Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/11/2007 - 09:39

Os pacientes de câncer de pulmão enfrentam uma carência de apoio emocional

A International Psycho-Oncology Society introduz uma nova iniciativa global de qualidade de vida com o apoio da Roche.

Basiléia, Suíça - Os resultados provenientes de uma pesquisa realizada pela Europa toda divulgados hoje durante o Mês de Conscientização de Câncer de Pulmão revelaram que um em cada três pacientes com câncer de pulmão sente que não está recebendo o apoio emocional necessário para controlar essa doença que ameaça suas vidas.

Os pacientes entrevistados revelaram que o apoio é fundamental durante o diagnóstico e tratamento, porém, muitos ainda não estão se beneficiando dos serviços disponíveis em hospitais e grupos de pacientes porque esses serviços não abordam os gravames específicos exclusivos de um diagnóstico de câncer de pulmão(1). O câncer de pulmão é a forma mais comum de câncer e a que causa mais fatalidades na Europa, sendo responsável por quase 1.000 mortes todos os dia(2).

"Nada me preparou para a ampla gama de emoções que acompanha um diagnóstico de câncer de pulmão", declarou Ana Motta, paciente com câncer de pulmão na Espanha, que foi diagnostica em janeiro de 2007.

"Os programas desenvolvidos com enfoque em nossos sentimentos são extremamente necessários, especialmente os que podemos utilizar quando estamos em casa".

Com a finalidade de satisfazer essa carência enfrentada atualmente pelos pacientes com câncer de pulmão e as pessoas que cuidam deles, a Roche e a International Psycho-Oncology Society (IPOS) introduziram o INSPIRE, uma iniciativa inovadora global para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com câncer de pulmão no mundo todo. Esse programa singular oferecerá aos pacientes e às pessoas que cuidam deles uma abrangente orientação prática e emocional personalizada às suas respectivas necessidades. O programa incluirá: - Técnicas para lidar com a doença e de auto-ajuda. - Orientação para melhorar a comunicação entre pacientes, pessoas que cuidam de pacientes e profissionais do setor de cuidados da saúde. - Métodos de relaxamento para ajudar os pacientes a assumirem um papel mais positivo e ativo no cuidado da sua doença.

Os recursos do programa INSPIRE estarão disponíveis no ano que vem em formatos adaptados para atender cada país, incluindo, mas não se limitando a livretos, CD-ROMs e programas on-line.

"Do ponto de vista emocional, os pacientes com câncer de pulmão têm uma jornada particularmente difícil porque eles são geralmente diagnosticados em um estágio bastante avançado da doença", disse o Dr. Luigi Grassi, presidente da IPOS e professor e Cátedra de Psiquiatria da Universidade de Ferrara, na Itália. "É, portanto, fundamental que tenhamos programas e veículos de apoio elaborados pensando nas necessidades específicas dos pacientes com câncer de pulmão e suas respectivas famílias e pessoas que cuidam deles. A IPOS tem a satisfação de estar envolvida com a Roche nesse tipo de programa oferecido pela primeira vez aos pacientes".

A psico-oncologia é uma disciplina que está sendo difundida na área de atendimento ao câncer, e enfoca o impacto psicológico, comportamental e social do câncer causado aos pacientes e às pessoas que cuidam deles. Quando o infortúnio emocional do câncer de pulmão é negligenciado, a saúde e a qualidade de vida do paciente geralmente deterioram.

Os psico-oncologistas ajudam aos pacientes e às pessoas que cuidam deles a lidar com a doença e controlar as emoções opressivas que geralmente acompanham um diagnóstico de câncer e seu tratamento. | Site: www.ipos-society.org .

Durante um período de dois meses, 252 pacientes com câncer de pulmão do Reino Unido, Alemanha, Itália, França e Espanha foram entrevistados para se saber suas respectivas experiências ao serem diagnosticados com câncer de pulmão e tratados pela doença. A pesquisa ficou a cargo da Roche e foi realizada pela Patient Research, uma empresa de consultoria independente de pesquisas, que utilizou uma combinação de metodologias por telefone e pela Internet. Todos os participantes da pesquisa receberam pleno anonimato e foram qualificados pelos pesquisadores.

IPOS - Desde 1984, a International Psycho-Oncology Society (IPOS) se dedica ao desenvolvimento da ciência da oncologia psicossocial e comportamental à medida que se relaciona a aprimorar o cuidado prestado aos pacientes com câncer e suas respectivas famílias, bem como a prevenir o câncer através de comportamentos saudáveis. A IPOS é uma sociedade de adesão individual que atende aos profissionais da área de psico-oncologia do mundo todo e uma organização abrangente que atende às sociedades nacionais que representam mais de 5.000 profissionais da área de pesquisa e clínica em mais de 50 países. Os interessados na psico-oncologia são multidisciplinares e incluem médicos, psicólogos, enfermeiras, assistentes sociais, especialistas em reabilitação, epidemiologistas, cientistas sociais e educadores.

Roche -Com escritório central em Basiléia, na Suíça, a Roche é um dos maiores grupos do setor de saúde com foco em pesquisa nas áreas farmacêutica e de diagnósticos. Como a maior empresa de biotecnologia do mundo e inovadora de produtos e serviços para a detecção precoce, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças, o grupo contribui para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas em muitas áreas. A Roche é um dos líderes mundiais do segmento de diagnósticos in-vitro e drogas para câncer e transplantes, líder de mercado no segmento de virologia e ativa em outras importantes áreas terapêuticas como doenças auto-imunes, inflamações, disfunções metabólicas e doenças do sistema nervoso central. || Sites www.roche.com e www.ipos-society.org | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira