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14/12/2013 - 08:41

Designers independentes adotam novos meios de pagamentos e aumentam vendas

Programa Cashless Pioneers da MasterCard destaca como empresários da América Latina e Caribe aquecem seus negócios por meio da aceitação de pagamentos eletrônicos.

São Paulo – Como parte da contínua missão de expandir a aceitação dos meios de pagamentos eletrônicos como uma alternativa ao papel moeda, a MasterCard apresenta uma nova série de vídeos da campanha global Cashless Pioneers, onde comerciantes relatam o impacto que os pagamentos eletrônicos tiveram na rotina de seus negócios.

Os novos vídeos apresentam designers independentes na América Latina e no Caribe (Brasil, Costa Rica e Colômbia) que aderiram ao crescente grupo de microempresas em economias de países emergentes que estão se adaptando para atender a maior demanda dos clientes por alternativas mais eficientes e convenientes para efetuar compras. São os empresários que passaram a oferecer opções de pagamento além do dinheiro vivo por meio do celular, internet e os tradicionais cartões. “Os consumidores estão acostumados com a facilidade e velocidade dos pagamentos eletrônicos e como resultado começam a ver o uso do dinheiro como um meio ineficiente, inseguro e lento”, comenta Ricardo Ibarria, vice-presidente Sênior Regionalde Aceitação para a América Latina e Caribe da MasterCard.

“Ao redor do mundo novas tecnologias estão democratizando o acesso a pagamentos eletrônicos para consumidores e vendedores; então, conforme progredimos para uma sociedade cada vez mais “sem dinheiro”, os comerciantes que não acompanharem este movimento acabarão ficando para trás”. Ibarria também destacou que quando os meios eletrônicos de pagamentos são aceitos, os consumidores tendem a gastar mais. Ao aceitar pagamentos por cartão, os empresários podem: .Aumentar o número de vendas e clientes que eles atendem | .Aumentar a segurança dos seus clientes, já que não precisam ter tanto dinheiro vivo em mãos, reduzindo o risco de assaltos|.Melhorar a experiência do cliente oferecendo diversas opções de pagamento.

Os relatos a seguir refletem como os novos três “Cashless Pioneers” ultrapassaram seus concorrentes e fortaleceram seus negócios ao aceitarem pagamentos ‘sem dinheiro’: . Ana Leo é uma designer independente de biquínis do Rio de Janeiro, que trabalha em casa e decidiu aceitar pagamentos por meio de um aplicativo em seu telefone celular. Os novos dispositivos que permitem aceitar pagamentos desenvolvidos para celulares e aparelhos eletrônicos como tablets transformaram os usuários de aparelhos móveis em microempresários. Neste caso, aceitar pagamentos por celular permitiu à Ana a conveniência de não precisar de um terminal de ponto de vendas (POS), pois ela só precisa ter sinal de celular para efetuar uma transação. O processo para aceitar pagamentos por este meio foi muito fácil: ela entrou em contato com seu banco, habilitou o serviço em seu aparelho celular e já estava apta para usar o sistema. Ana também notou que ao oferecer um meio de pagamento eletrônico aos seus clientes, esta conveniência se converteu em confiança e seus clientes acabaram adquirindo mais itens, o que gerou mais lucro para ela.

.Carlos Mirque é um microempresário da Colômbia que desenha e vende acessórios fabricados com “molas” (um tecido típico das tribos Kuna)na feira de artesanato de Usaquen, em Bogotá. Quando Carlos começou a vender moda mola na feira de artesanato ele só aceitava pagamento em espécie e tinha que recusar muitas vendas. Em função desta inconveniência, Carlos decidiu pedir um terminal POS para começar a aceitar pagamentos eletrônicos. Quando ele começou a aceitar cartões de crédito e débito, ele conseguiu aumentar suas vendas em 50%. Agora, sua barraca de artes em “molas” não só é reconhecida pela alta qualidade dos seus sapatos, bolsas e acessórios feitos manualmente, mas também por ser um pioneiro em soluções de pagamento eletrônico na feira de artesanato.

.Caterina Fuscaldo, uma designer local da Costa Rica que abriu sua empresa vendendo itens de arte em vidro. Caterina decidiu abrir sua empresa para poder passar mais tempo com a sua família. A designer expõe seu trabalho em diversas feiras na Costa Rica, onde muitos dos seus clientes são turistas que não andam com dinheiro, e a necessidade de aceitar cartões passou a ser cada vez mais importante para ela aumentar seus negócios. Atualmente, 70% das suas vendas são pagas com cartões de crédito. Isto significa que Caterina também tem a flexibilidade de gerenciar seus negócios de casa, incluindo as finanças e contabilidade da empresa, sem precisar ir ao banco para fazer depósitos.

Pograma Cashless Pioneers-A MasterCard lançou o programa Cashless Pioneers em 2011 como forma de destacar comerciantes mundo afora que estão fortalecendo seus negócios e proporcionando melhores serviços aos seus clientes por meio da aceitação de pagamentos eletrônicos. Desde então, a campanha global já contou com mais de dez histórias da América Latina e Caribe.

A MasterCard (NYSE: MA)[ www.mastercard.com] é uma empresa de tecnologia na indústria global de pagamentos. Operamos a rede de processamento de pagamentos mais rápida do mundo, conectando consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da MasterCard tornam as atividades diárias de comércio - tais como fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerir as finanças - mais fáceis, seguras e eficientes para todos.

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