Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2007 - 08:33

Argentina suspende temporariamente as exportações de trigo

Buenos Aires - A Argentina suspendeu temporariamente a emissão de registros de exportação de trigo para avaliar eventuais danos causados por geadas às lavouras locais, informou a Secretaria de Agricultura argentina dia 28 de novembro.

A secretaria afirmou em um comunicado que os registros para as vendas externas devem ficar suspensos por cinco dias, a partir do dia 28 de novembro.

A decisão foi tomada a fim de se "realizar uma avaliação das possíveis perdas na produtividade do cultivo em consequência das geadas registradas durante o mês de novembro", informou a secretaria.

No ano passado, os registros permaneceram interrompidos em grande parte do ano, frente aos temores das autoridades sobre a escassez de trigo, sendo liberados apenas em novembro.

As condições climáticas adversas que castigaram as lavouras poderiam provocar perdas de até 2 milhões de toneladas, de acordo com estimativas privadas. A potencial escassez trouxe ao governo argentino receios sobre o aumento nos preços do trigo, que afetaria os valores de produtos como pães e massas.

A suspensão das exportações provocou elevação nos preços do cereal nos principais mercados mundiais de trigo, entre eles as bolsas de Chicago e de Kansas.

A Argentina é um dos cinco maiores exportadores mundiais de trigo e, de acordo com as avaliações mais recentes, a colheita da temporada 2007/08 chegaria a 15,4 milhões de toneladas.

Os produtores argentinos registraram, até o momento, exportações de 6,47 milhões de toneladas do cereal, sendo que em geral são destinadas aproximadamente 7 milhões de toneladas para o mercado doméstico.

Analistas acreditam que o governo poderia limitar drasticamente as exportações futuras caso a safra seja severamente afetada pela geada.

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) projetou as exportações argentinas de trigo em 10,5 milhões de toneladas para o ano-safra 2007/08.

As condições do trigo da Argentina se deterioraram na semana passada devido a geadas em importantes áreas produtoras no início do mês, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires nesta semana.|| Por: Nicolas Misculin//Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira