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30/11/2007 - 09:33

Websense divulga mais resultados da pesquisa sobre as tendências de segurança de grandes empresas na América Latina

São Paulo— A Websense, Inc. (Nasdaq:WBSN), líder global de Proteção Inteligente de Conteúdo, divulga mais resultados de sua pesquisa anual Web@Work 2007, realizada no Brasil, Chile, Colômbia e México, pelo terceiro ano consecutivo.

O estudo revela não apenas os hábitos de navegação, mas também problemas e vulnerabilidades de segurança no comportamento e procedimentos dos usuários com relação a informação interna da empresa, compartilhamento de recursos corporativos, assim como o grau de percepção de segurança em relação às redes corporativas.

Outras atividades indesejáveis - A pesquisa também descobriu que 56% dos funcionários realizam outras atividades potencialmente perigosas a partir do PC do escritório. A atividade mais comum é enviar documentos de trabalho a suas contas pessoais de e-mail para trabalhar em casa (34%). Cerca de 15% dos funcionários clicou em anúncios publicitários que aparecem em sites da Web, enquanto outros 15% enviaram um e-mail corporativo a um endereço incorreto.

Além disso, 8% dos entrevistados admitiram ter permitido a amigos ou familiares usarem o computador de sua empresa, tanto no escritório como na residência. A mesma porcentagem (8%) dos funcionários disse ter acessado - de forma acidental ou deliberada - material para adultos enquanto trabalhava com o computador da empresa. Os funcionários na Colômbia e México são os mais propensos a realizar as diversas atividades indesejáveis; 60% realizam tais visitas, em comparação com 42% de funcionários chilenos.

60% dos funcionários utilizam sistemas de mensagens instantâneas durante as horas de expediente, e muitos as usam para propósitos de trabalho. Enquanto 10% admitiram utilizá-los para fins pessoais, cerca de 12% disse usá-los para ambos os propósitos.

Ainda, 67% dos funcionários utilizam um notebook concedido pela empresa; e entre estes, 80% o utilizou para conectar-se a uma rede sem fio em um cibercafé ou um hotel ao viajar ou trabalhar de forma remota.

As maiores ameaças à segurança de TI - A pesquisa revelou que os gerentes de tecnologia acreditam que existem 3 grandes riscos de segurança: 1. Quando os funcionários clicam em um anúncio publicitário (64%) – 15% dos funcionários admitiram fazer isto;

2. Quando o funcionário permite que um familiar ou amigo use o computador da empresa (56%) – 8% dos funcionários admitem fazer isto.

3. 41% dos gerentes citaram como ameaça quando os funcionários enviam documentos corporativos a suas contas de e-mail pessoais. (34% dos funcionários admitiram fazer isto).

Como se percebem os níveis de proteção? A pesquisa revelou uma circunstância importante: 82% dos funcionários estão seguros de que seu departamento de informática os protege de cada ameaça de segurança pela Internet, e por isso não crêem que devam modificar sua conduta. 18% pensam que não estão totalmente protegidos.

Além disso, todos os gerentes de IT entrevistados revelaram que sentem que sua companhia está protegida até certo ponto em termos de exposição a ameaças de Internet, enquanto que os gerentes do Brasil são os mais confiantes: 28% relataram que estão 100 % protegidos. Em contraste, para os quatro países, a pesquisa revelou que apenas 15% dos gerentes sentem que sua empresa está totalmente protegida: isto significa que 85% não se sentem seguros. Entre os menos seguros, aparecem os gerentes de TI no México (88%) e Colômbia (92%) –países onde a conduta dos funcionários é pior quanto ao uso de Internet.

Além de firewalls e antivírus, 8% dos gerentes de tecnologia não têm nenhum software específico de segurança para Internet e acreditam que isto é suficiente. Entre aqueles que têm software adicional, 6% relataram que têm 9 áreas de potenciais ameaças ocultas. Estes administradores relataram que as 3 soluções de segurança para Internet mais comuns são: a utilização de software para filtragem da Internet (73%); software para deter spyware que envia informação para fontes externas (60%); software para controlar o uso de mensagens instantâneas (55%)

Gerentes Frustrados - 93% dos gerentes de TI entrevistados sentem-se frustrados quanto à aplicação e manutenção da segurança. Estes são os 3 elementos de frustração que enfrentam: 1. A conduta dos funcionários (54%) | 2. Os orçamentos limitados (33%) | 3. A segurança TI não é prioritária nos objetivos corporativos (18%)

Em toda a região, os gerentes de informática no México e Colômbia estão entre os mais frustrados. A pesquisa descobriu que estes gerentes devem travar muitas batalhas para estar em dia com novos tipos de ameaças, conhecendo e detendo as novas condutas dos funcionários, apagando incêndios continuamente, mantendo aplicações velhas, e lutando pelos orçamentos, o que permite às novas ameaças emergentes entrarem facilmente em suas organizações.

