Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/12/2013 - 08:04

Vendas de novembro tiveram alta de 2,74% no comércio de Ribeirão Preto

O destaque positivo continua para os Eletrodomésticos que registraram o melhor desempenho entre os setores pesquisados pelo Sincovarp.

As vendas do comércio de Ribeirão Preto (SP) mantiveram a tendência de alta apresentada neste segundo semestre e registraram crescimento de 2,74% em novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta a pesquisa Movimento do Comércio, realizada mensalmente pelo Sincovarp – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto.

Entre as empresas entrevistadas, 65,9% declararam que venderam mais em novembro de 2013, enquanto 31,8% declararam o contrário e para 2,3% as vendas foram equivalentes.

Setorial – O setor que teve maior crescimento de vendas em novembro foi o de Eletrodomésticos (+10,81%), representando também itens muito procurados neste final de ano, como celulares, tablets, computadores pessoais e televisores. Na sequência vêm os setores de Vestuário (+6,41%), Livraria/Papelaria (+4,75%), Tecidos/Enxoval (+3,63%), Cine/Foto (+3,35%) e Ótica (+1,55%). Os piores desempenhos de vendas foram os dos setores de Móveis (–3,60%), Presentes (–3,26%) e Calçados (–1,63%).

Vagas – O volume de postos de trabalho no comércio de Ribeirão Preto aumentou 3,32% no último mês de novembro. Os setores que mais contrataram foram os de Tecidos/Enxoval (+8,99%), seguido por Eletrodomésticos (+6,15%), Vestuário (+5,88%), Livraria/Papelaria (+5,00%), Presentes (+1,92%) e Calçados (+1,47%). A surpresa ficou por conta do setor de Ótica, que apresentou uma redução média de –4,76% no quadro de colaboradores.

Segundo Marcelo Bosi Rodrigues, economista do Sincovarp e responsável pela pesquisa, apesar de os indicadores econômicos nacionais apontarem para um tímido crescimento das vendas no comércio do país, em Ribeirão Preto, os resultados apontam para uma perspectiva mais positiva. “Parece que o consumidor ribeirão-pretano não está preocupado com as notícias negativas. Mesmo com a abertura de um novo Shopping Center, de novas lojas no Shopping mais tradicional e de uma megaloja na cidade, as vendas seguem aquecidas”, analisa.

Ainda segundo o economista, o acirramento da concorrência deve gerar uma pressão maior sobre os lojistas mais antigos. “Eles terão de encontrar maneiras de se destacar em meio a uma concorrência mais intensa. Existe demanda para absorver todo esse contingente e seguir atraindo cada vez mais consumidores e renda de toda a região. A essa altura, não há como negar, esse Natal deve fechar com índices positivos para o comércio da Ribeirão Preto”, conclui.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira