Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Bricarbras recebe Prêmio Ambiental Von Martius


O sistema ecologicamente adequado de produção de carvão vegetal da empresa paranaense Bricarbras foi o projeto vencedor da categoria tecnologia do Prêmio Ambiental Von Martius, um dos principais do gênero no país, entregue pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. Desenvolvido para produzir carvão vegetal a partir de biomassa e madeira de reflorestamento, o processo industrial, escolhido entre 168 concorrentes, adota fornos metálicos, que substituem com significativas vantagens os modelos tradicionais em alvenaria.

Além de aproveitar melhor a matéria-prima -- seu rendimento é cerca de 50% superior ao modelo habitualmente utilizado --, a principal inovação do sistema criado pela empresa é o reaproveitamento dos gases gerados, que são canalizados para o interior de um queimador que realimenta o processo de carbonização. Operando com temperaturas entre 1.000 a 1.100 oC, ele queima integralmente os poluentes alcatrões e partículas pirolenhosas, emitindo apenas vapor d'água e gás carbônico. Gases limpos que são, em parte, direcionados para a estufa de secagem de lenha, reduzindo o consumo de energia. Para otimizar este processo, outro diferencial adotado pela empresa é um sistema de microondas, que acelera a secagem.

"Este importante prêmio é um reconhecimento ao que já fizemos, após alguns anos de pesquisa e desenvolvimento, para melhorar o sistema produtivo do carvão vegetal", afirma Nelson Hübner, diretor do Grupo Hübner, do qual a Bricarbras faz parte. Ele destaca que além da maior eficiência do processo de carbonização, o controle da produção, totalmente informatizado, quebra um paradigma da indústria do setor, tradicionalmente baseada no extrativismo e com freqüente utilização de trabalho infantil e mesmo escravo.

O empresário destaca que a solução desenvolvida nos Campos Gerais, região do estado do Paraná que responde por grande parte da produção de carvão vegetal, já despertou interesse de diversas outras indústrias brasileiras e de algumas estrangeiras. "Com certeza toda a equipe da empresa, tendo a frente o professor Alexandre Pimenta -- que desenvolveu a tecnologia --, sente orgulho por este prêmio. Mas só estaremos satisfeitos mesmo quando toda a comunidade puder usufruir desta tecnologia, principalmente os pequenos produtores que sofrem as conseqüências de um sistema produtivo que não muda há mais de dois mil anos", complementa. Para modificar esta realidade, a Bricarbras desenvolve um trabalho de conscientização com os produtores locais para evitar a exploração de madeira nativa e incentivar o reflorestamento. O objetivo é fixar o produtor rural à terra e eliminar o trabalho infantil na indústria carvoeira.

Prêmio Von Martius - Realizado desde 2000, o Prêmio Ambiental Von Martius reconhece os melhores trabalhos nas áreas de Humanidade - desenvolvimento do ser humano, como programas de divulgação e educação ambiental; Tecnologia - elaboração de tecnologias ambientalmente positivas como projetos de melhorias no processo produtivo e desenvolvimento de produtos; e Natureza - preservação e conservação do meio natural, como projetos de pesquisa científica e valorização dos princípios de conservação e preservação de fauna e flora.

. Foto (divulgação): Heinrich Rudolf Wilke, gerente comercial da Bricarbras recebe o prêmio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira