Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/12/2013 - 09:06

Belo-horizontinos estão apostando no planejamento dos gastos

Pesquisa da Fecomércio MG aponta que 53,5% pagam suas contas em dia.

A “saúde financeira” dos belo-horizontinos foi analisada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, por meio da Pesquisa de Orçamento Doméstico de Belo Horizonte, feita com 386 pessoas, de 25 a 29 de novembro de 2013. Em relação à situação financeira do consumidor, 44,1% responderam que conseguem planejar o orçamento, índice 5,4% superior ao apurado em outubro.

Entre os entrevistados, 53,5% afirmaram que pagam suas contas em dia, mas não sobra nenhum recurso no final do mês, e 1,9% evidenciaram que recorrem ao cheque especial e ao cartão de crédito.

Já entre os que buscam organizar as finanças, 40,5% planeja os gastos mensais, índice 2,1%, superior ao do mês anterior. Já o planejamento não eficaz representa 28,3% dos entrevistados, com 21,1% o seguindo parcialmente, e 7,2% não seguindo o planejado.

O economista da Fecomércio MG Gabriel de Andrade Ivo enfatiza que o fato do consumidor priorizar o planejamento como forma de garantir segurança no futuro, não diminui o impulso pelo crédito fácil.

Recorrente nas pesquisas, o cartão de crédito ainda é o compromisso que mais pesa no orçamento doméstico representando 62,3%, e a opção de parcelamento é a forma preferida pelos consumidores, com 49,6% das respostas. Em relação às despesas fixas, a conta de água ficou em primeiro lugar, com 27,1%, e, em seguida, alimentação (23,5%) e energia elétrica (20,3%).

Entre os consumidores entrevistados, a maioria (87,4%) pagaria suas contas à vista caso fosse oferecido desconto. Indicativo importante para os empresários dispostos a fortalecer seu caixa, fugir do peso das taxas de administração dos cartões e criar vantagens competitivas frente à concorrência.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira