Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/12/2013 - 06:36

Exportação da sucata em baixa no mês de novembro

Após ascensão, setor registra queda no volume e nas vendas para o mercado internacional.

As exportações brasileiras de sucata de ferro e aço, matéria-prima usada na produção de aço, não passaram das 38 mil toneladas em novembro, uma expressiva queda em comparação ao mesmo mês do ano passado quando as vendas externas atingiram 52 mil toneladas. Com o fato, entre janeiro e novembro deste ano, as exportações chegaram a 411 mil toneladas e uma receita de US$ 160 milhões, e a tendência é que o volume total de vendas externas em 2013 fique próximo ao total de 2012 – 444,3 mil toneladas. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Segundo o Instituto Nacional das Empresas de Sucata Ferrosa (Inesfa), que representa as empresas responsáveis por 47% de toda a sucata preparada no Brasil, uma das causas para essa queda é a proximidade com o fim do ano. Além disso, o ano de 2013 teve muitos altos e baixos, após um primeiro semestre com queda nas exportações, a partir de julho houve uma recuperação nas vendas externas, mas não o suficiente para mudar o patamar registrado nos últimos anos.

Ainda de acordo com a entidade, o Brasil exporta muito pouco, cerca de 3,5% do consumo interno, o que corresponde a apenas 0,2% das exportações mundiais do produto. Um volume muito reduzido em relação ao mercado interno, que se mantém abastecido pelos estoques nos pátios das empresas de comércio atacadista que garantem a oferta às siderúrgicas nacionais. Ou seja, a sucata ferrosa exportada hoje é basicamente aquela não adquirida pelas usinas brasileiras.

A sucata ferrosa é um importante insumo utilizado no processo de fabricação do aço. Atualmente, a participação da sucata na produção de aço bruto no Brasil vem oscilando entre 26% e 28%, abaixo da média mundial, que foi de 45% em 2012, informa o Inesfa. No exterior a sucata é tratada como commodity, com cotação internacional, e tem valores de 30% a 40% mais altos que no Brasil. Apesar da diferença de preço, segundo o Instituto, o Brasil exporta apenas 3,5% do volume da sucata consumida no mercado interno. Os principais países exportadores de sucata são, na ordem, Estados Unidos (22,1%), Alemanha (8,9%), Holanda (5,2%), Reino Unido (7,0%) e Japão (4,9%). Juntos, os cinco países respondem por quase 50% das exportações mundiais de sucata.

. Exportação de sucata ferrosa:

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira