Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2013 - 09:02

Homenagem monumental


Iole de Freitas dedica a Ana Maria Niemeyer escultura que integra o novo prédio da Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo Um círculo de aço gigante, várias linhas que se agitam em torno e dão a impressão de quase ricochetear, mas se desviam em direções impossíveis e abraçam as igualmente gigantescas lâminas de policarbonato transparente. A dança que se produz no ar, de impactante beleza, dá o tom de Sopro - obra de Iole de Freitas que, com sua impressionante monumentalidade, escala a arquitetura da Torre Oscar Niemeyer, o novíssimo prédio-sede da Fundação Getúlio Vargas, na Praia de Botafogo. Obra e edifício inaugurados no dia 16 de dezembro (segunda-feira), às 12 horas.

Iole de Freitas está entre os três artistas plásticos que a FGV convidou para criar obras especificamente para o novo prédio.

Sopro começa a descrever sua trajetória a uma altura de 2,5 m do chão. A escultura de 9m x 9m está posicionada na entrada da Torre, em frente ao Auditório.

Numa placa afixada à obra, a dedicatória a Anna Maria Niemeyer reflete os longos anos de amizade entre a artista e a galerista, recentemente falecida. Um toque de delicadeza que brilha no edifício que leva o nome de seu pai, o arquiteto Oscar Niemeyer, autor do projeto do conjunto arquitetônico.

Sopro, de Iole de Freitas, na Torre Oscar Niemeyer, o novo prédio da Fundação Getúlio Vargas, Praia de Botafogo, 186 – Botafogo, Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira