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12/12/2013 - 09:13

Competitividade: MTur premia municípios do Centro-Oeste

Corumbá está entre as não capitais com maior evolução. A cidade de Goiânia foi destaque em políticas públicas.

Cáceres (MT), Campo Grande e Corumbá (MS), Goiânia e Pirenópolis (GO) obtiveram os melhores resultados entre os municípios da região Centro-Oeste avaliados no Índice de Competitividade do Turismo. O indicador foi criado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Sebrae, para medir o estágio de desenvolvimento dos destinos turísticos do país. As cidades fazem parte de um seleto grupo de 18 municípios premiados com a melhor evolução pelo MTur.

Corumbá está entre as não capitais com a maior evolução no índice geral (9 pontos, comparado com 2011), alcançando 57,7 pontos, em uma escala de 0 a 100. O município também teve o maior progresso em políticas públicas, monitoramento e aspectos culturais. O MTur investiu quase R$ 4,4 milhões na obra de revitalização da estrada parque Pantanal, que dá acesso a hotéis, pousadas, fazendas e restaurantes da região. “São intervenções que melhoram a infraestrutura não apenas para os visitantes, mas para os moradores locais”, disse o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota.

Ainda no Mato Grosso do Sul, a capital Campo Grande teve a maior evolução em serviços e equipamentos turísticos (11,2), alcançando 68,7 pontos. A cidade também foi a que mais avançou em atrativos turísticos (12,4), alcançando 50,9 pontos.

A maior evolução em políticas públicas (21,3) foi registrada na cidade de Goiânia, com 46,1 pontos. Nas variáveis marketing e promoção do destino, as notas da capital goiana e do município de Pirenópolis também se destacaram. Como parte do processo de revitalização do centro de Goiânia, a Vila Cultural recebeu investimentos de R$ 3,9 milhões do MTur. O local dispõe de teatro, espaço para exposição de arte e centro de atendimento ao turista.

No Mato Grosso, o município de Cáceres teve a maior evolução em cooperação regional (12,2), alcançando 54,1 pontos. O indicador revela o progresso do destino em ações de fortalecimento da governança local, planejamento turístico da região e roteirização, por exemplo.

Método de avaliação- Para medir a competitividade dos destinos, o estudo divide os municípios entre capitais e não capitais. São avaliadas 13 variáveis em 65 municípios, incluindo todas as capitas brasileiras. O Índice de Competitividade foi lançado em 2008 e está em sua quinta edição.

As variáveis pesquisadas são: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais, Aspectos Ambientais e Aspectos Culturais. [www.turismo.gov.br].

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