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29/11/2007 - 08:33

Porto Municipal de Itajaí lidera exportações para o Iraque


A movimentação financeira cresceu quase 5.000%.

A corrente de comércio entre Brasil e Iraque em 2007 já soma, até outubro, US$ 70,6 milhões. Do total acumulado, 30% foram exportados através do Porto Municipal de Itajaí. Os US$ 21,3 milhões enviados ao país por Itajaí representam um crescimento de quase 5.000% quando comparados ao mesmo período de 2006.

O estado de São Paulo, unidade que mais exportou produtos para o Iraque até outubro de 2007, totalizou US$ 25,4 milhões. Do total, 32,5%, ou seja, US$ 8,2 milhões saíram por Itajaí. O estado de Santa Catarina iniciou o comércio com o Iraque apenas em 2007 e já exportou, até outubro, US$ 4,3 milhões através do Porto Municipal de Itajaí.

Os principais produtos enviados ao país do Oriente Médio através de Itajaí são o frango congelado, além de açúcar de cana e beterraba. O total de frango congelado foi US$ 12,02 milhões em 2007, contra US$ 408 mil até outubro de 2006. A exportação de açucares de cana e beterraba somou US$ 8,08 milhões em 2007.

Para o superintendente do Porto Municipal de Itajaí, Wilson Francisco Rebelo, a escolha de Itajaí como porto escoador reflete o sucesso das medidas adotadas a partir de 2005. “Foram quase R$ 50 milhões em obras concluídas, mais R$ 14 milhões para as obras do Molhe Norte e mais uma previsão de R$ 150 milhões através do PAC para obras futuras. Estamos investindo para estar sempre entre as primeiras opções dos exportadores, armadores e importadores”, coloca.

Centro do mundo - O atual território do Iraque é considerado o berço da civilização suméria. Entre os séculos VIII e XI, Bagdá, a atual capital do Iraque, foi um dos maiores centros culturais do mundo. Mas os tempos mudaram. O Iraque é hoje um país marcado por golpes militares, ditaduras e muitas guerras.

Os principais produtos de exportação do Iraque são o petróleo e as tâmaras (fruta exótica da região do Oriente Médio). Após os atentados de 11 de setembro de 2001, o país sofreu um bloqueio comercial internacional e ficou impossibilitado de exportar 80% da produção. Arrasado pela guerra, o país começou um processo de reconstrução importando principalmente gêneros alimentícios e matéria-prima para a construção civil.| www.portoitajai.com.br

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