Funcionários controlados Efetivamente - 93% das companhias entrevistadas informaram que têm políticas claras para o uso da Internet e seus funcionários acatam estas políticas com sua assinatura. A investigação indicou que estas técnicas não são completamente efetivas e que os funcionários continuam realizando atividades de risco.

Em comparação, cerca de 78% das organizações fazem com que os funcionários atendam às políticas de uso de Internet automatizando seu uso com software para filtragem de conteúdos; no entanto, a pesquisa revelou que ainda que isto seja verdadeiro, não protege contra todos os tipos de ameaças. O México é o país onde menos empresas automatizam o uso da Internet por seus funcionários (72%).

Em que investem no tempo online? De acordo com a Pesquisa Web@Work 2007 da Websense, 1 de cada 5 funcionários passa mais de 10 horas por semana visitando páginas Web para fins pessoais em seu posto de trabalho. Por sua vez, 26% dos gerentes de tecnologia informaram que não têm idéia de quanto tempo seus funcionários dedicam a esta atividade. Como fato em destaque, o tempo que os funcionários gastam navegando na Web para fins pessoais aumentou desde 2005: · A proporção de funcionários que usa a Web para propósitos pessoais aumentou para 91% (83% em 2005 e 84% em 2006),

· A porcentagem de funcionários que gasta mais de 10 horas por semana nestas atividades duplicou de 8% em 2005 para 16% em 2007.

· Os gerentes de tecnologia conhecem esta situação, e informaram que os funcionários gastam 8.9 horas por semana nesta atividade (em 2005 eram 7,2 horas, e em 2006 eram 6,3 horas).

· 18% dos diretores de segurança entrevistados crêem que os funcionários passam mais de 10 horas por semana visitando páginas Web para propósitos pessoais, comparados com 9% relatados em 2005 e 10% em 2006.

Em geral, os funcionários mexicanos visitam a Web para propósitos pessoais mais que funcionários no Brasil, Colômbia e Chile; por outro lado, os funcionários chilenos investem em média 5 horas por semana nisso, em comparação com 9,6 horas dos funcionários mexicanos. Isto significa que 42% dos funcionários no México gastam mais de 5 horas por semana navegando para uso pessoal, em comparação com o Chile, com 18%.

Sites Visitados - No total, 97% dos funcionários pesquisados revelaram que acessam sites não relacionados com seu trabalho, a partir do PC do escritório. 87% dos gerentes de tecnologia admitiram que seus funcionários navegam por estes sites. Estes são os 5 tipos de sites mais visitados, segundo os funcionários: 1. Bancos e instituições financeiras: 75% | 2. Meios de comunicação: 50% | 3. Serviços de e-mail pessoal: 27% | 4. Sites governamentais: 20% | 5. Sites de viagens: 17%.

Metodologia da Pesquisa - Um total de 400 entrevistas telefônicas foram realizadas em companhias com 250 funcionários ou mais, tanto gerentes de tecnologia como funcionários gerais de nível médio no Brasil, Chile, Colômbia e México. Todos os participantes de TI confirmaram antes da entrevista que eram profissionais de TI responsáveis pela segurança de TI e que sua companhia tinha pelo menos 250 funcionários em todo o mundo. Antes e durante as entrevistas, os participantes não sabiam que a Websense, Inc. havia contratado a pesquisa.

Sobre a Pesquisa Web@Work América Latina 2007 - O estudo Web@Work América Latina, que está em sua terceira edição, é uma pesquisa anual e completa da Websense para medir o uso de aplicativos e do acesso à internet no ambiente de trabalho. Pesquisando tanto funcionários como gerentes de TI, o estudo revela informações únicas sobre os hábitos de navegação de funcionários, bem como a perspectiva de gerentes de TI sobre os principais problemas de rede enfrentados hoje pelas organizações. A pesquisa Web@Work foi comissionada pela Websense, Inc. e conduzida pela Dynamic Markets Limited.

Sobre a Websense, Inc. - A Websense, Inc. (NASDAQ: WBSN) protege mais de 42 milhões de funcionários de ameaças virtuais de segurança internas e externas. Usando uma combinação de tecnologia ThreatSeeker™ de prevenção na identificação e categorização de conteúdo malicioso e de vazamento de informações, a Websense ajuda a tornar a computação segura e produtiva. Distribuídas através de sua rede global de parceiros de canal, as soluções Websense ajudam as organizações a bloquear código malicioso, prevenir a perda de informações confidenciais e gerenciar o acesso à Internet e sem fio. || www.websense.com/brasil .

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