Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2013 - 07:46

Luz natural é a essência para publicidade

Prisci La Guedes, diretora de fotografia, descarta eletricidade para realizar filme publicitário e aposta na claridade do ambiente em lugar aberto.

O jeito de fazer fotos nem sempre é igual, ele depende do lugar, ocasião, enquadramento, luz e, principalmente, do fotógrafo que irá realizá-las. Produzir imagens para o cinema é diferente de fazer fotos para uma publicidade e a essência de quem captura as cenas, prevalece.

A diretora de cinema e cinematógrafa Prisci La Guedes, que se formou em Marselha, na França e se especializou em imagem cinematográfica com estágios de aprofundamento na PANAVISION Marseille e TSF, aceita convite de agência publicitária brasileira e assume a direção de fotografia do comercial de inauguração do Shopping Park Lagos, no Rio de Janeiro.

Apesar de ter à disposição um caminhão inteiro com equipamentos elétricos (refletores, gerador, etc), com sua essência contemporânea de influência francesa e minimalista, Prisci La Guedes optou pelo simples. “O jeito de fazer fotografia para essa publicidade foi muito especial, pois utilizei a luz solar também para fazer a precisa iluminação de um Chroma Key (fundo verde), que media 6m X 6m. A diferença está em saber utilizar essa técnica, como redirecionar os raios solares para iluminar na medida certa seu personagem e cenário, mesmo sendo meio-dia, horário em que o sol se encontra a pino e pode estragar qualquer imagem”, conta a diretora de fotografia.

O comercial, que é dirigido por Francisco Pithon, conta com a participação da apresentadora e cantora Dora Vergueiro. Ela atua em uma praia do Rio de Janeiro para mostrar que bons ventos trazem uma novidade para a Região dos Lagos. “Quis levar mais arte, uma estética mais cinematográfica para esse projeto, que tinha inicialmente como proposta um visual puramente comercial“, diz Pithon.

Sobre a parceria com a cineasta, Pithon comenta que há anos Prisci La Guedes desbravura a sétima arte por Lisboa, França e o mundo a fora. "A minha admiração por sua fotografia se dá também por ter uma brasileira profissionalmente francesa. Além da sensibilidade artistica, ela tem muita técnica e estuda muito bem cada cena“, declara.

Perfil de Prisci La Guedes - Nascida e criada no Rio de Janeiro, Priscila trocou a graduação em Relações Internacionais pelos estudos em Artes Visuais na Escola Nacional de Belas Artes. Mais do que uma cineasta e artista visual, Priscila se tornou uma artista multimídia contemporânea, realizando obras e filmes onde a distinção entre cênica, plástica, poético, provocador e sensorial nem sempre podem ser feitas. A cineasta se formou em Marselha, na França, em cinema, se especializou em imagem cinematográfica com estágios de aprofundamento na Panavision Marseille e TSF (principal fornecedora de equipamentos de iluminação para o mercado cinematográfico francês) e trabalhou como assistente de direção e direção de fotografia em curtas-metragens, canais de televisão renomados como France 3, France 2 e Canal Plus, longas-metragens franceses, entre eles, Camille Claudel 1915, do diretor Bruno Dumont, com a famosa atriz Juliette Binoche. Também estudou e morou em países como Suíça e Portugal. Já realizou sete curtas-metragens de vídeo arte e ficção, um documentário de média-metragem, e produziu mais de 50 filmes nacionais e internacionais de diretores envolvendo Brasil, Bélgica, Estados Unidos, Cuba, Suíça. | Site: www.priscilaguedes.net.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira