Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/12/2013 - 06:53

Vinho: muito além do paladar


Novas pesquisas reforçam os benefícios do consumo diário da bebida. Grupo Vinícola Famiglia Zanlorenzi conta com um dos maiores portfólios brasileiros de produtos à base de uva.

Curitiba – O segredo do bem-estar é manter uma dieta equilibrada, a prática de exercícios físicos e o controle do estresse. E aquela ajudinha para o dia a dia já está, mais uma vez, comprovada como sendo uma excelente opção o consumo de vinho. A boa notícia é que a dose, antes taxada como uma taça por dia, agora acompanha as principais refeições, tendo seus efeitos benefícios reforçados com a ajuda dos alimentos.

Pesquisadoras da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) revelaram em recente pesquisa que a quantidade e os tipos de antioxidantes dos vinhos também fazem toda a diferença e destacaram como as principais opções para os consumidores os produtos feitos à base das uvas tannat e malbec. Mas quem aprecia as variedades cabernet sauvignon, syrah, merlot e carménère também não se decepciona com os benefícios apresentados pela pesquisa, que reforça que o consumo do vinho é um importante aliado no combate aos radicais livres, na prevenção do câncer e na prevenção de doenças cardíacas.

O Grupo Vinícola Famiglia Zanlorenzi se dedica a oferecer aos consumidores o que há de melhor no universo dos vinhos, produzindo produtos para todos os gostos e bolsos. Na linha de vinhos finos, a companhia oferece o Famiglia Zanlorenzi 70 elaborado com a uva merlot e o Lunar, com as variedades cabernet sauvignon e merlot. Além dos vinhos finos, o grupo conta com um vasto portfólio de vinhos de mesa, com as marcas Campo Largo, Vinho do Avô e Miracolo.

A novidade de 2013 é a linha de vinhos finos importados do Chile, Rayun. Disponível nas variedades tintas carménère, syrah, cabernet sauvignon e pinot noir.

Todos esses vinhos, além do famoso resveratrol, a bebida também contém os flavanóides, que são as substâncias amigas do coração, que auxiliam no combate aos coágulos e melhoram a circulação sanguínea, e também é rico em antocianina e polifenol, que agem como antioxidante, auxiliando na vasodilatação.

Esses bons resultados começaram e ser descobertos na década de 70, quando estudos epidemiológicos evidenciaram que, apesar dos hábitos de vida pouco saudáveis, como fumar, beber e comer muita gordura de origem animal, os franceses (em especial os do Sul da França) tinham baixa incidência de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, em relação à média mundial.

Para quem quer aproveitar todas essas vantagens, mas não pode consumir bebidas alcoólicas, o Grupo Vinícola Famiglia Zanlorenzi também conta com o Suco de Uva Campo Largo, tinto, elaborado com uvas especiais, sem adição de açúcar, água ou conservantes, ou seja, uva e nada mais.

O Suco de Uva Campo Largo também é fonte de fibras, vitaminas e um poderoso antioxidante, benéfico para quem quer ficar com a saúde em dia.

Confira algumas das doenças que podem ser prevenidas com o consumo moderado de vinho: .Doenças coronárias: o consumo moderado de vinho controla os níveis sanguíneos de algumas substâncias químicas inflamatórias chamadas citocinas. Estas, por sua vez, afetam o colesterol e as proteínas da coagulação. O vinho é capaz de reduzir os níveis de LDL e aumentar os de HDL (colesterol bom). Com relação à coagulação, o vinho torna as plaquetas presentes no sangue menos aderente e reduz os níveis de fibrina, evitando que o sangue coagule em locais errados. Estes efeitos podem prevenir o entupimento de uma coronária, evitando um infarto do miocárdio.

.Doenças do cérebro: Os efeitos mais conhecidos do álcool sobre o sistema nervoso são a embriaguez e a dependência alcoólica. Entretanto, quando consumido moderadamente, o vinho pode reduzir o risco de demência, incluindo o Mal de Alzheimer. Segundo especialistas, os polifenóis presentes no vinho (principalmente nos tintos) seriam os responsáveis por evitar o envelhecimento das células cerebrais.

.Doenças respiratórias: Experimentos recentes têm demonstrado que o vinho é capaz de reduzir as chances de uma infecção pulmonar, sendo mais eficaz que alguns antibióticos modernos.

.Doenças do aparelho digestivo: Sabe-se que o consumo moderado de vinho está associado a uma menor incidência de úlcera péptica por uma série de razões: alívio do estresse, inibição da histamina, ação antimicrobiana contra o Helicobacter pylori, bactéria implicada na gênese da úlcera duodenal. Por atuar sobre o colesterol, o vinho pode reduzir as chances de formação de cálculos no interior da vesícula biliar.

.Doenças do aparelho urinário: Estudos mostram que o vinho é capaz de reduzir em até 60% o risco de formação de cálculos urinários, ao estimular a diurese.

.Diabetes: o vinho consumido de forma moderada melhora a sensibilidade das células periféricas à insulina, sendo interessante nos pacientes com diabetes tipo dois (não insulino dependente). Além disto, o vinho reduz as chances de morte por infarto do miocárdio em pacientes com diabetes tipo dois. Em mulheres, um estudo mostra que o vinho pode reduzir as chances de surgimento de diabetes.

.Sangue e anemia: O álcool ajuda o organismo a absorver melhor o ferro ingerido nos alimentos. Além disto, um copo de vinho tinto contém, em média, 0,5mg de ferro.

.Ossos: alguns estudos populacionais têm demonstrado que o consumo de pequenas quantidades de vinho é capaz de melhorar a densidade óssea, reduzindo as chances de osteoporose.

.Visão: O vinho reduz a degeneração macular, causa comum de cegueira em idosos.

.Câncer: A possibilidade de que os antioxidantes presentes no vinho pudessem prevenir alguns tipos de câncer despertou o interesse de muitos pesquisadores em todo o mundo. Alguns estudos populacionais mostram uma redução da mortalidade por doença coronária e por câncer em bebedores comedidos de vinho. Por exemplo, homens que consomem vinho, sensata e regularmente, têm menor chance de desenvolver Linfoma não Hodgkin.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira