissional e criação de oportunidades, a partir da própria identidade cultural de comunidades, foi destaque na palestra do designer Marcelo Rosenbaum. O projeto “A Gente Transforma”, criado por ele, é uma iniciativa que usa o design com o objetivo de desenvolvimento social e ambiental.

Em Varzea Queimada, povoado com 900 habitantes em Jaicó, Piauí, o designer e sua equipe identificaram possibilidades para criar coleções com joias e peças de decoração como tapetes, colares, chaveiros, anéis e rosários, feitos a partir de borracha, reciclando pneus, trabalho típico dos homens. A palha de carnaúba, tradicionalmente usada pelas mulheres para confeccionar cestos, foi utilizada como base para criar tabuleiros, tapetes, bogoiós e máscara. Com acompanhamento técnico, os artesãos recebem suporte para produzir e comercializar as peças produzidas, que foram expostas em importantes eventos de design e decoração.

Em outra edição, o projeto atuou junto a artesãos da etnia Yawanawá das aldeias amazônicas Nova Esperança e Amparo, do Acre, gerando uma coleção de luminárias confeccionadas com miçanga de vidro. A coleção foi exposta na Semana de Design de Milão, no Espaço Brazil S/A. Finalizadas pela La Lampe, empresa parceira do projeto, as peças são vendidas nas 11 lojas da marca e 80% do valor delas voltará à comunidade indígena. “Não ganho nada com a venda das peças. Meu objetivo é fazer com que nosso artesanato seja reconhecido e valorizado e não tratado como suvenir. Nossa intenção é usar o design para a reconquista, o resgate cultural e a reconstrução das comunidades”, afirmou Rosenbaum. l

Cases design em máquinas.:Bralyx: Alfredo Farné, da Farné Design e Regina Junqueira, da Bralyx-A Bralyx apresentou case relacionado ao design inovador da máquina Piccola, a primeira com operação frontal, que proporciona mais conforto e economia na produção, que teve desenho criado pelo italiano Alfredo Farné, designer da Farné Design. “O mercado em que atuamos é dependente de inovações e há muito espaço ainda a ser explorado. Uma máquina de design moderno valoriza o negócio e estimula o empreendedor’’, afirmou Farné.

Perenne: José Roberto Ramos, diretor da Perenne, e Leo Massarelli, diretor de estratégia e inovação da Questto Nó-A Perenne apresentou o projeto MBr 90C, desenvolvido pela Questto Nó. Semelhante a um container padrão, a comunicação visual do equipamento, que devolve água limpa para uso, tem design que reforça a ideia de limpeza, de acordo com a sua finalidade. ‘’Quando existe um empresário disposto a pensar diferente e a correr riscos, porque inovar é correr riscos, e um escritório de design ou um designer que questiona as coisas, então certamente você terá um produto final interessante’’, disse Leo Massarelli, da Questto Nó.

PTI Power Transmission: Julio Costa, diretor técnico da PTI, e Felipe Garcia, diretor de criação da FF Design-Para aumentar sua competitividade no mercado, a Power Transmission Industries do Brasil, PTI, investiu em um novo redutor de velocidade, desenvolvido em parceria com a FF Design, com linhas que transmitem robustez, dinamismo e velocidade, resultando em um produto com menor peso e maior área de troca térmica. ‘’O mais importante é fazer com que o design seja um atributo de venda do seu produto, além da eficiência técnica. “O design aproxima departamentos, como marketing, vendas, financeiro e engenharia, mudando a cultura e integrando as pessoas da empresa”, afirmou Felipe Garcia, da FF Design.

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