Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2013 - 08:20

Copa Janga Mangalarga elege grandes campeões


Estádio ME, exposto por Guilherme Pompeu Piza Saad, conquistou o título de Grande Campeão

Principal objetivo da competição é buscar o aprimoramento e a valorização do andamento característico do Cavalo de Sela Brasileiro.

A raça Mangalarga conheceu no dia 1º de dezembro (domingo), os Grandes Campeões da Copa Janga Mangalarga de Andamento 2013. Os julgamentos aconteceram no Recinto Sebastião Ferraz de Camargo Penteado, em Jaú (SP), contando com a participação de 82 animais, expostos por 38 tradicionais criatórios mangalarguistas.

Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), a etapa final desta importante competição do Cavalo de Sela Brasileiro teve patrocínio do Grupo Notre Dame Intermédica e apoio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). Por sua vez, a avaliação dos concorrentes, que disputaram R$ 70 mil em prêmios, ficou a cargo dos jurados André Fleury de Azevedo Costa (Técnico), José Roberto Pires de Campos Filho (Criador) e José Rodolfo Brandi (Criador).

Exposto por Guilherme Pompeu Piza Saad e originário da seleção de Mário Emílio Gonçalves, Estádio ME conquistou o título de Grande Campeão da Copa Janga Mangalarga, superando outros 33 concorrentes. A disputa entre os machos consagrou ainda o 1º Reservado Grande Campeão Regalo da Braido, de Nelson Antonio Braido, e Tigre do Mont Serrat, exposto por Luis Augusto de Camargo Ópice e proveniente da seleção de Sergio Paiva.

Entre as fêmeas, o principal destaque foi Barbacena ACF. Exposta por Haigazun Sanazar e proveniente da seleção de Antonio Carlos Ferreira, essa jovem égua alazã sagrou-se Grande Campeã após superar outras 47 concorrentes. Por sua vez, a tordilha Havana JF, exposta por Almiro Esteves Junior e selecionada por Geraldo Junqueira de Andrade, obteve o título de 1ª Reservada Grande Campeã, enquanto Dança da Bica, proveniente da seleção de João Pacheco Galvão de França, conquistou o título de 2ª Reservada Grande Campeã.

Progressivo, cômodo e equilibrado - Conhecido por sua aptidão como cavalo de sela, o Mangalarga tem como grande diferencial o seu andamento progressivo, equilibrado e cômodo. As provas de andamento, por sua vez, foram criadas justamente para valorizar essa marcante característica da raça.

Nessas disputas, os animais concorrentes são avaliados em diversos quesitos, como: deslocamento (cobertura de rastro e progressão da passada), comodidade, sincronia e elegância da movimentação, ausência de movimentos parasitas e regularidade e disposição.

Apesar de separados em classes diferentes, tanto machos como fêmeas participam da disputa, subdivididos em categorias conforme a idade: 36 a 48 meses, mais de 48 a 60 meses e mais de 60 meses. A competição abre espaço ainda para as categorias de cavalo castrado e de animais de pelagens diferenciadas, como pampas, alazões amarilhos, tordilhos e pretos ou zainos.

Iniciada no mês de março, a atual edição da Copa Janga Mangalarga promoveu durante a temporada seis etapas abertas, passando pelas cidades de Jundiaí (SP), São Sebastião da Grama (SP), Jaú (SP), Londrina (PR), Amparo (SP) e Mococa (SP). Além disso, foram realizadas três etapas regionais, em Vitória da Conquista (BA), Itapetinga (BA) e Jaú (SP).

Mais informações sobre a raça Mangalarga podem ser obtidas pelo telefone (11) 3866-9866 ou no portal www.cavalomangalarga.com.br .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira