Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/12/2013 - 08:15

Fim de ano: uma boa época para começar a ficar rico

O Economista Richard Rytenband propõe um projeto de construção de riqueza e afirma que fazer o planejamento dos gastos do 13º é pouco para quem quer garantir a tranquilidade financeira em 2014.

Com o fim do ano chegando, vem o décimo terceiro salário e a inevitável angústia de acertar ou não as contas. Educadores financeiros se movimentam para aconselhar o trabalhador a usar da melhor forma o dinheiro extra, ensinam a planejar as despesas e a controlar os gastos para recuperar a vida financeira. Mas só adiam o problema, porque em Janeiro as taxas e impostos já começam, de novo, a mexer no orçamento.

O economista e especialista em investimentos e métodos quantitativos, Richard Rytenband, diz que só uma mudança no modelo de pensamento irá interromper esse círculo vicioso e levar a pessoa a um novo patamar na sua vida financeira.

"Não basta focar no controle de despesas e investir. Constrói-se riqueza aumentando as fontes de renda com despesas controladas. Contudo a maioria dá atenção em demasia em como “gastar” e esquece-se de como aumentar sua renda”, destaca.

O economista afirma que é fundamental para a pessoa que se propõe a um projeto de construção de riqueza não só equilibrar as finanças.

“Neste processo de construção de riqueza, independentemente das metas, é necessário se tornar um empreendedor e investidor ao mesmo tempo. O lado empreendedor deve estar atento às demandas e problemas da sociedade, enquanto o investidor sempre em busca das melhores oportunidades no mercado financeiro. Desta combinação surgirão negócios lucrativos e uma carteira de ativos financeiros cada vez maior”.

E o mais importante é que, segundo o especialista, para construir riqueza é possível sim começar do zero.

“Ao contrário do que a maioria acredita a economia não é um jogo de soma zero, em que alguém só enriquece a custa da pobreza alheia”, afirma.

Perfil - Richard Rytenband, economista pela PUC-SP e tem MBA em Gestão Financeira com ênfase em Investimentos e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É também palestrante e Professor de Economia e Finanças. Comprou sua primeira ação na bolsa de valores com 14 anos e desde então tem atuado no mercado financeiro. É credenciado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para divulgar análises de valores mobiliários, seja no âmbito técnico ou fundamentalista. Possui certificações do mercado financeiro da Ancord, Anbima: CEA; ICSS: Todas; Apimec: Gestor de RPPS, Anbima CPA-20, todas da BM&F e CNPI-P da Apimec. Cofundador e Coordenador Pedagógico da InfoPRO Timos e Timos ®. É o criador e produtor, ao lado de Felipe Okazaki, dos jogos educativos: “A Pequena Grande Crise (2008), A Pequena Grande Crise 2: A Ameaça Agora é Outra (2012) [www.apequenagrandecrise.com.br]e Ciladania [http://www.ciladaniasp.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira