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24/12/2013 - 06:55

Iniciativa que dá voz à juventude, por meio da fotográfica, vence o Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social

A tecnologia social busca valorizar as histórias e as práticas culturais das comunidades, além de estimular o fortalecimento de vínculos a partir do uso da linguagem fotográfica.

Há quase dez anos o Observatório de Favelas, da cidade do Rio de Janeiro (RJ), criou o Programa Imagens do Povo, um centro de documentação, pesquisa, formação e inserção de fotógrafos populares no mercado de trabalho. O Programa, certificado pela Fundação Banco do Brasil como Tecnologia Social, é um espaço aberto destinado à apresentação e discussão da produção fotográfica contemporânea. A iniciativa foi a 2ª colocada no Prêmio Fundação banco do Brasil de tecnologia Social, na categoria “Juventude”, e recebeu R$ 50 mil para investimento no projeto.

A ação é direcionada às crianças e adolescentes e busca valorizar as histórias e práticas culturais das comunidades cariocas, além de estimular o fortalecimento de vínculos a partir do uso da linguagem fotográfica. A tecnologia social alia a fotografia às questões sociais, com registros críticos do cotidiano das favelas e divulgação da cultura local. O programa desenvolve ações nas esferas da educação, comunicação e cultura. O resultado do trabalho é incorporado a um banco virtual, disponível no site: [www.imagensdopovo.org.br].

Hoje, o Banco de Imagens do Programa possui um acervo de 7.700 imagens, com cerca de 4.200 fotografias online disponíveis. Além disso, a Galeria 535 exibe, por ano, uma média de 5 exposições fotográficas, que recebem um público médio de 900 pessoas por mês.

“No bairro da Maré-RJ, desenvolvemos um trabalho no campo da arte e no campo simbólico. Já viajamos para a França, Inglaterra e Áustria, sempre levando os participantes para falar pessoalmente sobre o projeto. O nosso trabalho é um exercício que sensibiliza a forma de olhar o entorno, a família e a sociedade”, afirma Joana de Mazza Cerqueira, coordenadora do Programa.

Prêmio - A 7ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social recebeu 1.011 inscrições, de todo o País, que resultou na certificação de 192 tecnologias. Esses projetos passaram a compor o Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil, um cadastro online com 696 soluções desenvolvidas e aplicadas por instituições, para os mais diversos problemas sociais. Dessas, 30 tecnologias se classificaram como finalistas e 15 receberam os prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugar, em cada uma das cinco categorias: Comunidades Tradicionais, Agricultores Familiares e Assentados da Reforma Agrária; Juventude; Mulheres; Gestores Públicos; e Instituições de Ensino, Pesquisa e Universidades.

As vencedoras foram escolhidas segundo critérios de inovação, interação com a comunidade, poder de transformação social e potencial de reaplicabilidade. Todos os finalistas receberam um ultrabook, um vídeo sobre a tecnologia social e material de divulgação. As três primeiras colocadas foram premiadas, ainda, com R$ 80 mil, R$ 50 mil e R$ 30 mil, para o aperfeiçoamento das iniciativas. Nas sete edições, a Fundação BB e parceiros já investiram mais de R$ 3 milhões nas tecnologias sociais.

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