Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/11/2007 - 10:00

T´Trans ganha concorrência internacional para restauração de 14 bondes

A T’Trans – empresa 100% nacional – venceu a concorrência internacional do Banco Mundial, promovida pela Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro para a restauração de 14 bondes, tendo como concorrente na licitação um consórcio formado por empresas multinacionais, onde o projeto e a maior parte dos equipamentos viriam do exterior. “O resultado da concorrência possibilitou a preservação, não só do patrimônio histórico, mas também do patrimônio tecnológico nacional”, comentou o presidente da T´Trans, Massimo Andréa Giavina Bianchi.

Para a realização dos serviços em sua fábrica na cidade de Três Rios (RJ), a T´Trans contou com uma equipe de 80 colaboradores diretos, além de ter o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), não só para certificar o desempenho mecânico dos truques, mas também o seu projeto.

Para a restauração artesanal das carrocerias, a T´Trans manteve o visual e materiais, conforme o tombamento, e forneceu e instalou sob o estrado dos mesmos, o que há de mais avançado em tecnologia de transporte urbano no mundo. O parque industrial da T´Trans foi mobilizado, inclusive disponibilizando duas marcenarias, além de utilizar equipamentos sofisticados, como por exemplo, o balanceador de truques – único para realização de teste no Brasil.

Segundo o presidente da empresa, os custos de desenvolvimento da cadeia de tração, truque e outros, foram absorvidos pela T´Trans, o que resultou em uma redução no preço de cada bonde, que gira em torno deR$ 1 milhão, para o Estado do Rio de Janeiro.

• O sistema de tração implantado é em corrente alternada com inversores trifásicos e controles microprocessados alimentando motores assíncronos, com mínimas necessidades de manutenção.

• O sistema de freios é de alta segurança, compondo-se de frenagem a disco, frenagem reostática e frenagem de emergência com sapatas magnéticas.

• A T´Trans desenvolveu truques que proporcionam mais conforto e segurança aos passageiros.

Ultimados os testes operacionais, pois os testes estáticos foram concluídos com sucesso, a cadência de entrega poderá chegar a dois ou mais por mês, dependendo da alocação de recursos para esse projeto.

História - Os tradicionais bondinhos já compõem o visual da Cidade Maravilhosa desde 1896 quando foi implantado o sistema eletrificado, no bucólico bairro de Santa Teresa.

Por serem bens de importância histórica, foram tombados pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Cultural (INEPAC), que controla todas as intervenções a serem feitas nos mesmos.

Sendo um meio de transporte de grande importância para a Comunidade de Santa Teresa, sua restauração deveria ser feita com o critério de maior segurança para os passageiros, tendo em vista que os equipamentos de tração e frenagem utilizados encontravam-se totalmente obsoletos, pois eram da época de sua implantação.| Por: Simefre

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira