Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/11/2007 - 11:31

Pirelli expande atuação na China com nova fábrica de pneus automobilísticos de alta performance, em investimentos de US$ 100 milhões


Planta foi inaugurada no dia 29 de novembro, e demandou investimento de quase US$ 100 milhões para produção inicial de 3 milhões de unidades e abertura de mil postos de trabalho. Nos últimos três anos, a Pirelli já investiu mais de US$ 200 milhões no país.

Yanzhou (China) – A Pirelli começou a produzir pneus automobilísticos de alta performance na China, em sua segunda fábrica na província de Xangdong.

A fábrica ocupa uma área de 70 mil metros quadrados e tem a capacidade industrial para 3 milhões de unidades por ano, bem como espaço suficiente para abrigar a planejada expansão para até 10 milhões de unidades/ano. O número de empregados, quase todos habitantes locais, é de cerca de 1 mil. O investimento feito pela Pirelli na construção da nova fábrica chega a quase US$ 100 milhões. A produção se destina à China e aos principais mercados na região Ásia-Pacífico.

A inauguração da fábrica de pneus para automóveis marca o início da segunda fase do plano de expansão do grupo na China, um dos mercados mundiais de referência para montadoras e fabricantes de pneus. A nova planta de Yanzhou, uma das mais modernas do mundo para a produção de pneus, utiliza a melhor tecnologia não-robótica e foi projetada para produzir pneus de média a alta performance.

A nova fábrica fica ao lado da fábrica de pneus radiais para caminhões, inaugurada no segundo semestre de 2005, com uma capacidade potencial para mais de 1 milhão de unidades. O complexo industrial de duas plantas de alta capacidade e tecnologia avançada vai servir como um importante centro de produção, logística e comercialização para todo o Extremo Oriente. Durante os últimos três anos, a Pirelli investiu um total de 200 milhões na realização deste projeto.

Nos próximos quatro anos, o crescimento no mercado local de pneus será movido pelo aumento expressivo da demanda por novos carros, resultante da combinação de vários fatores: o crescimento do PIB (estimado em cerca de 10% ao ano entre 2008 e 2010), a melhor qualidade de vida alcançada por grande parte da população, a melhor infra-estrutura rodoviária e ainda a tendência de preços mais baixos devido à maior concorrência e inovação tecnológica.

O projeto na China iniciou com o investimento feito na fábrica de pneus para caminhões, com a qual a Pirelli estabeleceu sua presença no segmento Industrial (veículos pesados), e conquistou a liderança fornecendo os pneus originais de fábrica para os veículos da CNHTC (maior montadora local de veículos pesados). Agora o objetivo passa a ser conquistar o mercado crescente de automóveis chineses, em particular no segmento médio (de faixa de preço intermediário), onde se espera uma taxa de crescimento acumulado na casa de dois dígitos para os próximos quatro anos.

A Pirelli, com sua marca reconhecida e valorizada em todo o país, pretende desempenhar o papel principal neste processo de crescimento, e conquistar uma fatia de mercado também de dois dígitos no mercado chinês de produtos high end, ou seja, de maior valor agregado.

A estratégia de crescimento da Pirelli no mercado local também inclui o fortalecimento da rede de distribuidores, que deve atingir o total de mais de 1.000 pontos de venda (dos quais cerca de 2/3 serão exclusivos da marca) até o final de 2008. O fortalecimento do novo pólo industrial de Yanzhou consolida a presença internacional da Pirelli, que conta hoje com 25 fábricas em 12 países.

Acompanhando sua expansão na China e em toda a Ásia, pela primeira vez na história do grupo a Pirelli decidiu ambientar seu celebrado Calendário Pirelli na Ásia, mais especificamente em Xangai, com o título “Pearls of the Orient” (Pérolas do Oriente). A edição foi apresentada ao público na mesma cidade de Xangai.

Com a nova fábrica de pneus para automóveis, a força de trabalho em Yanzhou. Os temas de desenvolvimento e treinamento em recursos humanos continuarão a ser prioridade no futuro, especialmente intensificando a aprendizagem de Inglês e provendo aulas de Italiano para pessoas chave na organização (atualmente, 50% dos gerentes de primeira linha locais da Pirelli é de nacionalidade chinesa); há um projeto de comunicação interna em andamento e será promovida a mobilidade internacional dos funcionários chineses.

A nova planta industrial, erguida na mesma área da fábrica de pneus para caminhões aberta em 2005, foi inaugurada com a presença de Riccardo Sessa, embaixador Italiano para a República Popular da China; Marco Tronchetti Provera, chairman da Pirelli, Francesco Gori, CEO e general manager da Pirelli Tyre, Niu Yshun, chairman do Grupo Yinhe, e autoridades chinesas. | Foto: Marco Tronchetti Provera, chairman da Pirelli

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira