Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2013 - 07:31

ThyssenKrupp Elevadores apresenta Relatório de Sustentabilidade

Empresa utiliza metodologia da Global Reporting Initiative; no Brasil 114 empresas relatam suas ações de acordo com as diretrizes GRI.

A ThyssenKrupp Elevadores, multinacional que fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção em elevadores, escadas e esteiras rolantes, acaba de lançar o Relatório de Sustentabilidade referente ao exercício 2011/2012, a partir do desempenho econômico, ambiental, social e de governança da empresa.

Os indicadores apresentados são baseados na metodologia da Global Reporting Initiative – GRI, ONG holandesa que visa a transparência do processo de gestão sustentável das organizações. No Brasil, em 2012, foram registrados 114 relatórios de empresas brasileiras examinados pela GRI, no total de 134 relatórios latino-americanos. Neste primeiro ano, o Relatório de Sustentabilidade da ThyssenKrupp Elevadores alcançou o Nível C de aplicação das Diretrizes da GRI.

“A partir da adoção deste modelo de relatório, a empresa passa a ampliar a sua visão sobre sustentabilidade, seus impactos e desempenho. Também é uma ótima ferramenta para antever e gerenciar riscos, visualizar oportunidades e perceber necessidades de melhorias na gestão”, avalia Camila Luconi Viana, Coordenadora de Sustentabilidade das Filiais da empresa.

Como parte deste processo, a empresa identificou os nove temas prioritários em sustentabilidade nos pilares econômico, social e ambiental. A matriz de materialidade foi construída a partir da consulta aos públicos estratégicos, interno e externo, com a participação da diretoria, colaboradores, fornecedores, ONGs e clientes; bem como da análise da legislação vigente no Brasil, da pesquisa setorial e da visão estratégica da empresa em relação à sustentabilidade. Os nove temas são: ecoeficiência/gestão de resíduos sólidos/inovação/produtos verdes/satisfação do cliente/qualificação e treinamento dos colaboradores/práticas de compliance/saúde e segurança do trabalho/ relacionamento e engajamento de colaboradores.

Com o objetivo de alinhar a sustentabilidade à estratégia de negócio, e entendendo que grande parte do impacto da empresa está no desenvolvimento das atividades, foi incluído mais um pilar no escopo da gestão sustentável, o produto, além do tripé de sustentabilidade. “Para efetivar essa proposta, a empresa promove o desenvolvimento de produtos com maior eficiência energética, modernos e inteligentes, alinhando soluções em movimento à realidade das edificações e cidades sustentáveis”, afirma Camila.

Como parte do processo de desenvolvimento econômico, a empresa é membro do Green Building Council Brasil desde 2011, possui um colaborador com a certificação LEED Green Associate e 120 colaboradores treinados em prédios verdes para melhor atendimento ao cliente.

Destaques do relatório: . Implantação do Programa SER – Sustentabilidade é Realizar, em todas as 22 Unidades de Negócios.

. Dois mil colaboradores das filiais foram capacitados em temas e situações referentes aos pilares da sustentabilidade.

. Adesão às mídias sociais com o lançamento de três canais (Blog,Twitter e YouTube) que facilitam a comunicação e aproximam a Empresa dos clientes.

. Redução de 4,94% na geração de resíduos como madeiras, metais, papéis, plásticos, vidros, óleos e lâmpadas fluorescentes, mesmo com o aumento da produção. Destes materiais, 92% são reciclados, doados ou reutilizados, evitando qualquer tipo de agressão ao meio ambiente.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fábrica é certificada como Carbono Neutro: .A neutralização foi realizada através da compra de créditos de Carbono da Usina Hidrelétrica Barra Grande (Baesa), localizada na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Todo o processo é auditado pelo BSI Brasil e é certificado pela ISO 14064.

. Queda das emissões fugitivas de 81 tCO2 para praticamente zero, devido à troca dos aparelhos de ar-condicionado na Fábrica.

. Dos 39 empreendimentos com elevadores certificados pelo LEED, 56% possuem produtos da ThyssenKrupp Elevadores (até setembro de 2012).

. Capacitação de colaboradores na metodologia LEED, visando ampliar a participação no mercado de prédios verdes.

. Modernização da frota terceirizada, responsável pelo transporte de colaboradores, reduzindo assim as emissões de CO2 na atmosfera.

. Desenvolvimento do Código de Ética e Conduta.

Ações de sustentabilidade da ThyssenKrupp Elevadores-Na ThyssenKrupp Elevadores a plataforma de sustentabilidade é conduzida por duas equipes diferentes. Uma delas desenvolve ações focadas na unidade fabril, em Guaíba (RS), e a outra atua nas 22 unidades de negócios da empresa.

Nas filiais da empresa, o processo de engajamento dos colaboradores começou em 2010 com ações efetivas a partir de 2012. Em cada uma das unidades foi designado um multiplicador de sustentabilidade e criado um comitê que é responsável pela governança das ações. As iniciativas vão desde as ações ambientais como gerenciamento de resíduos produzidos na filial, até os processos relacionados com a área de atuação da empresa como o de manutenção de elevadores. Para que o ciclo reduza o impacto ambiental, as soluções começam com a substituição da estopa usada pelos técnicos e seguem até a reciclagem do óleo de máquina, que é recolhido, armazenado e devidamente destinado. Na área social as ações estão focadas no voluntariado e no investimento social privado.

Na unidade fabril em Guaíba (RS), as ações já se destacam há anos. Em 2009, a fábrica deu um passo importante ao criar o Programa de Eficiência Sustentável. O projeto engloba todos os níveis do processo produtivo desde a escolha dos fornecedores, passando pela revisão do consumo de gases e combustíveis, economia de energia e água, até reciclagem dos resíduos, consumo de papel, tipos de embalagem, logística e desenvolvimento de novos produtos. A base do Programa é a adesão voluntária dos colaboradores. Hoje, são 107 participantes organizados em 11 grupos de atuação: Energia Elétrica, Gases, Combustível, Água, Resíduos, Fornecedores, Embalagens, Papel, Logística, Produto e Aplicação, Divulgação. “A essência dos nossos resultados são as pessoas. Felizmente elas tiveram um tempo para o aprendizado e para a maturação dos conhecimentos em Eficiência Sustentável. Como resultado, possuímos um capital intelectual importante, e tendo o conhecimento, os resultados surgem”, afirma Daniel Bertschinger, Coordenador de Sustentabilidade da Fábrica.

A fábrica possui, voltadas ao meio ambiente, a ISO 14064 (referente ao inventário de emissão de gases de efeito estufa) e a ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira