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21/12/2013 - 06:44

Rede Nordeste pela educação integral vai lutar contra o analfabetismo

Contribuir para a superação do analfabetismo na região será um dos pilares da Rede Nordeste pela Educação Integral. A afirmação é da geógrafa Nádia Helena Oliveira Almeida, da Fundação Terra, uma das idealizadoras da Rede Nordeste, lançada no dia 27 de novembro, em Fortaleza (CE), no encerramento do V Encontro Juntos pela Educação.

O V Encontro Juntos pela Educação marcou a conclusão do Programa pela Educação Integral, do Fundo Juntos pela Educação. A Rede Nordeste foi lançada em oficina de co-criação, com a participação de representantes dos sete projetos apoiados no Ceará e Pernambuco entre 2011 e 2013 pelo Fundo Juntos pela Educação, como parte do Programa pela Educação Integral.

A superação do analfabetismo precisa fazer parte dos propósitos da Rede, diz Nádia, lembrando dos altos índices registrados no Nordeste. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2012, cujos resultados foram divulgados em setembro de 2013, o Brasil tem 8,7% de analfabetos na população de 15 anos ou mais de idade. O Nordeste tinha 17,4% de analfabetos nessa faixa etária, a maior proporção regional do Brasil, acima dos 10% na Região Norte, 6,7% no Centro-Oeste, 4,8% no Sudeste e 4,4% no Sul.

O maior contingente de analfabetos, em termos absolutos, continua concentrado no Nordeste. São 7,1 milhão de pessoas nessa condição na região, mais da metade dos 13,2 milhões de brasileiros analfabetos, segundo os dados da Pnad.

A disseminação do conceito de educação integral, que considera todas as dimensões do ser humano e da vida, será outro pilar da Rede Nordeste pela Educação Integral, observa a geógrafa Nádia Almeida, que coordenou o Projeto Ecomuseu de Maranguape, um dos sete projetos apoiados nos últimos três anos no Nordeste pelo Fundo Juntos pela Educação. Ela lamenta que muitos gestores públicos estejam confundindo educação integral com educação em tempo integral. A Rede Nordeste vai procurar atuar na incidência em políticas públicas, visando fortalecer o conceito de educação integral, complementa Nádia Almeida.

Perfil - O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais.

O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.

Perfil - O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.

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