Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/12/2013 - 08:15

Túnel Barra-São Conrado da Linha 4 é aberto


Este é o maior túnel entre estações metroviárias do mundo, com cinco quilômetros de extensão.

O primeiro túnel aberto pela Linha 4 do Metrô, que liga a Barra da Tijuca a São Conrado, está completamente aberto. A passagem subterrânea que conectará as estações Jardim Oceânico e São Conrado teve seu último trecho de rocha detonado no dia 9 de dezembro. Este é o maior túnel entre estações metroviárias do mundo. O governador Sérgio Cabral percorreu de carro o trecho com cinco quilômetros de extensão no dia 19 de dezembro (quinta-feira).

Com aproximadamente 16 quilômetros de extensão, a Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca - Ipanema) vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz.

- Esta obra é estratégica, sonhada há 40 anos. Neste período, as regiões da Zona Oeste e litorânea cresceram e a infraestrutura de mobilidade não avançou. Esse é o maior túnel entre duas estações do mundo, tem uma engenharia muito sofisticada. Aqui serão 16 trens, são 90 vagões, servindo à população só para a Linha 4. Esta é uma obra de ousadia, que é realmente um presente para o Rio, um verdadeiro legado olímpico. Os quinze dias de competição são importantes, mas muito mais do que isso é o legado que inclui ainda a renovação das barcas, de toda a frota de trens urbanos, isso que vale, que dá dignidade às pessoas – disse o governador Sérgio Cabral.

Na ocasião, o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, homenageou os trabalhadores envolvidos na obra metroviária, após encerrar a travessia.

“ Parabéns a todos os trabalhadores envolvidos”,disse Pezão.

Para o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o desenvolvimento de ações de mobilidade urbana na cidade e no estado serão fundamentais para que as pessoas possam ir e vir com mais dignidade.

“Vivemos anos e anos uma lógica dos governadores que se modificou. Pela primeira vez quero agradecer, em nome dos cariocas, um investimento deste porte. A Barra da Tijuca é um dos maiores polos geradores de emprego nesta cidade. Com esta ampliação do Metrô e com o BRT vamos conseguir ter uma cidade muito mais integrada e mais justa”, destacou.

Concreto projetado para fortalecer estrutura do túnel-Após a implosão realizada no dia 9/12, o trecho de cinco quilômetros, que liga a Barra da Tijuca a São Conrado, recebeu concreto nas paredes.

“Fizemos um trabalho de concreto projetado para deixar o túnel mais seguro”, explicou o diretor de contrato do Consórcio Construtor Rio Barra, Lúcio Silvestre.

Tatuzão começa a funcionar no dai 23 de dezembro ( segunda-feira)-As obras da Linha 4 do Metrô avançarão ainda mais. O Tatuzão, que vai perfurar os túneis da Linha 4 do Metrô entre a Estação General Osório e a Gávea, começará a funcionar. Com mais de 120 metros de comprimento, o gigantesco equipamento foi transportado da Alemanha para o Rio de Janeiro de navio e separado em partes, em 23 contêineres. O Tunnel Boring Machine (TBM) escavará cerca de 15 metros por dia.

A máquina pesa duas mil toneladas e tem 120 metros de comprimento por 11,5 metros de diâmetro, o equivalente a um prédio de quatro andares. Uma roda de 11,5 metros de diâmetro vai girar pressionando e cortando em pequenos pedaços o material encontrado ao longo do trecho escavado. Além de retirar o entulho, o equipamento de tecnologia de ponta vai posicionar placas de concreto que pesam cerca de oito toneladas. | Julia Brito.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira