Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2013 - 08:43

Criadores de games já têm opção diferenciada e segura de crowdfunding no Brasil

Kickante é a única que aceita doações parceladas e oferece campanhas flexíveis e ‘tudo ou nada’.

Desenvolvedores, designers e produtores independentes de games que buscam apoio em sites estrangeiros de crowdfunding (financiamento coletivo) para lançar seus projetos já podem contar com uma opção confiável e diferenciada no Brasil. A Kickante (www.kickante.com.br), nova plataforma que acaba de estrear no país, oferece vantagens para alavancar campanhas colaborativas na área de games. Recém-lançado, o site traz mais de 20 campanhas simultâneas, com foco em projetos nas áreas de cultura, artes, empreendedorismo e inovação (start-ups).

Além de ser a única no Brasil a aceitar doações parceladas, o que amplia a possibilidade de resultados mais expressivos, a Kickante oferece dois modelos de campanha: flexível e ´tudo ou nada´. Ou seja: mesmo que o volume não seja alcançado, o dono da ideia recebe os recursos doados. Há ainda descontos para quem fizer mais de uma campanha (repeat campaings). A nova plataforma aposta também fortemente em marketing e promoção para alavancar as campanhas.

Segundo ela, muitos brasileiros ligados ao gaming e tech já foram lá fora buscar uma solução para o crowdfunding, em sites como Kickstarter e Indiegogo. “A Kickante é uma plataforma no mesmo nível dessas ferramentas com time em três países e soluções 100% brasileiras, como contribuições parceladas e crescimento de um grupo de contribuidores nacionais”, ressalta.

Para Candice, crowdfunding é mais que arrecadação de fundos para o mundo gaming e de desenvolvimento de software. “É também um teste de mercado e a possibilidade de uma pré-venda do seu produto a um custo muito baixo, assim como também possibilita aos desenvolvedores chamar a atenção para o seu produto antes mesmo do lançamento, o que gera uma visibilidade maior e, certamente, atenção de investidores, incubadores e aceladores”, acrescenta.

Entre as vantagens para os criadores de campanhas, a simples presença na plataforma já significa, para marcas ou nomes já consagrados, a realização de publicidade viral gratuita. Isso possibilita visibilidade e maior envolvimento dos fãs. Na Kickante, é possível criar uma lista de futuros clientes para as pré-vendas, além de adicionar fotos, vídeo e mp3, dando maior visibilidade aos projetos.

“Tudo para que uma boa ideia não se perca por falta de um empurrãozinho”, afirma Candice Pascoal, que criou, junto com o irmão Diogo e o apoio de uma dupla de investidores de Nova York (EUA) a que planeja se tornar a mais completa e dinâmica plataforma de crowdfunding no Brasil. “Desenvolvemos um projeto que alia praticidade, com total segurança tanto para quem capta quanto para quem doa. Somos uma empresa genuinamente brasileira, mas que já nasce globalizada”, explica.

Perfil dos empreendedores - Candice vive há 15 anos fora do Brasil e atuou durante longo período como vice-presidente internacional da Putumayo World Music, na sua sede em Nova York, responsável pelo lançamento de grandes nomes no cenário musical, o que facilita o seu trânsito no mercado artístico global. Ela também traz na bagagem grande experiência na captação internacional de financiamentos para ONGs, como Médicos sem Fronteiras, Cruz Vermelha, WWF, Anistia Internacional, entre outras.

“Estamos trazendo todo este conhecimento e uma grande rede de contatos para fazer da Kickante uma rede familiar, amiga e democrática. Nosso negócio é música, filmes, artes, games, ativismo, ecoturismo, inovação, empreendedorismo... Enfim, fazer acontecer e fazer o bem”, conta Candice, que hoje se divide entre a família na cidade holandesa de Naarderbos e o escritório da Kickante, em São Paulo.

Já Diogo, que também é formado em Administração de Empresas, assim como Candice, vive em São Paulo e começou sua vida profissional no Sebrae. Ele já atuou durante dois anos na Holanda, ajudando start ups a lançarem seus produtos no Brasil e Estados Unidos. "Nossa empresa é muito democrática, aqui não tem chefe ou hierarquia, quem manda é o cliente", complementa.

Para motivar as doações, a partir de R$ 10, são desenvolvidas recompensas que criam vínculos emocionais entre os doadores e o objeto das campanhas. Segundo Candice, na KICKANTE, é tudo muito simples, tanto para quem arrecada, como para quem doa. "Aqueles que pretendem lançar campanhas para tirar seus projetos do papel ou aqueles que desejam contribuir com projetos exclusivos, em troca de recompensas criativas e emocionais, podem conferir tudo diretamente no site [www.kickante.com.br]", explica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira