Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/12/2013 - 08:04

Rio teve a menor taxa histórica de desemprego em novembro

Remuneração média dos trabalhadores fluminenses subiu 6,1% em comparação a 2012

A Região Metropolitana do Rio registrou em novembro a menor taxa histórica de desocupação medida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): 3,8%, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego divulgada no dia 19 de dezembro (quinta-feira). O índice ficou abaixo da média nacional (4,6%) e foi o segundo menor entre as seis capitais pesquisadas pelo IBGE (Rio, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife e Salvador).

Outro resultado positivo foi o aumento da remuneração dos trabalhadores. No Rio, o rendimento médio alcançou R$ 2.120,10 em novembro, o mais alto entre as seis regiões. Trata-se de um aumento de 4,8% em relação ao mês anterior e de 6,1% em relação a novembro de 2012.

Todas as formas de ocupação e grupos de atividade tiveram expansão do rendimento médio real, em relação a outubro. Os destaques foram observados na indústria e nos serviços domésticos, nos quais a expansão foi de 16,1% e de 9,9%, respectivamente.

Em todo o Estado do Rio a política de geração de empregos e renda tem contribuído de forma significativa para a criação de novos postos de trabalho. No acumulado do ano, a Secretaria de Trabalho e Renda aponta a criação de mais de 100 mil vagas nas mais diversas áreas. Setores como construção civil, comércio e indústria naval têm registrado forte demanda por mão de obra.

– Temos hoje uma frente de investimentos de R$ 211 bilhões, que ajuda a impulsionar a economia fluminense. Os destaques são o Comperj, o Arco Metropolitano, o Porto Maravilha, a construção civil e o polo automotivo do Sul Fluminense, bem como as indústrias naval e de petróleo e gás, que mantêm em alta a oferta de empregos – afirmou o secretário de Trabalho, Sergio Romay, lembrando que há pelo menos cinco anos os índices de desemprego no estado estão em queda.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira