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20/12/2013 - 07:29

Vendas de combustíveis no país cresceram 5,2% em 2013, aponta Sindicom


E dentro do pensamento das gestões sustentáveis, e o crescimento dos consumidores verdes, o sindicato dos combustíveis acaba de assinar o primeiro acordo setorial da Política Nacional de Resíduos Sólidos, fortalecendo assim a “Logística Reversa”.

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) informou em coletiva de imprensa no dia 19 de dezembro (quinta-feira), que as vendas de combustível no país cresceram 5,2% em 2013, o total de 125 bilhões de litros comercializados no mercado. As vendas de lubrificantes nas empresas associadas aumentaram 6,6%, no ano, ante 2012.

Segundo o Sindicom, entre as entidades associadas, o etanol hidratado teve maior aumento nas vendas: 7,5%, a soma de 10,6 bilhões de litros, entre um ano e outro. A oferta do produto cresceu no mercado influenciado pelo preço competitivo: cerca de 70% menor que o da gasolina. Também contribuiu para a expansão do consumo de etanol a desoneração de impostos como o PIS e a Cofins.

Até o fim do ano, preveem que a comercialização do etanol suba mais do que a venda de gasolina: deve ficar entre 4,3% e 5,3%. Já o gás natural veicular (GNV) sofreu queda de 4%, principalmente em razão da expansão da frota de passeio (4,3%). A querosene de aviação (QAV), ficou com 5,8%, menos 1% no período. As vendas de lubrificantes das empresas associadas ao Sindicom têm avanço estimado de 6,6% em 2013. Ao todo, deverão ser comercializados 1,3 bilhão de litros. O Óleo Combustível cresceu 26% em 2013, somando 4,9 bilhões de litros, demanda de consumo alto no ano pelas usinas termelétricas, destacou o diretor-executivo do Sindicom, Jorge Luiz Oliveira.

Já o diesel, usado para o transporte de cargas e de passageiros, deve crescer 5,1%, total de 58,7 bilhões de litros.

Embora reconheça que a desaceleração da economia impactou nas vendas do diesel, que esse ano cresceu menos que em 2012, o Sindicom destaca que o crescimento das vendas de combustível, em geral, está acima do aumento do Produto Interno Bruto (PIB) no país em 2013.

Jorge Luiz Oliveira, diretor-executivo do Sindicom

“O Produto Interno Bruto (PIB), estimado pelos economistas é que fique entre 2% e 2,5%, o mercado de combustíveis superou com folga, a evolução do PIB", disse Oliveira.

“O crescimento expressivo do mercado de combustíveis se deve a melhoria da renda dos consumidores que vem apresentando uma curva ascendente nos últimos anos", sustentou o diretor.

Aumento gradual da adição de biodiesel ao diesel -Os comerciantes de biodiesel cobram do governo mais tempo para se preparar para o aumento do combustível renovável misturado ao diesel. O setor acredita que a adição será elevada dos atuais 5% para 7% em 2014, mas pede que a mudança seja gradual: primeiro, para 6% no ano que vem, chegando a 7% em 2015. O tema está em discussão no novo marco regulatório do biodiesel.

“As empresas precisam de um prazo para adaptação de seus dosadores, mudanças para medidores, adaptação de logística para armazenagem de produtos, entrega de produtos, disponibilidade de caminhões”, observou Jorge Luiz.

O etanol hidratado liderou as vendas de combustível em 2013, com crescimento de 7,5%. A redução de impostos e a expansão da oferta, favorecida pelas condições climáticas, aumentaram a competitividade do produto em relação à gasolina. Ainda de acordo com levantamento do Sindicom a liderança da produção do combustível está com Mato Grosso e São Paulo.

Política Nacional de Resíduos Sólidos: primeiro acordo setorial da Política Nacional de Resíduos Sólidos é assinado no dia 19 de dezembro (quinta-feira), em Brasília, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira . O primeiro acordo setorial atendendo aos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevendo a implantação da logística reversa pelas empresas envolvidas na fabricação, importação, distribuição e comercialização de óleos lubrificantes embalados.

O acordo tem como objetivo estender para todo o país o programa “Jogue Limpo”, iniciativa do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), que atualmente opera em cinco estados, além do Distrito Federal, e já reciclou 175 milhões de embalagens de óleo lubrificante desde sua criação, em 2005.

Em prol do meio ambiente - Com a logística reversa, as empresas do setor assumem responsabilidade compartilhada pelo recolhimento e destinação final dos resíduos de seus produtos, independente dos sistemas públicos de limpeza urbana. O recebimento de embalagens usadas de lubrificantes é feito na cadeia de revenda do produto, com veículos especialmente adaptados para o transporte seguro até centrais onde recebem um tratamento inicial possibilitando seu encaminhamento para as empresas recicladoras licenciadas.

Logística Reversa: além do Sindicom, o acordo envolve diversas entidades representativas do setor, como a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo (Simepetro), o Sindicato Interestadual do Comércio de Lubrificantes (Sindilub), o Sindicato Nacional do Comércio Transportador, Revendedor, Retalhista, Óleo Diesel, Óleo Combustível e Querosene (Sinditrr).

"A 'Logística Reversa' só é viável se houver uma ação articulada e coordenada entre todos os atores envolvidos no ciclo de vida do produto", disse Alisio Vaz, presidente-executivo do Sindicom.

Já implantado nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, o “Jogue Limpo” já é referência entre os programas de 'Logística Reversa' no país. Em 2013, será implantado também no Distrito Federal e nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte. Segundo o acordo, até 2016, estarão plenamente cobertas as regiões Sul, Sudeste e Nordeste. [www.programajoguelimpo.com.br]

A direção do Instituto que cuidará diretamente do Programa “Jorge Limpo” do Sindicom ficará a cargo de Ezio Camillo Antunes.

“Óleo Certo”: e o gerente de Lubrificantes do Sindicom, Giancarlo Passalacqua, lembra também que a entidade possui o canal “Óleo Certo” [www.oleocerto.com.br]. Informações sobre óleo, aditivos, filtro, viscosidade, forma de aumentar a vida útil do motor do carro. A necessidade de trocar o óleo com frequência, de consultar o manual do fabricante do veículo para verificar o óleo indicado, e de entender sobre viscosidade. Enfim, dicas sobre como aumentar a longevidade do motor do veículo, e uma grande interatividade com os consumidores. E para esclarecer ainda mais os consumidores o “Óleo Certo” está com um filme no ar que pode ser conferido no próprio site, -mas logo estará com uma super divulgação.

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