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12/12/2013 - 08:58

Cliente de pré-pago gasta R$ 295 por mês com cartão, aponta pesquisa da Super

Levantamento inédito aponta os principais usos dos consumidores que possuem contas e cartões pré-pagos.

Uma pesquisa realizada entre setembro e novembro pela Super, empresa de meios de pagamentos que opera a ContaSuper [www.contasuper.com.br], com cerca de 100 mil clientes de sua base, mostrou que as pessoas gastam em média R$ 295 por mês no pré-pago, sendo que o valor médio de cada compra é de R$ 55.

O levantamento também apontou que o pagamento de conta médio através do serviço pré-pago da ContaSuper é de R$ 195, enquanto o valor de saque gira em torno de R$ 809.

Além dos valores médios, a pesquisa levantou quais são os hábitos de consumo dos clientes que utilizam o serviço pré-pago. O destaque ficou por conta das compras pela Internet, que representam cerca de metade (48%) das compras com o pré-pago. O estudo também mostra que uma em cada quatro pessoas que utilizam o serviço o faz para realizar compras no exterior.

Os principais usos para o serviço pré-pago são compras nos comércio (51%), transferência para outros bancos (16%), saques (16%), pagamento de contas (8%) e recarga de celulares e jogos na loteria com 5% e 4%, respectivamente.

Como metade das compras no comércio com o pré-pago se dá de maneira online (48%), podemos entender que isso aponta para o crescimento da preocupação do consumidor com as fraudes, já que as contas pré-pagas da Super oferecem o cartão virtual pré-pago, um importante mecanismo contra clonagem de cartões, pois o cartão pode ser esvaziado de valores após a realização da compra. Além disso, metade das transações online são em sites internacionais, onde os cartões pré-pagos têm uma vantagem adicional de ter um IOF menor que as dos cartões de crédito.

Dos consumidores que realizam compras com o cartão físico MasterCard (52%), os usos principais são em alimentação (22%), seguido por lazer e viagens (21%) e vestuário (16%) e uma curiosidade são os segmentos de uso considerados extremamente sofisticados como pet shops e educação já aparecem como 2% dos gastos.

Os principais números do levantamento: Gasto médio mensal por cliente: R$ 295,00 | Compra média com pré-pago: R$ 55,00 | Recarga média de celular: R$ 16,00 | Jogo médio na loteria: R$ 8,40 | Pagamento de conta médio: R$195,00 | Transferência média para outros bancos: R$ 866,00 | Saque médio: R$ 809,00.

Principais usos: Compras Mastercard: 51% | compras no Brasil : 25% (20% virtual) | Compras internacionais : 26% (80% virtual) | Virtual: 48% | Físico: 52%.

Alimentação: 22% | Lazer, viagens e restaurante: 21% | Vestuário: 16% | Eletro/eletrônico:12% | Postos de gasolina: 8% | Farmácias:4% | Pet shopping: 1% | Educação: 1% | Outros:15%.

Pagamento de contas : 8% | Saques : 16% | Transferências para outros bancos: 16% | Recarga de celular : 5% | Jogos loterias: 4%.

Super - A história da Super começou em setembro de 2010, quando Alfredo Moraes e Márcio Salomão, que tinham vendido a Validata, decidiram entrar no mercado de cartões pré-pagos, abriram a empresa e contrataram uma equipe de especialistas do mercado financeiro, que inclui hoje Luiz Almeida (ex-Credicard), Cláudio Junes (ex-Validata), Antônio Zaneratti (ex-GetNet) e Flávio Ramalho (ex-Validata).

Eles se reuniram em torno de uma plataforma de gerenciamento de conta não bancária e cartões pré-pagos com tecnologia de ponta, e partiram para a homologação MasterCard, concedida em dezembro de 2012.

Desde janeiro de 2013, a Super já comercializou mais de 100 mil cartões e pretende chegar ao final do ano com uma movimentação financeira de R$ 100 milhões. Em cinco anos, a meta é atingir R$ 6 bilhões anuais.

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