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30/11/2007 - 10:41

Dirigentes apresentam estratégias da indústria automotiva frente às novas demandas ambientais

O tema foi discutido por presidentes das montadoras durante o XVI Congresso SAE BRASIL 2007.

São Paulo – Em um cenário que apresenta 850 milhões de veículos em circulação no mundo, utilizados por cerca de 6,6 bilhões de consumidores (média de um carro para cada 8 pessoas), o automóvel entra no centro das discussões sobre o impacto ambiental. Marcos de Oliveira, presidente da Ford, ressaltou o papel da engenharia e da pesquisa por novas tecnologias como fatores fundamentais para o avanço do setor automotivo, aliados com a preocupação com o meio ambiente.

Investimentos em veículos com combustível alternativo ao petróleo desde a década de 70, powertrains mais eficientes e o uso de materiais mais leves nos veículos, como ligas de alumínio, têm sido as contribuições da Ford, segundo o executivo que participou do Painel Blue Ribbon do Congresso SAE BRASIL 2007, realizado na tarde de quarta-feira, 28 de novembro, em São Paulo.

“Atualmente usamos fibras naturais na produção de bancos, entre outras ações, mas pensamos também na linha de montagem. Hoje, utilizamos aquecimentos a gás nas montadoras, diminuímos os gastos com iluminação e aproveitamos melhor o uso de matérias-primas, reduzindo em média 10% os gastos na produção de cada veículo”, disse Oliveira.

Centrado na busca pelo desenvolvimento de novos produtos e tecnologias com menor impacto ambiental no setor automotivo, o Painel Blue Ribbon apresentou estratégias e opiniões de dirigentes das montadoras sobre o tema. A ampliação do uso de combustíveis alternativos e os desafios da indústria no futuro também foram debatidos durante o evento, que contou com a participação de Marco Mazzu, presidente da Iveco, e Holger Westendorf, vice-presidente de Desenvolvimento e Tecnologia do Produto da Volkswagen, sob mediação do jornalista Paulo Braga, diretor da Automotive Business.

“Chegamos perto da marca de 3 milhões de veículos produzidos neste ano, com a previsão de aumento ainda maior até o final da década. Conciliar essa marca com a preocupação ambiental e as novas tecnologias é um desafio constante“, disse Paulo Braga, na abertura do painel.

Nanotecnologia - Carros híbridos e elétricos e o uso da nanotecnologia são apenas algumas das novidades anunciadas pelos dirigentes durante o fórum. Holger Westendorf, da Volkswagen, comentou as estratégias da montadora frente às novas demandas ambientais. O desafio é a busca cada vez maior por automóveis seguros e acessíveis, sem deixar de lado a preservação ambiental. “O consumidor está atento à questão. A Volkswagen tem investido em pesquisas de combustíveis renováveis e no uso de tecnologias que envolvem desde a criação de baterias com maior durabilidade até a utilização de magnésio na construção de caixas de câmbio, o que as torna mais leve”, disse Westendorf.

O desafio se estende também para caminhões e demais veículos de grande porte, responsáveis pela emissão de 11% de CO2 na atmosfera na América Latina e 22% na Europa. Para Marco Mazzu, presidente da Iveco, veículos com longo tempo de duração colaboram para o cenário. “A aplicação da eletrônica e as novas tecnologias em acessórios e demais equipamentos são uma preocupação constante no projeto dos veículos que saem hoje de fábrica. Procuramos eliminar elementos como chumbo e mercúrio dos veículos extrapesados, com o uso de materiais mais leves e que não agridam o meio ambiente”, disse.

Abertura - José Henrique Senna, presidente do Congresso SAE BRASIL 2007, abriu o evento, que neste ano tem como tema principal o debate sobre “Os Desafios da Engenharia da Mobilidade no Contexto Mundial”, com foco nas tecnologias de prevenção de acidentes de trânsito e que minimizam os efeitos dos gases que provocam o aquecimento global.

Senna abordou o crescimento na produção da indústria automotiva no Brasil e os desafios a serem incorporados por quem atua no setor. A busca pela disseminação de técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade pela SAE BRASIL no congresso também foi destacada. “Queremos discutir com a comunidade da mobilidade temas atuais, como novas tecnologias, segurança e preservação ambiental, oferecendo suporte e uma série de opções para quem visita o evento”, disse.

Tom Ryan, presidente da SAE International em 2008, falou sobre a importância do trabalho da entidade no País. “A SAE BRASIL tem sido modelo para a implementação de afiliadas da SAE International em outros países e a realização do Congresso SAE BRASIL é a prova de um trabalho feito com seriedade e dedicação. A troca de conhecimentos entre profissionais do setor mostra a importância de eventos deste tipo”, comentou.

Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, os elogios são motivo de orgulho para nós. “Temos discutido temas atuais no cenário global, como o uso de combustíveis alternativos e a sustentabilidade no setor. O reconhecimento nos motiva a buscar sempre o melhor para os nossos associados”, destacou.

O Congresso SAE BRASIL 2007 continua até dia 30, das 9h30 às 21h, no Transamérica Expo Center (avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, São Paulo).

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