Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2013 - 09:05

Walmart inaugura o primeiro hipermercado com iluminação 100% LED do país

Com um investimento de R$39 milhões, loja que inaugura em 17 de dezembro (terça-feira), será responsável por gerar 500 empregos, entre diretos e indiretos, na região. Localizado na cidade paulista de Indaiatuba, a empresa inova seu projeto de loja ecoeficiente ao desenvolver novas soluções de iluminação LED.

O Walmart Brasil inaugura nesta terça-feira, 17 de dezembro, em Indaiatuba (SP), o primeiro hipermercado com iluminação 100% LED do País. O projeto inovador do Walmart Brasil amplia as iniciativas sustentáveis de uma loja ecoeficiente, será responsável por gerar uma economia superior a 27% em iluminação e por diminuir os custos de manutenção do estabelecimento. Fruto de um investimento total de R$ 39 milhões, as novidades do Walmart de Indaiatuba fazem parte de um programa global da empresa que visa o aumento da eficiência energética em suas unidades.

O Brasil concentrará o maior investimento do Walmart global em substituição de tecnologia por opções que consomem menos energia. Faz parte deste investimento a adoção da tecnologia LED. Até 2015, serão 200 lojas.

“Abrir um novo hipermercado com iluminação 100% LED foi um desafio. Não havia soluções disponíveis no mercado. Foi necessário desenvolver luminárias e sistemas LED sob medida para o Walmart de Indaiatuba. O projeto foi desenvolvido por profissionais das áreas de design e compras do Walmart, em conjunto com a Philips”, detalha Marcio Panassol, diretor geral de compras indiretas do Walmart Brasil.

A adoção de sistemas LED foi responsável por um investimento 40% maior em relação à iluminação convencional de um hipermercado. O retorno do investimento (ROI) esperado é de aproximadamente de quatro anos.

“Entre os custos com utilidades de uma loja, a energia elétrica é a que apresenta a maior participação (76%), seguida por água (10%), diesel para gerador (9%) e gás (5%). Analisando apenas os gastos com energia elétrica, a refrigeração é responsável por 38% do total, ar condicionado com 34% e iluminação, 15%. Ao adotar o sistema LED de iluminação em 100% da loja, o Walmart espera reduzir 190 mil Kwh em um ano no consumo de energia elétrica em iluminação no hipermercado de Indaiatuba em relação a uma loja com iluminação tradicional. Como as lâmpadas LED têm uma vida útil em média três vezes maior, vamos reduzir também o custo operacional de manutenção”, acrescenta Bruno Vaz, diretor de projetos e design do Walmart Brasil.

Desde 2011, o Walmart adota a iluminação LED nos estacionamentos e câmaras frias em algumas de suas lojas. Em Indaiatuba, o LED está presente em todos os setores, inclusive dentro dos refrigeradores e freezers da área de venda. “Lâmpadas LED são mais eficientes em ambientes refrigerados em relação às tradicionais”, observa Bruno Vaz.

Perfil - O Walmart de Indaiatuba gerou 187 empregos diretos e 300 indiretos. Conta com cerca de 7,9 mil m² de área construída, 5,2 mil m2 de área de vendas, 25 checkouts e 290 vagas de estacionamento. O hipermercado será inaugurado no dia 17 de dezembro.

Essa será a vigésima loja inaugurada pela rede neste ano. Até dezembro, o Walmart irá inaugurar um total de 22 novas lojas e reformar mais de 40 unidades, representando investimentos de cerca de R$ 1 bilhão em 2013.

Oferecerá ao consumidor de Indaiatuba e região um sortimento de mais de 65 mil itens entre alimentos e não alimentos, organizadas em diversas seções como eletroeletrônicos, alimentos, bebidas, mercearia, laticínios, açougue, peixaria congelada e fresca, têxteis (confecção e cama, mesa, banho), utilidades domésticas, brinquedos, papelaria, ferramentas, CDs e DVDs, pets, produtos para limpeza e jardinagem, camping etc. A loja contará também com serviço de fotocenter e farmácia.

