Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2007 - 08:31

I Congresso Nacional do Cangaço: Memória e Cultura

Nos dias 28 a 30 de novembro, Brasília será sede do I Congresso Nacional do Cangaço, que acontecerá no Museu da República e na Biblioteca Nacional. O evento irá discutir o fenômeno do Cangaço e das produções culturais e acadêmicas dos fatos históricos dele decorrentes, mostrando-o como presença marcante na construção da identidade nacional. Seu público-alvo será a população em geral, artistas e acadêmicos. Durante os dias de atividades haverá apresentações musicais e exposições tipicamente nordestinas ligadas ao Cangaço, bem como oficinas de produção cultural.

O I Congresso Nacional do Cangaço foi idealizado pela Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), fundada em 13 de junho de 1993, data da entrada de Lampião e seu bando na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. O SBEC é uma entidade sem fins lucrativos que coordena um maior entrosamento entre os pesquisadores, escritores e artistas brasileiros que estudam e divulgam o Nordeste.

O fenômeno do Cangaço ocorreu no polígono das secas, região do semi-árido nordestino conhecida como caatinga, uma área com cerca de 700.000 km de extensão. Surgiu entre o final do século XIX e começo do XX, com grupos de homens caracterizados por forte armamento e atitudes violentas. Promoviam saques a fazendas, atacavam comboios e realizavam seqüestros de latifundiários. Estes grupos apareceram em função, principalmente, das péssimas condições sociais da região nordestina. O latifúndio, que concentrava terra e renda nas mãos de seus donos, deixava às margens da sociedade a maioria da população.

O valor do Cangaço na cultura nordestina é incomensurável. Além da postura revolucionária, os cangaceiros instauraram um novo modo de vida, nômade, com aspectos culturais próprios e únicos. Suas histórias eram contadas nos cordéis e nos repentes, suas imagens ficaram retratadas no artesanato e até mesmo a culinária da região sofreu modificações.

É devido à importância do Cangaço e de suas decorrências sociais, culturais e históricas que a SBEC pretende ampliar os Fóruns anuais que realiza e fazer da sua 10a edição o I Congresso Nacional do Cangaço: Memória e Cultura. A escolha da Capital Federal para a realização do mesmo tem como estratégia a visibilidade nacional. O Congresso pretende realizar vinte atividades artísticas e culturais, entre conferências, oficinas, apresentações musicais, apresentação de vídeos, mesas redondas e exposições, buscando a construção de um momento de expressão, reflexão e reconhecimento da história e da cultura do Cangaço como um dos sujeitos da construção da identidade nacional.

O I Congresso Nacional do Cangaço: Memória e Cultura será aberto ao público, com acesso gratuito às apresentações de todas as atividades do projeto.

Dia 28, 29 e 30 de novembro de 2007, no Museu Nacional da República e Biblioteca Nacional atividades: palestras, conferências, oficinas, apresentações musicais, apresentação de vídeos, mesas redondas e exposições. Inscrições gratuitas. Informações pelos telefones: (61) 3344-6821 / 3344-6180 ou pelo site: www.camaradolivrodf.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira