Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2013 - 07:49

Indústria de petróleo e gás vai diversificar para enfrentar a lacuna de talentos em 2014 ,prevê NES Global Talent

Foco intensificado em recrutar mulheres para o trabalho na indústria e um maior ímpeto em utilizar as competências transferíveis dos ex-militares. Oriente Médio, América do Norte, Ásia e África permanecem sendo pontos cruciais de petróleo e gás, a atividade diminui ligeiramente no Brasil, mas a calmaria não vai durar muito tempo. No momento, todos os olhares voltam-se para o México, como nova área de oportunidade. Na América do Norte, Houston permanece ocupada com atividade no Alasca e Nova Orleans acelera, enquanto há uma grande quantidade de projetos de oleodutos/gasodutos aguardando aprovação no Canadá. Projetos de xisto continuam a aumentar gradualmente. No Reino Unido, planos nucleares poderão intensificar a guerra por talentos na engenharia. Empresas de petróleo e gás contratam mais mão de obra permanente, enquanto a necessidade por conteúdo local continua.

A NES Global Talent, especializada em mão de obra técnica, espera que haja um foco mais nítido em recrutar mulheres na indústria de petróleo e gás em 2014, assim como acredita que a guerra por talentos continuará a se intensificar.

"Como estamos todos fortemente cientes, apesar de constituírem a metade da força de trabalho, as mulheres têm sido tradicionalmente sub-representadas no setor da engenharia de petróleo e gás", disse Simon Coton, diretor gerente da NES Global Talent. "Embora muito esteja sendo feito para incentivar as mulheres jovens a estudar ciência, tecnologia, engenharia e matemática, esta disparidade de gênero continua a existir. Temos ouvido histórias de clientes que não querem divulgar os nomes das mulheres que trabalham em suas empresas, por medo que elas sejam atraídas por empresas rivais. Além disso, ex-militares tem o potencial para ajudar a cobrir esta lacuna de talentos, dado o leque de competências transferíveis que eles têm, e esta é uma área que estamos vendo um interesse crescente dos clientes."

Simon acrescentou que o Oriente Médio, em particular o Iraque e os Emirados Árabes Unidos, Houston na América do Norte, Coreia do Sul e China na Ásia, e Angola e Nigéria na África, permanecerão sendo pontos cruciais para exploração, produção e atividades de construção, com uma série de novas oportunidades que se apresentarão em todas estas regiões.

"O mercado no Brasil diminuiu devido a uma série de questões bem divulgadas, mas a atividade com certeza irá crescer no ano que vem", disse Simon. "Estamos vendo um aumento na atividade de petróleo e gás relacionada com estaleiros, o que é positivo e significa que há empregos disponíveis para pessoas com competências transferíveis, e com a Copa do Mundo de futebol sendo realizada no país no ano que vem, há muitas atividades acontecendo. A calmaria não vai durar muito."

"Com algumas das maiores reservas de xisto e offshore do mundo, todos os olhos estão atualmente voltados para o potencial maciço de recursos do México. Um punhado de empresas já deram os passos iniciais para se registrarem no país, na expectativa de maior participação do setor privado nos próximos anos, e dependendo do resultado das reformas futuras no campo da energia, esta será uma região para ser observada em 2014."

Simon declarou também que em outros lugares na América do Norte a NES Global Talent está prevendo aumento da atividade, como o Golfo do México, incluindo Nova Orleans, onde a empresa recentemente abriu um novo escritório, e no Alasca. "Também no Canadá, se os grandes projetos de oleodutos/gasodutos como o Energy East Pipeline e o Northern Gateway receberem a luz verde, então as coisas vão ficar muito movimentadas rapidamente," acrescentou.

No Reino Unido, a primeira usina nuclear a ser construída em 20 anos, Hinkley Point C, está programada para ser finalizada em 2023, criando mais de 25.000 empregos. "Este acordo é fantástico em termos de criação de emprego, mas também impactará a disponibilidade de talentos para a indústria de petróleo e gás. Existem tão poucos engenheiros capacitados para trabalharem pelo mundo e a indústria nuclear poderá se ver enfrentando uma crise de talentos semelhante a que está sendo experimentada pelo setor de petróleo e gás", complementou Simon.

“A fim de manter em seus quadros os trabalhadores qualificados, as empresas internacionais de petróleo e gás estão recrutando mais pessoal permanente do que nunca, e essa é uma tendência que esperamos que continue em 2014. A capacidade de atrair e reter o recurso humano local é crucial para o sucesso de nossos clientes e nós estamos reestruturando nosso negócio para assegurar que continuemos a atrair e colocar um número cada vez maior de trabalhadores permanentes”.

Perfil da NES Global Talent- Fundada em 1978, a NES Global Talent é uma premiada empresa, especialista em recursos humanos, que já empregou mais de 70 diferentes nacionalidades em 69 países, nos segmentos de petróleo e gás, energia, e infraestrutura, em todo o mundo.

Nossa proposta de valor – soluções de recursos humanos garantidas, projetadas a partir de um grupo global de talentos e por consultores especializados na disciplina – demonstra nosso compromisso de oferecer um serviço diferenciado. Nossos consultores são especialistas nas suas disciplinas, e, portanto, compreendem plenamente os papéis que desempenham, e nossa rede com mais de 40 escritórios se espalha pela Europa, África, Américas, Ásia, Austrália e Oriente Médio, o que indica que estamos presentes onde quer que nossos clientes necessitem de nossa colaboração.

Oferecemos uma gama de serviços adicionais para apoiar nossos contratantes em suas atribuições, serviços estes que incluem seguro de saúde global, vistos, segurança, apoio em viagens e mobilização, bem como garantia de folha de pagamento aos nossos candidatos e garantia de qualidade para nossos clientes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira