Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/12/2013 - 08:10

Grupo de Atendimento reúne Dream Team no Brasil


Marcelo Passos, presidente do GA

Primeira edição do GA Summit, realizado em São Paulo, levou mais de 450 profissionais de atendimento para o evento. Apresentações da McCann Melbourne (Austrália), Ogilvy Brasil e a dobradinha de Pereira&O’Dell e Intel apresentaram os cases mais premiados do mundo sob o ponto de vista do atendimento.

São Paulo – O dia 12 de dezembro foi um marco para os profissionais de atendimento do Brasil. Pela primeira vez um evento 100% voltado para a área reuniu os cases mais premiados do mundo para serem discutidos sob um ponto de vista que até então não tinha entrado na pauta: o atendimento. Para abrir o evento, o economista Eduardo Giannetti falou sobre o “Valor do Amanhã”, apresentando um panorama do setor de comunicação a partir de uma correlação entre o mercado e a macroeconomia. Giannetti ainda levantou importantes pontos sobre a realidade econômica para os próximos anos, as oportunidades e os desafios das marcas e agências.

Adrian Mills, diretor de atendimento da McCann Melbourne – Austrália, apresentou a palestra “A Verdade Bem Contada” para falar dos bastidores da campanha Dumb Ways to Die, que já levou 28 prêmios no Festival Internacional de Criatividade de Cannes e é a recordista em troféus no evento. Adrian deu uma aula sobre relacionamento entre agência e o cliente e contou sobre todo o processo de aprovação. Entre as curiosidades levantadas, a mais interessante foi a quantidade das versões da música até chegar na final: 39. “Tínhamos o grande desafio de tornar um assunto tão importante e de tão grande relevância em algo que as pessoas gostassem e compartilhassem. Além disso, temos a sorte em ter um cliente inteligente e muito parceiro, que acreditou na nossa ideia e participou ativamente de todo o processo”, conclui Mills.

“Retratos da Real Beleza”, para Dove, o case brasileiro que encantou o mundo – e não somente na publicidade – foi representado à altura por Fernando Musa, CEO e Anselmo Ramos, VP de Criação, que encantaram ainda mais quem estava na palestra. Em onze passos, Anselmo falou sobre como ‘ganhar seu próprio grand prix de Titanniun’ e defendeu a força da publicidade brasileira. Musa abordou a importância do trabalho em equipe e valorizou a presença de todos os profissionais envolvidos na campanha. “Temos plano de incentivo dentro da agência e acreditamos que todos devam estar em premiações como as de Cannes”, comenta o executivo. Para Anselmo, “quando as ambições se encontram, dá certo” e por isso que a campanha deu tão certo. “Quando uma campanha sai da nossa esfera e vemos os comentários espontâneos nas redes sociais, conseguimos ter ideia do sucesso do nosso trabalho”, finaliza Anselmo.

Gary Theut, VP de Atendimento da Pereira&O’Dell, dividiu o palco com Billie Goldman, gerente de Marketing da Intel, ambos de São Francisco, para apresentar o case “The Beauty Inside”. O case que levou três Grand Prix no Festival Internacional de Cannes de 2013 e um Emmy, lançou a ideia do gênero de ‘filme social’, apresentado pela primeira vez em 2011 com “The Inside Experience”. A apresentação abordou o desenvolvimento do case, que teve seu ponto culminante no pedido de briefing: “queremos ser cool”. E a solução, encontrada em parceria com o cliente, foi criar algo em que houvesse conteúdo de qualidade, interação social e a participação ativa do público. Daí nasceu a ideia do ‘filme social’, uma nova forma de conteúdo para o público, que se envolveu com o projeto e conversou com o filme. Com mais de 50 milhões de views, o filme foi traduzido para oito idiomas.

O evento teve o encerramento de Kevin Allen, que lança este mês no Brasil o livro “O Briefing atrás do Briefing”. Kevin contou curiosas histórias para apresentar a verdadeira missão do profissional de atendimento. “Precisamos descobrir o verdadeiro briefing que o nosso cliente quer passar. Temos que ter um pouco de detetives e de psicólogo para sermos um atendimento de excelência”, analisa Kevin. Para ele, o cargo de diretor de atendimento deveria ser substituído por “Líder”, porque é o líder que as pessoas seguem, confiam e acreditam. E essa é a relação que o cliente tem que ter com o seu atendimento. Kevin defende o uso do mantra “se você não pede, jamais terá” e elege três atitudes que todos os profissionais de atendimento devem ter:

1. Ambição genuína | 2. Credo – aquilo em que você acredita. E que a marca acredita.|3.Seu núcleo, sua essência. Aquela pessoa que você realmente é.

Gary Theut, VP de Atendimento da POD, analisou o setor de atendimento e acabou fazendo um pedido para Marcelo Passos, presidente do GA. “Sempre fui profissional de atendimento e penso diariamente na minha carreira como algo que me dá muito orgulho. Por isso gostaria de parabenizar a iniciativa do Grupo de Atendimento e pedir que levem o evento para os Estados Unidos”, Gary Theut.

Marcelo Passos, presidente do GA, faz um balanço muito positivo do evento. “Estamos na véspera do Natal, numa época em que o fechamento do ano é a principal pauta. E mesmo assim enchemos o teatro da FAAP com mais de 450 pessoas vindas de diversas cidades do País. E levamos a eles os três principais cases do ano sob a lente do atendimento, algo inédito mundialmente”, comenta.

Passos ainda faz um levantamento sobre o conteúdo apresentado durante todo o dia. “Hoje vimos a importância deste trabalho em grupo, com campanhas lideradas pelo atendimento e que envolvem a agência inteira. Um ponto muito importante em comum todos os cases é que hoje conseguimos fazer sucesso em diversas frentes, não somente com um grande filme de televisão ou uma campanha impressa”. Para ele, “o atendimento tem que ser um comandante, um maestro que aponte a direção e que seja o porto seguro da equipe. Que lidere todo o movimento dentro da agência para conseguir colocar uma ideia inédita no ar”.

No balanço geral, a análise é de que “o começo foi um ‘presta atenção’, o final foi uma motivação e o meio foi uma grande inspiração para todo mundo ver que dá pra fazer coisa boa”, finaliza Passos. Para o próximo ano o Grupo de Atendimento anuncia a parceria com a Disney, que levará uma turma de 25 profissionais para aprenderem, com quem melhor sabe atender, seus os bastidores, cultura e valores. O GA também terá os cursos de Gestão de Negócios nos dois semestres.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira