Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/12/2013 - 07:45

Gestão Integrada da Saúde desacelera elevação dos custos da Oi com a saúde de seus funcionários

Índices do mercado ficaram acima daquele registrado pela empresa de telefonia.

Há cerca de três anos a Oi contratou o serviço de Gestão Integrada da Funcional, um projeto para a integração estruturada de dados em saúde com o objetivo de avaliar o perfil de saúde de todos os colaboradores e dependentes, e orientar ações para sua melhor gestão. As análises são baseadas na integração de dados oriundos dos planos de saúde, odontologia, medicina ocupacional, absenteísmo, benefício medicamento, benefício vacina, programas de qualidade de vida.

Após os primeiros estudos do perfil de saúde da população, a equipe técnica da Oi optou pelo início do Programa de Vida Saudável, sob coordenação da Funcional, que é um programa de gerenciamento populacional com foco em doenças crônicas e condições de risco à saúde. Atualmente o programa monitora 1800 colaboradores e dependentes da Oi, e seus resultados positivos já foram apresentados em dois congressos internacionais de saúde, no ISMA 2012 e no Qualihosp 2013.

Além dos benefícios diretos obtidos através do Programa de Vida Saudável, a Gestão Integrada da Funcional tem também proporcionado à Oi importante ajuda na gestão das despesas assistenciais. “Este ano a Oi conseguiu desacelerar a evolução dos custos com a saúde de sua população”, afirma o Dr. Gustavo Guimarães, médico e diretor técnico da Funcional. De acordo com o executivo, entre 2009 e 2012, a elevação dos custos assistenciais per capita da Oi foi de apenas 5,12%, enquanto o IPCA foi de 6,08%, o FIPE-Saúde 6,36%, a ANS 7,42% e o IPCA-SLH (subgrupo do IPCA referente aos custos de serviços laboratoriais e hospitalares) 8,28. “O resultado mostra, de forma palpável, a eficácia de programas corporativos em saúde e, mais que isso, reafirma a importância da análise integrada das informações dos diferentes benefícios em saúde oferecidos pelas empresas no Brasil”, explica Guimarães.

O diretor técnico da Funcional conta que, para alcançar este resultado, as equipes de Saúde Ocupacional e de Benefícios da Oi utilizaram o sistema de Gestão Integrada da Funcional e sua equipe consultiva para melhor compreender a dinâmica dos serviços de saúde, no campo individual e coletivo. “Assim, pudemos melhor compreender situações críticas e apresentar soluções para potencializar a interação e os resultados dos diferentes serviços de saúde oferecidos pela Oi.” Ele lembra que a tecnologia tem papel importante em todo o processo. “Dispomos de sistemas exclusivamente voltados à integração e consolidação dos todos dados coletados. As informações resultantes desse processamento são trabalhadas para apoiar o cliente em seu planejamento, definir ações e obter economia”, afirma o executivo.

“Aumentando a eficácia dos investimentos feitos pelas empresas na saúde de seus funcionários e dependentes, a Funcional contribui para que as suas demandas internas na área de saúde sejam atendidas com custos realistas”, assegura Guimarães.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira