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12/12/2013 - 09:04

SulAmérica apresenta nova marca


Nova identidade visual, mais leve e dinâmica, levou em conta aspectos internos e desafios do mundo contemporâneo.

São Paulo – A SulAmérica apresenta ao mercado, clientes e corretores reformulação da marca e novo posicionamento institucional - “A vida é imprevisível, e isso é muito bom”, reflexos de um outro momento da companhia.

A marca traduz conceitos cada vez mais relevantes para a companhia. A faixa em constante movimento alude à aproximação com todos os públicos, além de estar associada à leveza e ao dinamismo. Da logomarca anterior, lançada em 2002, permaneceram a horizontalidade e as cores azul e laranja. Esta última reforça conceitos de jovialidade, energia, alegria e leveza. Já o azul demonstra a maturidade, confiança e solidez de uma companhia com 118 anos.

A palavra SulAmérica agora está grafada em fonte azul, sem serifas e mais arredondada em relação à anterior. Essas mudanças deixam a nova marca com menos elementos visuais e fortalecem características como unidade e sinergia.

“Ao longo de seus 118 anos a SulAmérica passou por inúmeras renovações, inclusive em sua marca. Estamos diante de um ciclo muito relevante de transformações que estabelecerão as bases do futuro da companhia. Por isso, além de aspectos internos, trouxemos para a discussão fatores externos como hábitos de consumo e desenvolvimento tecnológico. Observamos, também, tendências que vão impactar mercados em que atuamos”, explica o vice-presidente de Planejamento e Marketing, Renato Terzi.

O projeto da nova marca foi criado pela Grey, agência selecionada em processo e concorrência em maio deste ano, como parte dos esforços iniciais para reposicionar e fortalecer ainda mais a marca SulAmérica. De acordo com Walter Longo, presidente da agência, a primeira fase da parceria com a seguradora, foi dedicada a uma intensa consultoria de branding. “Fizemos uma imersão no negócio da SulAmérica e, simultaneamente, empreendemos vários estudos junto aos públicos de interesse para identificar o que o novo consumidor espera ao fechar um contrato de seguro”, comenta.

O conceito “A vida é imprevisível e isso é muito bom” reflete o novo momento da SulAmérica. A faixa em movimento, por exemplo, lembra asas e, ao mesmo tempo, representa a proteção e a liberdade que a empresa assegura aos clientes para que eles possam viver a vida de forma mais leve.

Para chegar à nova logomarca, além das pesquisas com consumidores, corretores, a Grey também investiu em workshops que percorreram os campos de filosofia e até mesmo de psicologia. “A partir desse levantamento percebemos que é um traço cultural do brasileiro observar os aspectos imprevisíveis com otimismo no futuro. Dessa forma, para criar a nova marca e posicionamento da SulAmerica, entendemos o imprevisto por um lado positivo”, acrescenta Walter Longo.

Com 118 anos, a SulAmérica tem uma rica trajetória de evolução de marca impulsionada não somente por mudanças na companhia, mas também influências de elementos locais e históricos.

No final do século 19, a primeira identidade visual da companhia, ilustrada com o mapa da América do Sul, era utilizada em documentos oficiais como apólices e certificados, como apólices e certificados. A imagem remetia a abrangência geográfica das operações de seguros da empresa. No início do século 20, o mapa foi trocado pela paisagem da cidade do Rio de Janeiro, sede da SulAmérica até o momento.

Em 1910, o Pão de Açúcar, já considerado um importante símbolo da capital fluminense, foi adotado como marca. Usado por décadas, o símbolo era acompanhado pelo slogan “Firme como o Pão de Açúcar”, fazendo associação com a solidez da companhia. A partir de 1920, essa logomarca seguiu em paralelo com a imagem do prédio da matriz da companhia, localizado na esquina das ruas Quitanda e Ouvidor, no centro do Rio.

Com a expansão das diferentes linhas de negócios do grupo, novas companhias foram criadas e, consequentemente, surgiram novas marcas para representá-las: Salic (SulAmérica Companhia Nacional de Seguros de Vida), a Satma (SulAmérica Terrestres, Marítimos e Acidentes) e a Sulacap (SulAmérica Capitalização).

Em 1968, a marca novamente passa por adaptações para acompanhar mudanças trazidas pelos novos tempos. O símbolo do Pão de Açúcar é estilizado e dá lugar a um triângulo, que representa a união das três empresas: Satma, Salic e Sulacap. Em 2003, a forma foi substituída em mais uma onda de mudanças que buscava refletir as novas diretrizes dos negócios da SulAmérica e a associação com o grupo holandês ING.

Perfil - A SulAmérica é a maior seguradora independente do País. Desde outubro de 2007 é listada na BM&FBovespa no nível 2 de listagem. Em 2012, a SulAmérica obteve R$ 10,6 bilhões em receita de prêmios de seguros e lucro líquido de R$ 483 milhões, com patrimônio líquido de R$ 3,4 bilhões e ativos totais de R$ 14,4 bilhões. Fundada em 1895, a SulAmérica atua em várias linhas de seguros, como Saúde e Odonto, de Automóveis e outros ramos elementares e de Vida. Com mais de sete milhões de clientes, a SulAmérica atua ainda em Previdência Privada, Investimentos e Capitalização.

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