Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/12/2013 - 09:13

Idosos ficam mais de 50 horas por mês conectados no computador em casa

Pesquisa da Nielsen IBOPE mostra que pessoas com mais de 55 anos visitam mais sites e ficam mais tempo online em casa do que jovens entre 12 e 17 anos. Desde 2010, a Fundação Sérgio Contente oferece cursos de informática gratuitos para os idosos e desde o ano passado mantém três lan houses exclusivas para esse público. Nos três anos de existência, os cursos da fundação já formaram mais de quatro mil idosos; atualmente a fila de espera para novas turmas chega a cerca de mil pessoas

Engana-se quem pensa que a internet é um reduto apenas de jovens. Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, atualmente, brasileiros com mais de 50 anos já representam mais de 16% do total de usuários dos computadores nas residências. Além disso, as pessoas na faixa entre 55 e 64 anos de idade registram média individual de tempo de navegação na rede de 53 horas e 12 minutos por mês, bastante acima das 30 horas e 30 minutos de um jovem de 12 a 17 anos.

A Fundação Sérgio Contente (www.fundacaosergiocontente.org.br), entidade mantida pelo presidente da Contmatic Phoenix, empresa desenvolvedora de softwares administrativos, contábeis e de gestão (ERP), aposta nessa tendência desde 2010, quando lançou o Curso de informática para a maturidade, gratuito, com duração de dois meses e aberto para qualquer pessoa com mais de 60 anos. Desde o lançamento do curso há três anos, mais de 4 mil idosos já concluíram-no e hoje podem aprofundar seus conhecimentos em informática ao utilizar também gratuitamente as dezenas de computadores das três lan houses de uso exclusivo para idosos. Localizadas nos bairros do Tatuapé, Penha e Mooca, na zona leste de São Paulo, nas lan houses da Fundação Sérgio Contente eles podem participar de oficinas temáticas de Facebook, Skype, edição de vídeos e fotos, entre outras atividades. Apenas no segundo semestre de 2013, a fundação formou 426 idosos e a fila de espera para as novas turmas já chega a cerca de mil pessoas. “Esses números mostram o quanto a internet vem se tornando um grande parceiro na vida dos idosos, que hoje podem conversar com parentes que moram longe, divertir-se, pagar contas online e fazer novos amigos. E a tendência é só aumentar”, diz Sérgio Contente, mantenedor e idealizador da fundação que leva o seu nome.

Fundação Sérgio Contente (www.fundacaosergiocontente.com.br)-Fundada em abril de 2005, a entidade foi idealizada e é mantida pelo empresário Sérgio Contente, presidente da Contmatic Phoenix, desenvolvedora de softwares administrativos, contábeis e de gestão (ERP).

A fundação oferece cursos gratuitos nas áreas administrativa e de informática a jovens e adultos, para os quais é fornecido todo o material didático e lanche. Ao longo dos estudos, os alunos podem ser indicados para preencher vagas de trabalho colocadas à disposição pelas cerca de 17 mil empresas privadas que mantêm relacionamento com a instituição.

Os cursos gratuitos são ministrados na sede da entidade, localizada no bairro do Tatuapé, na zona leste da capital paulista, e na unidade móvel (“caminhão-escola”), que possui uma sala de aula com 30 computadores, além de ar-condicionado, projetor e telão. Em 2012, a fundação inaugurou a Lan House para a Terceira Idade – Centro de Treinamento e Inclusão Digital (CTID), onde pessoas com mais de 60 anos de idade podem utilizar os computadores gratuitamente para o que desejar, além de participar de oficinas. Atualmente, a rede tem três unidades em funcionamento, nos bairros do Tatuapé, Mooca e Penha.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira