Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2013 - 07:49

Natura amplia opções de Transporte Sustentável


Empresa implanta projeto-piloto em quatro cidades brasileiras até o fim de 2013.

O compromisso da Natura com a sustentabilidade permeia todas as esferas da companhia. A otimização de processos, a diminuição da emissão de gases estufa e a redução do consumo e do desperdício de insumos são algumas das iniciativas da empresa a favor de práticas cada vez menos nocivas ao meio ambiente. O mais novo movimento feito nesse sentido é a ampliação do uso de transportes sustentáveis nas operações logísticas.

A Natura já contava com alguns veículos movidos a etanol, como dois caminhões para transportar produtos entre a fábrica em Cajamar (SP) e os centros de distribuição (HUB e CDSP) da empresa, e um ônibus fretado que leva parte dos seus funcionários de São Paulo até sua sede no interior paulista. A novidade agora é o uso de veículos elétricos como carros para carga, triciclos e bicicletas nas entregas dos produtos às consultoras. Até o fim de 2013, estarão em operação nove veículos verdes distribuídos em diferentes cidades como São Paulo, Campinas, Curitiba e Rio de Janeiro. Esse número deve aumentar em 2014, segundo Ricardo Faucon, diretor de serviço ao cliente da Natura.

Ainda em fase de teste, a iniciativa conta com a parceria de empresas engajadas em trazer os veículos elétricos para a realidade brasileira. No Rio de Janeiro, a Natura conta com a FedEx Express para fazer suas entregas com veículo elétrico. A iniciativa da companhia de transporte expresso de introduzir veículos elétricos na operação brasileira faz parte de seu programa global de sustentabilidade desenhado para conduzir seu compromisso ambiental nas comunidades onde atua. Em Campinas, o carro sustentável da marca Renault faz parte do programa de Mobilidade Elétrica da CPFL, realizado no âmbito de P&D da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)- que busca viabilizar a utilização de veículos elétricos em frotas empresariais nas cidades brasileiras, nos próximos cinco anos. Em São Paulo, Curitiba e Campinas, as transportadoras Direct e Dias Entregadora são responsáveis pelas bicicletas e triciclos elétricos, respectivamente. Com o apoio desses parceiros, a Natura passa a ser a primeira empresa a colocar em operação veículos elétricos para transporte de cargas no Brasil.

O projeto inovador possui duas metas claras: a eficiência operacional, que visa aumentar o número de entregas por dia com a mesma frota, e a redução da emissão de CO2, meta atrelada ao objetivo macro da Natura de reduzir em até 33% as emissões relativas de GEE (gases de efeito estufa).

Atualmente o setor de transporte de produtos corresponde a 15% das emissões totais da companhia. “Três bicicletas elétricas ou um triciclo substituindo um carro a álcool com consumo mensal de 200 litros reduzem em até 98% as emissões de CO2. Já um carro elétrico modelo Renault Kangoo Z.E., substituindo um carro a gasolina com consumo mensal de 250 litros, reduz em até 85% as emissões do mesmo gás”, explica Denise Alves, diretora de sustentabilidade da Natura.

“As bicicletas e triciclos elétricos foram avaliados como ótimas opções para o aumento da capilaridade da frota, possibilitando maior rapidez e eficiência nas entregas de porte pequeno em regiões com dificuldade de estacionamento, enquanto veículos de cargas elétricas tem a finalidade de fazer entregas em regiões com maiores números de pedidos”, conta Faucon. “Na cidade de Campinas, por exemplo, as bicicletas elétricas farão também entregas referentes à Rede Natura, projeto- piloto da Natura, no qual cada consultora tem a oportunidade de ter sua própria página de vendas na internet. Pelo fato da Rede concentrar pedidos de pequeno porte, que são entregues diretamente para a consumidora final, a bicicleta se torna uma ótima alternativa”, completa o executivo.

Rede Natura - Tendo em mente que a internet pode potencializar a geração de negócios e proporcionar uma experiência de compra diferenciada, a Natura criou a Rede Natura, projet- piloto no qual cada consultora Natura tem a oportunidade de ter sua própria página na internet permitindo aos consumidores comprar produtos de um jeito prático: a qualquer hora do dia, com novas opções de pagamentos e uma entrega ágil e segura – a própria Natura realiza a entrega no endereço escolhido pelo cliente em até dois dias úteis.

Segundo José De Luca, diretor responsável pela implantação do projeto, a Natura identificou a oportunidade de propor uma significativa evolução em seu modelo de negócios utilizando a internet. “Queremos reforçar o papel dos nossos consultores e oferecer mais uma opção para nossos consumidores”, conta o executivo.

Por enquanto, a Rede Natura atende exclusivamente a cidade de Campinas e em São José dos Campos. “Estamos na primeira versão do Projeto e em um ambiente de aprendizado constante. Teremos todo o cuidado para garantir que nossa relação com nossas consultoras e delas com seus consumidores seja preservada e avance, gerando valor para todas as partes. A Rede Natura é um grande passo na evolução do modelo de venda direta”, afirma De Luca.

Natura - Fundada em 1969, a Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, com uma receita líquida anual superior a R$ 6,3 bilhões. A companhia conta com quase 7 mil colaboradores, que atuam nas operações do Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França. A paixão pelas relações fez a companhia adotar a venda direta como modelo de negócios e atualmente reúne mais de 1,5 milhão de consultoras, que disseminam a proposta de valor da empresa aos consumidores.

A Natura acredita na inovação como um dos pilares para o alcance de um modelo de desenvolvimento sustentável. No ano passado, destinou R$ 154 milhões em inovação e lançou 104 itens. Este investimento fez com que a empresa atingisse um índice de inovação, percentual da receita proveniente de produtos lançados nos últimos dois anos, de 67,2%. Por conta da atuação consistente ao longo de anos num comportamento empresarial alinhado com a sustentabilidade, a Natura foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, como a segunda empresa mais sustentável do mundo – e primeira do hemisfério sul – no ranking Global 100, da organização canadense Corporate Knights.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira