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19/12/2013 - 06:04

Vendas no varejo crescem 9,8% em novembro, e IDV projeta alta de 5,5% para este mês

Projeção do IAV-IDV para janeiro e fevereiro de 2014 retoma crescimentos reais de 7,7% e 9,2%, respectivamente.

Em contínua recuperação neste segundo semestre, o varejo apresenta números positivos de crescimento nestes dois últimos meses do ano. Em novembro, de acordo com o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), estudo realizado mensalmente com os associados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) houve expressivo aumento nas vendas de 9,8%, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, devido à estabilidade da inflação, à manutenção da redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para móveis e eletrodomésticos e ao crescimento gradativo da massa salarial, dos níveis de emprego e do rendimento médio dos trabalhadores, aliado ao sucesso das vendas da Black Friday.

Para este mês, os associados indicam um ritmo de crescimento menor, com alta de 5,5% em relação a dezembro de 2012. Porém, em janeiro e fevereiro de 2014, o IAV-IDV aponta nova aceleração, com crescimentos reais de 7,7% e 9,2%, respectivamente, na comparação com os mesmos meses deste ano. Este fato parece indicar que os consumidores estão postergando as suas compras de maior valor para o início do próximo ano, momento das grandes promoções e liquidações do varejo. “Estas estimativas podem ser creditadas à recuperação do ritmo de vendas nos diversos segmentos, à estabilidade do mercado de trabalho e à desaceleração da inflação de alimentos, que havia pressionado o setor de não duráveis no primeiro semestre, já que ele tem uma contribuição significativa no desempenho do varejo em novembro”, analisa Flávio Rocha, presidente do IDV.

O varejo de não duráveis apontou níveis distintos de crescimento em novembro e nos meses subsequentes. Assim, o segmento apresentou alta realizada de 7,4% em novembro, desaceleração para apenas 1% em dezembro e crescimento expressivo em janeiro e fevereiro de 2014, de 11,2% e 15,5%, respectivamente, sempre na comparação com os mesmos meses do ano anterior.

Já o setor de bens semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, foi o grupo com desempenho mais elevado no período. Os associados apontaram alta de 11,7% das vendas realizadas em novembro e 11,9% em dezembro, em relação aos mesmos períodos do ano anterior. Para janeiro e fevereiro de 2014, observa-se uma manutenção das vendas em níveis elevados, com expectativa de crescimento de 9,6% e 10,4%, respectivamente.

Com a manutenção das alíquotas reduzidas do IPI para linha branca e móveis, além da continuidade do programa “Minha Casa Melhor”, os associados divulgaram que o segmento de bens duráveis atingiu alta de 11,8% em novembro. Para os meses seguintes, porém, a expectativa é de desaceleração, pois os associados temem que o governo não vá prorrogar a redução de alíquotas de IPI. Em dezembro, a previsão de alta nas vendas é de 6,7% em relação a dezembro de 2012. Já em janeiro e fevereiro de 2014, as estimativas situam-se em 4,9% e 6,3%.

Em novembro, o cenário econômico nacional foi marcado pela continuidade do aperto monetário do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que se reuniu em 26 e 27 de outubro e decidiu aumentar a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, passando de 9,5% para 10% ao ano. Foi o sexto aumento consecutivo na taxa Selic, maior nível desde janeiro de 2012.

IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)-Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), com o intuito de projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo.

Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas no futuro.Em seguida, estas respostas são ponderadas de acordo com o respectivo porte de cada empresa, para que se alcance indicadores como o volume de vendas e o faturamento nominal. Os dados extraídos pelo indicador têm permitido uma visualização mais ampla do comportamento do mercado para um período futuro de até três meses.

O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 46 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal.

As empresas associadas: Ammo/Varejo, Bob´s, B2W, BR Home Centers, C&A, C&C Casa e Construção, Centauro, Cybelar, Decathlon, DPaschoal, Fnac, Fototica, Grupo Dimed-Panvel, Grupo Pão de Açúcar, Habib’s, Hering, Inbrands, Insinuante, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Lojas Americanas, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Renner, Lojas Riachuelo, Lojas Marisa, Magazine Luiza, Netshoes, O Boticário, Óticas Carol, Paquetá, Pernambucanas, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Raia Drogasil, Ráscal, RiHappy, Telhanorte, Tok&Stok, Walmart, Zelo e GS&MD- Gouvêa de Souza.

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