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18/12/2013 - 08:21

Uma comunidade quilombola do Ceará pelo desenvolvimento e educação integral

A comunidade quilombola de Alto Alegre, no município cearense de Horizonte, foi protagonista nos últimos três anos de uma experiência pioneira em educação integral no cenário das comunidades remanescentes de quilombo no Brasil. As crianças de Alto Alegre foram participantes ativas do Projeto Hora do jogo, um dos sete projetos apoiados entre 2011 e 2013 pelo Fundo Juntos pela Educação, como parte do Programa pela Educação Integral.

“As crianças agora gostam muito mais de ir na escola e aqui na comunidade ficam ansiosas para participar das oficinas”, afirma Nego do Neco, presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombos de Alto Alegre e Adjacências (ARQUA), um dos parceiros do Projeto Hora do Jogo. Os demais parceiros são o Instituto da Infância (IFAN), a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Olímpio Nogueira Lopes” e a Secretaria Municipal de Educação de Horizonte.

O Projeto Hora do Jogo consiste no uso de jogos e brincadeiras para promover o desenvolvimento integral das crianças, nos aspectos cognitivo, sensorial, emocional, entre outros. Regras, valores como respeito e tolerância e cooperação são alguns dos aspectos envolvidos.

No começo, as oficinas eram realizadas na própria escola. A partir de 2013, as atividades também foram levadas para a comunidade quilombola, no Centro Cultural Negro Cazuza, a sede da ARQUA que se transformou em uma referência para os moradores.

O presidente da ARQUA, Nego do Neco, é outra referência. É ele quem cuida diariamente da rádio comunitária que informa a todos sobre as novidades, inclusive sobre o Hora do Jogo. Ele afirma que o projeto foi fundamental para ajudar a fortalecer o sentido de identidade entre as crianças.

Mas o projeto também deixou forte legado para a EMEF“Olímpio Nogueira Lopes”, uma das Escolas Nota Dez do Ceará, de acordo com o governo estadual. Os olhos do diretor, João Paulo Fernandes do Nascimento, brilham quando comenta os impactos do Projeto Hora do Jogo, entre outras ações com a participação ativa da escola. "O projeto une os eixos afetividade e valorização cultural, e o resultado é a comunidade feliz, as crianças ativas e fazendo coisas e crescendo", salienta. "A educação formal e a não-formal, com a participação ativa da comunidade, determinantes para o desenvolvimento das crianças", completa.

O diretor exibe com justo orgulho o álbum que a escola montou, lindamente ilustrado, sobre a riqueza cultural, sobre a diversidade, as expressões e linguagens da comunidade quilombola do Alto Alegre e bairros próximos. A parteira que ajudou tantos moradores a vir ao mundo, o Forró do Barro Preto, o Maculelê (que chegou a participar de exibições na Europa), os deliciosos Quarenta e Mungunzá. Cores e sabores da cultura plural e única do Brasil, na escola que foi uma das pioneiras na implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação. Trilhas até a educação integral, pelo desenvolvimento integral.

O Fundo Juntos pela Educação foi constituído em 2004 pelo Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e Vitae. O Programa pela Educação Integral, que cumpriu uma trajetória de oito anos, foi a primeira iniciativa do Fundo. O propósito foi apoiar projetos de desenvolvimento integral, com a perspectiva da educação, de crianças e adolescentes de territórios de vulnerabilidade social. Foram apoiados projetos em São Paulo, Paraíba, Ceará e Fortaleza, envolvendo mais de 150 organizações e beneficiando a mais de 20 mil crianças, jovens e adolescentes.

O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais.

O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.

O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade. [www.juntospelaeducacao.com.br ].

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