Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2013 - 08:21

Vendas de material de construção crescem 3% em novembro, aponta Anamaco

Expectativa de crescimento para 2013 é entre 4% e 4,5% sobre 2012.

A Anamaco divulgou no dia 03 de dezembro (terça-feira), os resultados do estudo mensal sobre as vendas no setor de material de construção, que registrou um crescimento de 3% no volume de vendas em novembro, com relação a outubro. A pesquisa Tracking Mensal foi realizada com 530 revendedores das cinco regiões do Brasil.

Na comparação novembro de 2013 sobre novembro de 2012, o desempenho foi de 4,5%. Já nos últimos 12 meses, o índice chega a 4,8% . “O mês de dezembro não deve ser um mês forte de vendas, principalmente por conta das festas de fim de ano. Quem quer reformar a casa para receber a família, faz isso até a primeira quinzena do mês. Depois disso, é normal as vendas diminuírem nessa época de festas. Mas, ainda que tenhamos queda de vendas em dezembro, está praticamente garantido que o setor terá um crescimento de 4% a 4,5% no ano de 2013”, declara Cláudio Conz, presidente da Anamaco.

Os segmentos com maior incremento de vendas no mês de novembro foram os de acabamentos, como tintas, metais sanitários, iluminação e revestimentos cerâmicos. Outros praticamente não tiveram variação, caso de aço, cimento, caixas d’água e telhas de fibrocimento, ferragens e louças sanitárias.

No detalhamento por regiões, o Nordeste destacou-se de forma geral, com 47% dos lojistas registrando aumento de vendas, seguido pelo Norte (34%), Sul (31%), Sudeste (28%) e Centro-Oeste (20%).

Ao contrário do que foi registrado em outubro, em novembro as lojas de grande porte apresentaram maior variação positiva nas vendas do que os pequenos estabelecimentos. O estudo também indicou que cerca de 50% dos lojistas tem a pretensão de realizar investimentos nos próximos 12 meses.

Para o presidente da Anamaco, as expectativas para 2014 continuam sendo muito positivas. “Se tudo sair como o planejado, o setor deve crescer 6% no primeiro semestre e 8% no segundo, fechando 2014 com um desempenho 7,2% superior a 2013. O comércio deve ter menos dias para trabalhar, em função dos jogos da Copa do Mundo e das eleições, mas os números indicam que estamos no caminho certo e que teremos um ano de muito trabalho pela frente”, finaliza Conz.

Perfil - Fundada em dezembro de 1984, a Anamaco - Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção - é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, que funciona como interface entre os órgãos governamentais e as Acomacs e Fecomacs, demais entidades, fabricantes e comerciantes de material de construção.

O nosso papel é desenvolver ações junto ao poder público apresentando sugestões e projetos que têm por objetivo aumentar as vendas de material de construção, promovendo o desenvolvimento do setor e do país como um todo. A Anamaco também promove discussões em torno de assuntos que podem interferir diretamente na cadeia produtiva da Construção, como questões ligadas à tributação, projetos de lei etc. O nosso presidente, Cláudio Elias Conz, é membro do Conselho Curador do FGTS, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e do Grupo de Avanço da Competitividade.

Com cerca de 139 mil lojas em todo o país, o setor de material de construção é parte integrante do complexo denominado de “ConstruBusiness”, que representa 13% do PIB brasileiro. A Cadeia da Construção Civil emprega 15 milhões de pessoas, sendo quatro milhões diretamente, com um expressivo poder multiplicador sobre demanda doméstica, e um mínimo viés importador, com um superávit comercial de cerca de US$2,5 bilhões ao ano entre bens e serviços.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira