Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/12/2013 - 08:20

ABB recebe pedido de $180 milhões de produtores de navios de cruzeiro em 2013


Seis pedidos reforçam sistema de propulsão Azipod® XO como opção preferencial para o mercado de cruzeiros; este foi o melhor ano da ABB neste segmento.

Zurich, Switzerland – A ABB, grupo líder em tecnologias de energia e automação, recebeu pedidos no valor de $180 milhões, em 2013, para fornecer sistemas de propulsão e plantas elétricas completas para seis novos navios de cruzeiro que incluem suas unidades Azipod XO de última geração. Os pedidos fazem de 2013 o melhor ano para a ABB em termos de navios de cruzeiro com o sistema de Azipod.

Os seis navios incluem dois para a Norwegian Cruise Line (NCL), dois para o Royal Caribbean International, um para a Holland America Line e outro para a Carnival Cruise Lines, as principais marcas no mercado de cruzeiros. As encomendas foram contabilizadas ao longo do ano, com cerca de $30 milhões no primeiro trimestre, aproximadamente $90 milhões no segundo, mais ou menos 30 milhões no terceiro e os 30 milhões restantes no quarto.

O Azipod é uma unidade de propulsão elétrica, que está alojada em uma cápsula submersa do lado de fora do casco do navio. Ela contém um motor elétrico de velocidade variável que dirige uma hélice de passo fixo e pode ser girada em torno de seu eixo vertical para fornecer livremente propulsão axial em qualquer direção. O sistema de propulsão Azipod elimina a necessidade de lemes, propulsores transversais de popa ou longas linhas de eixo dentro do casco do navio. Desde a sua introdução há 20 anos, o sistema Azipod ganhou simpatia entre os produtores de navios de cruzeiro e os que navegam em regiões de gelo.

"Esta é uma notável série de pedidos para nossos sistemas de propulsão e alimentação para navios de cruzeiro, confirmando a posição de liderança da ABB nesse mercado sofisticado," disse Veli-Matti Reinikkala, responsável da divisão de Automação de Processos da ABB. "Desde o lançamento do Azipod XO, quase todos os navios encomendados serão equipados com essa unidade da nova geração."

Os dois navios para a NCL são embarcações da classe Breakaway Plus e incluem sistemas elétricos completos, cada um com duas unidades de propulsão Azipod XO e três lemes de proa. Cada um tem arqueação bruta de 163.000 (gt) com capacidade para 4.200 passageiros e devem ser entregues pelo estaleiro alemão Meyer Werft GmbH, em outubro de 2015 e na primavera de 2017, respectivamente. A ABB vai fornecer as unidades Azipod XO com potência de propulsão combinada de quase 40 MW, além de geradores, transformadores, conversores de frequência e os equipamentos de sistema de energia relacionados. A instalação inclui a nova "Intelligent Maneuvering Interface" da ABB (IMI), que é equipada com a alavanca Azimuth da ABB – projeto vencedor do prêmio Red Dot – e o sistema Azipod Dynamic Optimizing que pode permitir uma economia de combustível de até 2%.

Os navios para a Holland America Line e para a Carnival Cruise Lines estão em construção nos estaleiros Fincantieri, na Itália. Para o primeiro, a ABB fornecerá uma central elétrica completa e o sistema de propulsão, com 28 MW de potência, para um gt de 99.500, capacidade de 2.660 passageiros, com entrega prevista para o início de 2016. O segundo, de 133.500 de gt e capacidade de 4.000 passageiros, chamado Carnival Vista, contará com sistemas de propulsão e central de energia da ABB, acrescidos de geradores, quadros de distribuição principais, um sistema de controle remoto e transformadores de distribuição.

Um dos navios para Royal Caribbean International é o Oasis 3, com entrega prevista pelo STX France para o segundo trimestre de 2016, equipado com três unidades Azipod XO de 20 MW da ABB. O navio de gt de 225.282, com capacidade para 5.400 passageiros também será equipado com transformadores de propulsão, unidades de propulsão e sistemas de controle remoto da ABB. O outro, sendo construído por Meyer Werft GmbH, contará com dois sistemas de propulsão Azipod XO de 20,5 MW, bem como geradores, quadros principais de distribuição, um sistema de controle remoto, motores de leme de proa e conjunto de transformadores. O navio será entregue em abril de 2016.

Perfil - A ABB é líder em tecnologias de energia e automação, proporcionando aos clientes industriais e de concessionárias a melhoria de sua performance energética, além da redução dos impactos ambientais. O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 150.000 funcionários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira