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10/12/2013 - 07:59

Índice FIPE/Buscapé: E-commerce reverte tendência de queda nos preços e registra alta em novembro

Valorização do dólar no segundo semestre acelerou inflação.

São Paulo - Em novembro de 2013, o Índice FIPE/Buscapé registrou aumento médio de preços de 1,00%. Este é o sétimo mês em que se verifica um aumento do Índice FIPE/Buscapé, em uma série de 34 meses, ou seja, em 80% dos meses nos quais o índice foi calculado houve queda mensal de preços no e-commerce, conforme ilustra a figura 1.

Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%):

Este mês de novembro foi marcado por movimento bastante generalizado de aumentos de preços, com oito, dos dez grupos, apresentando aumento médio em relação a outubro de 2013, conforme a figura 2, destacando-se: Brinquedos (3,17%), Casa e Decoração (2,08%), Eletrodomésticos (1,99%), Esporte e Lazer (1,54%) e Eletrônicos (1,27%). Das 151 categorias pesquisadas, 112, ou 74%, tiveram aumento médio de preço de 1,43% em novembro de 2013, com destaque para: “míni veículo” (10,9%), “triturador de alimentos” (8,9%), “mala” (8,5%), “escrivaninha para pc” (7,8%), “cooler para bebidas” (6,1%), “míni veículo motorizado” (4,2%) e “torradeira” (3,9%). Alguns produtos com bastante representatividade no e-commerce também apresentaram expressivos aumentos de preços no mês de novembro: “geladeira” (3,26%), “fogão” (2,07%), “máquina de lavar roupa” (2,28%), “freezer” (2,27%), “televisor” (1,31%) e “home theater” (1,34%). Apenas dois grupos registraram queda de preço no mês novembro/13: Fotografia (-0,59%) e Telefonia (-0,11%). Das 150 categorias de produtos pesquisadas no mês, 39, ou 26%, tiveram queda média de preço de -0,59%. Destacaram- se com queda mensal de preço em novembro de 2013: “faca elétrica” (-4,7%%), “bonecas” (-2,4%), “processador” (-2,3%), “frigideira” (-1,0%) e “tablet” (-1,0%).

Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Nov13/Out13):

Em um período de 12 meses (Nov13/Nov12) o Índice FIPE/Buscapé registrou aumento 0,42% - o primeiro aumento anual em uma série de 23 comparações - mantendo uma tendência de redução das quedas anuais nos preços do e-commerce, a partir de dezembro de 2012, conforme a figura 3. Para que a variação anual de dezembro de 2013 seja de zero é necessário que a variação mensal seja de -1,68%, o que é bastante possível considerando-se o aumento relativamente alto de novembro e uma redução estacional dos preços, sugerida pela ainda curta série do Índice FIPE/Buscapé.

Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (%):

A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual 7,2% inferior à variação dos preços médios pelo IPCA, em outubro13/12, mas que esta tendência vem diminuindo desde novembro de 2012 – quando era 13% inferior - devido à desvalorização cambial que impacta diretamente os preços dos produtos importados, que têm importante presença no e-commerce. De qualquer forma, os números traduzem um significativo ganho de competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce, em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o expressivo crescimento do setor.

Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé, IPCA e Diferença (Mês t / Mês t-12):

No período anual Nov13/Nov12, dos 10 grupos pesquisados, 6 apresentaram aumento de preço e 4 apresentaram redução, havendo expressivas diferenças entre os grupos de produtos que compõem o índice, conforme ilustra a figura 5. Há uma forte predominância de categorias de produtos com aumento de preço, sendo que das 151 categorias de produtos pesquisadas, 110 (73% do total) tiveram aumento médio de preço de 4,4%, e 41 (27% do total) tiveram uma queda média de preço de -5,68%.

O grupo com a maior queda foi o de Moda e Acessórios (-10,59%), muito influenciado por “tênis” (-15,11%). O segundo grupo com maior queda foi Telefonia (-6,83%) – influenciado pela redução de -9,2% nos preços de “celulares e smartphones” – seguido por Fotografia (-5,29%) - devido à queda de -7,02% nos preços de “câmeras digitais”. O quarto grupo foi Eletrônicos (-5,12%), influenciado principalmente por “televisores”, que tiveram queda de preço de -5,9%, e “blu-ray”, com queda de -6,4%. O grupo com maior aumento anual de preço foi Casa e Decoração (6,69%), devido principalmente a “cama” (7,49%), “aparelho de jantar” (8,13%) e “faqueiro” (11,56%). O grupo de Eletrodomésticos, que é o de maior peso no e-commerce, teve expressivo aumento anual de preço de 5,45% no período nov13/nov12, com destaque para: “geladeiras” (7,53%), “fogão” (6,44%), “freezer” (6,57%), “microondas” (7,66%), e “aspirador de pó” (7,41%).

Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram quedas destacadas no período anual nov13/nov12, além dos já citados, foram: “chuteira” (-17,80%), “camisa de time de futebol” (-15,34%), “tênis” (-15,11%), “toner para impressora” (-7,91%) e “bonecas” (-6,34%). Os que tiveram maiores aumentos foram: “memória para PC” (31,50%), “míni veículo” (17,42%), “cooler para bebidas” (12,21%), “aparelho de jantar” (8,13%) e “centrífuga de alimentos” (7,33%).

Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Nov13/Nov12):

O aumento de 0,42% do Índice FIPE/Buscapé, no período Nov13/Nov12, é relativamente pequeno, face aos aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 5,84% e 4,25%, respectivamente, no período Out13/Out12. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.

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