Como em todo o Brasil e nos 27 países em que atua, o Walmart aplicará também em Indaiatuba o modelo de negócio chamado Preço Baixo Todo Dia, por meio do qual os clientes encontram preços mais baixos do que a média do mercado e mais estáveis. Com o PBTD o consumidor encontra uma cesta de compras mais barata sempre e não apenas poucos itens com promoções pontuais.

“Isso representa uma série de vantagens para os consumidores, como a liberdade de escolher qualquer dia da semana para ir às compras, com a certeza de encontrar sempre produtos frescos e de qualidade, e redução na fila dos caixas, já que não há mais necessidade de ir ao supermercado em dias específicos de promoção”, explica Oracir Cadete da Silva, diretor Walmart Indaiatuba.

O Walmart garante à população ainda o compromisso de uma operação mais sustentável. Desde dezembro de 2008, todos os novos hipermercados da rede contemplam iniciativas sustentáveis em sua construção; o que as denomina como uma unidade ecoeficiente. Dentre elas há a busca por uma correta gestão dos resíduos sólidos, de eficiência energética e do uso da água com o uso de lâmpadas e de sistemas inteligentes de iluminação, como LED, modernos sistemas de refrigeração e ar-condicionado, torneiras com fechamento automático, sistema próprio de tratamento de esgoto entre outros. A estação de reciclagem faz parte das iniciativas e estimula os clientes à uma correta destinação de seus lixos.

A responsabilidade social faz parte dos pilares da empresa e o desenvolvimento local é outro destaque da unidade de Indaiatuba, com o programa Clube dos Produtores. O programa viabiliza a comercialização direta da produção da agricultura familiar nos mais de 500 supermercados da rede e conta com crescimento de 15% ao ano nos últimos cinco anos. O Clube dos Produtores começou comprando R$ 650 mil em produtos no primeiro ano e saltou para R$ 150 milhões em 2012.

“No Walmart Indaiatuba, contamos ainda com os produtos típicos da região. Ao todo, são mais de 50 fornecedores locais, somando mais de 1300 itens regionais”, revela o diretor da loja.

Walmart de Indaiatuba, Av. Filtros Mann, 411, Indaiatuba (SP).

O Preço Baixo Todo Dia - PBTD - é a filosofia de preços do Walmart no mundo, lançada no Brasil em 2011. Envolve desde a renegociação de contratos com os fornecedores até a redefinição de sortimento das lojas e a maneira de atender e expor os produtos nas gôndolas. Com o PBTD, as lojas têm uma cesta de compras mais barata sempre e não apenas poucos itens com promoções pontuais. O PBTD é uma filosofia de negócio inédita no Brasil. Começamos baixando o preço de 2 mil itens e hoje já temos mais de 10 mil produtos nas lojas com preços renegociados, mais baratos que a média do mercado. Comprovação – Pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha (detalhes sobre elas podem ser obtidos em www.walmartmenorpreco.com.br) comprovaram que o Walmart Brasil reúne, efetivamente, os preços mais baixos. O levantamento feito em outubro em 55 hipermercados da rede em 17 capitais, e em no mínimo dois concorrentes diretos na mesma área de influência de cada loja, considerou até 300 dos itens mais consumidos pelos brasileiros: os resultados mostraram que a empresa apresentou os menores preços em 92% dos estabelecimentos pesquisados.

O Walmart Brasil opera hoje com 550 unidades e 81,5mil funcionários em 18 estados brasileiros (+ Distrito Federal). São 9 bandeiras entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e BIG), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam’s) e lojas de vizinhança (TodoDia). O faturamento da empresa no Brasil em 2012 foi de R$ 25,9 bilhões em 2012, o que representa 10,7% de crescimento em relação ao ano anterior. [www.walmartbrasil.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira