Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/12/2013 - 08:44

Ibmec/RJ e Prefeitura de Niterói firmam parceria em projeto cultural

Ibmec Social, a empresa júnior do Centro de Empreendedorismo Ibmec, no Rio de Janeiro, anuncia o lançamento do Movimento Arte Expressa, em parceria com a Prefeitura de Niterói (RJ). O projeto consiste em iniciar um movimento cultural de valorização artística a partir de intervenções em bancos de madeira da cidade. A iniciativa será apadrinhada por empresas. Durante um ano, o banco que será pintado por um artista plástico, vai enfeitar as ruas da cidade, transformando as ruas da cidade em um museu a céu aberto. A verba será revertida para projetos do Ibmec Social.

A parceria foi formalizada num jantar beneficente, no dia 12 de dezembro(quinta-feira), no Ibmec Centro, que contará com a participação do vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, do presidente do Viva Rio, o sociólogo Rubem César Fernandes e o coordenador do Centro de Empreendedorismo Ibmec (CEI), Marco Aurélio de Sá Ribeiro. Eles promoverão um debate sobre a responsabilidade de cada setor no âmbito social.

Um dos projetos beneficiados será o Abrindo Portas, que foi criado há três anos e dá orientação à jovens provenientes de abrigos do Governo. Semanalmente, a equipe vai à Previ Rio e à Imprensa (Papel Carioca) e promove cursos, orientando a turma sobre carreira, mercado de trabalho, o futuro profissional, além de aulas de inglês e informática aos sábados no prédio do Ibmec. Ao final de cada curso, o aluno recebe certificado de participação.

A Prefeitura de Niterói abrirá um chamado público para cadastrar os artistas plásticos da região. O objetivo é criar um banco com dados desses profissionais, uma vez que haverá prioridade para que eles sejam os responsáveis pela arte no projeto.

Segundo Marco Aurélio Sá, coordenador do Centro de Empreendedorismo Ibmec (CEI), “a proposta é começar o projeto em Niterói e expandir para outras regiões no Brasil, disseminando cultura e criatividade no mobiliário urbano de praças e jardins”.

A expectativa da equipe do Ibmec Social é que em janeiro de 2014 o primeiro banco seja grafitado. A novidade é que além da pintura comum, haverá uma cobertura com um spray especial, contra as pichações. Assim, além de evitar que o trabalho seja destruído por vândalos, o spray também protege contra a ação do tempo (chuva e vento).

A equipe está lançando também um portal com as informações sobre os bancos grafitados. Cada banco de madeira terá um QR code com dados sobre a empresa que o apadrinhou e o artista plástico que fez a arte. Para o futuro, o Ibmec Social tem planos de lançar um livro com foto dos bancos do ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira