Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/12/2013 - 09:19

Pulgas, animais e humanos: muito além das coceiras...

O verão ainda não começou, mas as fortes temperaturas já causam alguns desconfortos e efeitos no nosso no dia-a-dia. Manter a saúde da família e dos animais nesse período torna-se uma tarefa nada fácil, devido à proliferação das pulgas e a infestação por carrapatos nos animais domésticos.

De acordo com Daniela Fernanda dos Santos, bióloga da ByControl Soluções em Controle de Pragas, o crescimento da pulgas nessa época acontece porque as altas temperaturas aceleram o metabolismo dos insetos, provocando a sua proliferação nos animais e trazendo risco para quem está ao redor.

Além das coceiras - Em um animal, a pulga vive de dois a três dias, alimentando-se do sangue de seus hospedeiros. As coceiras são apenas um sinal da presença dos parasitas nos animais. “O desconforto pode acarretar severos problemas em um animal. A alimentação pelo sangue por um tempo prolongado pode proporcionar um quadro anêmico no animal, pincipalmente, nos filhotes”, alerta Daniela.

Para reconhecer os sintomas nos animais é necessário ficar alerta ao comportamento dos bichos. Caso fiquem prostrados, quietos, fracos e sem apetite, é sinal de alerta, pois a coceira intensa pode fazer com que os animais parem de se alimentar e percam peso.

Além disso, os riscos que esses parasitas trazem nesse período de infestação não é restrita aos seres humanos. “O contato com pulgas pode causar no ser humano uma dermatite, dependendo da sensibilidade da pessoa. A reação vem de uma substância na saliva das pulgas e, algumas reagem a isto mais fortemente que outras”, reforça a bióloga.

Os parasitas podem também transmitir verminoses, como a peste Bubônica e o Tifo Murino. Os carrapatos podem transmitir várias doenças aos animais e aos seres humanos, podendo causar doenças graves e, muitas vezes, fatais. Dentre as mais comuns podemos citar a Babesiose canina, a Erliquiose canina, a doença de Lyme e a febre maculosa.

Cuidados importantes - Segundo Daniela, para evitar a infestação das pulgas é preciso tomar alguns cuidados com os animais e o ambiente de convivência. Nos animais é necessário dar banhos semanais e levar o animal a um pet shop a cada 60 dias. Os shampoos e remédios são boas alternativas para deixá-lo menos atrativo para as pulgas.

No ambiente, é necessário mantê-lo limpo e higienizado, pois as fases de ovo, larva e pupa se desenvolvem em frestas e fendas do ambiente e aceleram quando o local dispõe de umidade. “’Utilizar aspirador de pó ajuda a remover os ovos e pupas das pulgas, assim como lavar o piso e a cama do animal. Além disso, é indicado que o ambiente receba um tratamento preventivo (dedetização) a cada 60 dias, com uma empresa especializada para aplicação de produtos químicos inibidores de crescimento das pulgas e assim garantir a saúde de todos os moradores,” afirma a bióloga.

Perfil - A ByControl é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções inovadoras e personalizadas para o controle das pragas urbanas. Com 15 anos de mercado, e certificada pela ISO 9001, a empresa atua com profissionais qualificados e constantemente treinados para este fim. Além do diagnóstico detalhado do ambiente, oferece planejamento personalizado, monitoramento constante, assistência técnica permanente, além de palestras educativas e utilização das mais modernas tecnologias existentes no setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira